Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Encontro de avaliação destaca aprendizagens do curso sobre Direito de Defesa e Cobertura Criminal

  04/12/2017


Estudantes e coordenação participantes do 3º Curso Direito de Defesa e Cobertura Criminal. Foto: Germano Assad

Reunidos no último sábado, 2/12, no Espaço Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, os estudantes do curso Direito de Defesa e Cobertura Criminal participaram da avaliação do módulo que, pelo terceiro ano consecutivo, é realizado pela OBORÉ em parceria com o Instituto de Defesa do Direito de Defesa  - IDDD. O temário dos encontros baseou-se nos conceitos básicos que fundamentam o sistema criminal brasileiro e na importância do direito de defesa no processo penal.

Ao todo, foram realizados sete encontros, com variada programação de  Palestras e Conferências de Imprensa seguidas de Entrevistas Coletivas sobre técnicas de reportagem; sistema penitenciário; funcionamento da justiça criminal brasileira; delação premiada, condução coercitiva e prisão domiciliar; tribunal do júri e julgamentos midiáticos; evolução da cobertura midiática criminal.

O método pedagógico do Projeto Repórter do Futuro aplicado neste curso preparou os estudantes em relação a aspectos práticos da profissão tais como percepção e construção da pauta, tratamento das fontes, apuração, arquitetura do texto, coletivas de imprensa e capacidade de lidar com prazos apertados.

Como exercício, semanalmente os alunos apresentaram um texto jornalístico sobre cada um dos temas discutidos. Durante o período do curso receberam recomendações de leitura para prepararem-se para as entrevistas e foram acompanhados, de forma individual, na produção de seus textos. Como atividade final, publicaram uma reportagem de maior fôlego sobre um dos temas apresentados no módulo. 

Na avaliação, grande parte da turma destacou que o curso foi desafiador. Amanda Oi, coordenadora de comunicação do IDDD afirmou que as avaliações feitas pelos estudantes foram bastante positivas e confirmaram as expectativas do IDDD quanto ao objetivo do curso, que foi gerar reflexão nos futuros jornalistas sobre como funciona o Direito de Defesa e que “a complexidade do direito passe a ser um ponto no universo” dos estudantes.

Sergio Gomes, coordenador geral do Projeto Repórter do Futuro e diretor da OBORÉ, esteve presente na reunião e destacou que o ambiente do curso é propício para que os futuros repórteres experimentem, de forma mais prática, a profissão. “Não podemos ensinar jornalismo a vocês, mas podemos construir um espaço onde vocês possam produzir jornalismo”, disse.

Pelo terceiro ano consecutivo, o jornalista da TV Cultura e Professor da PUC-SP Aldo Quiroga foi o coordenador do módulo e recebeu os palestrantes convidados como Fausto Salvadori Filho, repórter da Ponte Jornalismo, Marcelo Feller, advogado criminalista, Valeska Teixeira Zanin Martins, advogada criminalista, Alberto Zacharias Toron, advogado criminalista e professor da FAAP e Antônio Claudio Mariz de Oliveira, advogado criminalista, ex-secretário de Segurança e Justiça de SP, e ex-presidente da OAB-SP. 

Leia mais: 

Egressos do sistema prisional participam do encontro de seleção para o 3º Curso sobre Direito de Defesa e Cobertura Criminal 

Aspectos da Operação Lava Jato são discutidos no 3º Curso Direito de Defesa e Cobertura Criminal 

A atuação da polícia no Brasil é tema de conferência no IV Curso de Informação sobre Jornalismo e Direitos Humanos 
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online