Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Morre em São Paulo o jornalista Fernando Pacheco Jordão

  14/09/2017

Faleceu hoje, aos 80 anos, o jornalista Fernando Pacheco Jordão. Dono de uma carreira consistente no jornalismo, Fernando Pacheco começou como redator e locutor de rádio em São Paulo, no ano de 1957, na outrora Organização Victor Costa - que englobava as rádios Nacional, Excelsior e Cultura. 
 
Ele também teve passagem como copidesque no jornal O Estado de S. Paulo, onde trabalhou com o jornalista Vladimir Herzog - de quem tornaria a ser colega quando foi contratado pelo Serviço Brasileiro para trabalhar na BBC em Londres no ano de 1964. Quando retornou ao Brasil, em 1968, o jornalista passou a atuar na TV Cultura, onde foi criador do telejornal “Show de Notícias”. Em 1974 passou a ser editor do Jornal Nacional da TV Globo e em seguida diretor do Globo Repórter.
 
Em 1975, ano em que Vladimir Herzog foi assassinado, Pacheco era o então Diretor do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo. Posteriormente escreveu o livro “Dossiê Herzog - prisão, tortura e morte no Brasil”, que atualmente está em sua sexta edição e constitui documento importante para a história do país. 
 
Inspirado na trajetória rubusta e ética de Fernando Pacheco no jornalismo, Instituto Vladimir Herzog criou, em 2009, um prêmio voltado a estudantes universitários que seleciona propostas de pautas voltadas aos Direitos Humanos e viabiliza a produção de reportagens - o Prêmio jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão. 
 
Além dos muitos amigos, o jornalista deixa três filhos, sete netos, e esposa, a socióloga Fátima Pacheco Jordão. O velório acontece hoje na TV Cultura (SP) até às 22h.  

(Créditos foto: Instituto Vladimir Herzog)
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online