Sábado, 22 de Setembro de 2018 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Nabil Bonduki encerra etapa de entrevistas coletivas do 11º Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter
Ruam Oliveira | OBORÉ
  15/05/2018


A coletiva de imprensa é parte das atividades práticas do Projeto Repórter do Futuro. Foto: Ruam Oliveira / OBORÉ 

O arquiteto, urbanista e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP Nabil Bonduki encerrou neste sábado, 12/5, o ciclo de palestras e entrevistas coletivas do 11º curso Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter - módulo do Projeto Repórter do Futuro que discute os grandes problemas e desafios da nossa cidade, dentre eles a cobertura jornalística de uma megalópole como São Paulo. O encontro aconteceu  na sala Sergio Vieira de Melo da Câmara Municipal de São Paulo. 
 
Em sua intervenção, Bonduki reafirmou que o Plano Diretor Estratégico é um instrumento para pensar o futuro da cidade e que um dos méritos do documento em vigor desde julho de 2014 em São Paulo - e do qual foi relator - foi romper com o padrão dicotômico centro - periferia. Segundo o arquiteto, a urbanização das favelas e a melhoria da mobilidade nas áreas periféricas são diretrizes já estabelecidas neste documento que tem o objetivo de organizar o crescimento e desenvolvimento da cidade até 2030.
 
Sobre as ocupações de prédios na região central de São Paulo, Bonduki reforça que, em muitos casos, a ocupação acaba sendo uma solução: “às vezes reformar é mais caro do que construir um [prédio] novo”, disse. Isso porque espaços ociosos na cidade vão na direção contrária à função social que deve ser atribuída a imóveis no município - seja para habitação, comércio ou outra atividade. “Os instrumentos, obras e objetivos precisam estar ligados a programas específicos, senão ficam mancos. A ocupação é um ato manco de alcançar objetivos do plano diretor, que é aproximar a moradia do emprego, por exemplo”.
 

O curso é realizado na Câmara Municipal de São Paulo. Foto: Ruam Oliveira / OBORÉ
 
Nabil Bonduki foi secretário da  Cultura de São Paulo entre 2015 e 2016 ( gestão Fernando Haddad) e, atualmente, assina uma coluna semanal no jornal Folha de S. Paulo. 
 
Os 22 estudantes que integram a 11ª turma do Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter voltam a se encontrar apenas no sábado, 9/06, para a “ Feira de Amostras  da Operação Ponto Final”. Nesta fase, os alunos são incentivados a formar duplas, pegar um ônibus com destino ao ponto final de um local ainda não conhecido e lá apurar e produzir uma reportagem de fôlego sobre um ou mais  temas discutidos ao longo do módulo. 
 
O 11º Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter é uma realização da OBORÉ em parceria com a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de SP e Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em PolÍticas Públicas e Sociais (IPFD), e conta com o apoio da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).
 
 
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online