Sábado, 26 de Maio de 2018 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  OBORÉ festeja seus 40 anos com homenagem a Freitas Nobre e encontro de amigos e parceiros de caminhada
Divulgação | OBORÉ
  20/03/2018



Antiga sede da OBORÉ, em Perdizes (1982). Arquivo OBORÉ.


OBORÉ festeja seus 40 anos com encontro de amigos e parceiros de caminhada
 
A organização nasce em 1978 como cooperativa de jornalistas e artistas para atuar junto aos movimentos sociais e de trabalhadores na montagem de seus departamentos de imprensa. Dedica-se hoje a projetos de comunicação politicamente relevantes, de interesse público, que desafiam a falta de democracia e ajudam a promover justiça social. 
 
Neste sábado, 24 de março, sábado, das 12h às 14h, no Auditório Freitas Nobre da Câmara Municipal de São Paulo, a OBORÉ promove ato comemorativo pelos 40 anos de sua fundação. O evento, denominado Encontrão, reunirá jornalistas, artistas, professores, estudantes e personalidades do mundo da comunicação e das artes e pretende  ser o pontapé inicial para o 40+4 , uma série de palestras, conferências, entrevistas e aulas magnas para refletir sobre o que foram as últimas quatro décadas na história política e social do país e o que esperar dos próximos quatro anos – do ponto de vista de especialistas em política, arte, cultura, educação, saúde, mobilidade, comunicação, esportes, entre outros temas que ainda  desafiam o Brasil em pleno século XXI.  

A comemoração será antecedida de um encontro de estudantes de comunicação interessados em participar do curso Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter - módulo do Projeto Repórter do Futuro realizado pela OBORÉ em parceria com a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo. Trata-se de projeto de formação desenvolvido desde 1994 com a proposta de complementar as atividades práticas laboratoriais de alunos matriculados nos cursos de Jornalismo com foco no estímulo à prática reflexiva e no exercício da reportagem. Em sua 11ª edição, o módulo capacitará futuros repórteres na cobertura de pautas importantes na gestão e funcionamento de São Paulo tais como Saúde, Segurança, Mobilidade e Gestão da Cidade.
 
Homenagem a Freitas Nobre
 
O cearense Freitas Nobre, que dá nome ao auditório da Câmara Municipal de São Paulo - local em que vai acontecer o Encontrão - será homenageado pela OBORÉ no dia de seu aniversário: se vivo estivesse, completaria 97 anos. Ele foi um grande lutador pela redemocratização do país. Vítima de perseguição política no período pós-1964, exilou-se na França, de onde retornou em 1967 e, de volta à vida pública, conquistou seis mandatos consecutivos de deputado federal. Sua atuação política foi dedicada, em especial, à luta pela Anistia e pelo movimento “Diretas Já”.
 
   
SERVIÇO
 
24/3 | Sábado
Auditório Freitas Nobre da Câmara Municipal de São Paulo  
Palácio Anchieta – Viaduto Jacareí, 100 - Bela Vista
 
9h - 11h30 | Encontro de Confraternização e Seleção do 11º curso Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter | Projeto Repórter do Futuro
Entidades parceiras: Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais (IPFD) e Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo
Apoio: Abraji  
 
12h – 14h | Ato comemorativo | Encontrão  
Homenagem a Freitas Nobre
 
EM BREVE, PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO 40+4 
 
SAIBA MAIS 
 
Quem foi Freitas Nobre
 
Formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo em 1948, Freitas Nobre, além de advogado, político, professor e escritor, também se dedicou ao jornalismo, tendo presidido o Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo e a Federação Nacional dos Jornalistas. Foi vereador, deputado federal e professor catedrático da Cásper Líbero,  PUCSP e ECA-USP. Presidiu o Diretório Latino-Americano de Jornalistas, além de ter representado o Brasil em vários congressos mundiais de imprensa. Freitas Nobre foi um dos primeiros estudiosos da Comunicação a se pós graduar em Jornalismo - o auditório principal do Departamento de Jornalismo da ECA/USP leva seu nome. 
 
Fontes: Centro de Pesquisa e Documentação da História Contemporânea do Brasil da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas, Agência Senado e Jornal da USP.
 
Sobre a OBORÉ 
 
A OBORÉ é uma empresa de comunicação a serviço das políticas públicas e sociais. Nasce em 1978 como uma cooperativa de jornalistas e artistas para colaborar com os movimentos sociais e de trabalhadores urbanos na montagem de seus departamentos de imprensa e na produção de jornais, boletins, revistas, campanhas e planejamento de comunicação. Nos anos de 1990, passa também a desenvolver projetos de comunicação com trabalhadores rurais e a atuar com o rádio enquanto veículo de valorização da diversidade cultural brasileira. Volta-se à área da formação através de cursos modulares de complementação universitária para estudantes de Jornalismo; encontros temáticos para profissionais de Comunicação e atividades de capacitação para radialistas, comunicadores comunitários, entidades, dirigentes e gestores. Atualmente, além da formação, dedica-se a consultoria de análise e planejamento de comunicação e gestão de projetos na área da comunicação e das artes, especialmente no diálogo com as políticas públicas como Saúde, Educação, Cultura e Direitos Humanos.  
 
OBORÉ Projetos Especiais
Sede: Avenida Paulista, 2300 - Andar Pilotis | Edifício São Luiz Gonzaga
01310-300, São Paulo, SP
 
Escritório Brooklin: Rua Geórgia, 444 - Brooklin Novo
04559-010, São Paulo, SP
Contato: + 55 11 2847.4567
www.obore.com
www.obore40.com.br
obore@obore.com
 
Acompanhe a programação completa do 40+4 nos sites e nas redes sociais  
 
facebook.com/oboreprojetos
instagram.com/_obore 
twitter.com/reporterfuturo
youtube.com/user/prdofuturo 
flickr.com/photos/reporterdofuturo
 
 
 

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online