Quinta-feira, 21 de Março de 2019 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Encontro de Seleção para curso do CICV reuniu 54 estudantes
Vanessa Pipinis
  26/09/2006

Promovido pelo CICV - Comitê Internacional da Cruz Vermelha, OBORÉ e ABRAJI – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, o V Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado, módulo do Projeto Repórter do Futuro, teve 138 inscritos. O Encontro de Confraternização e Seleção ocorreu no último sábado, dia 23, no Espaço Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas e reuniu 54 estudantes, de 15 Universidades e Faculdades de São Paulo, Santos e Minas Gerais.

O novo módulo do Projeto Repórter do Futuro é exclusivamente voltado para estudantes de jornalismo e tem como objetivo abordar aspectos do Direito Internacional Humanitário, além de apresentar o perfil da ação humanitária do CICV e discutir questões éticas, técnicas e jurídicas ligadas ao trabalho do correspondente em missão perigosa.

Entre os estudantes que compareceram ao encontro de sábado, a Faculdade Cásper Líbero foi a mais representada, com 11 estudantes. Em segundo lugar estão Universidade Presbiteriana Mackenzie, Universidade Metodista de São Paulo e Universidade Cidade de São Paulo – UNICID, com 6 estudantes cada uma; e, em terceiro lugar, o Centro Universitário Nove de Julho – UNINOVE, com 5 estudantes.

Perfil dos estudantes: 35% daqueles que responderam os questionários de seleção cursam o primeiro ano de jornalismo; 26% estão no segundo ano; 16,5% estão no terceiro ano; 18,5% no quarto ano e 4% no quinto ano. A seleção será realizada por uma Banca Julgadora formada por representantes da OBORÉ, ABRAJI, CICV e Coordenação Pedagógica do Projeto Repórter do Futuro. A relação dos aprovados será divulgada ainda hoje, dia 26, até as 22hrs, no próprio site da OBORÉ.

Durante o encontro os estudantes assistiram a uma animação sobre a origem e atuação do CICV e também a um registro bruto de 12 minutos sobre o recente trabalho da entidade no sul do Líbano. Logo em seguida, os presentes tiveram uma palestra com o porta-voz do CICV, João Paulo Charleaux. Sergio Gomes, jornalista e diretor da OBORÉ, Antônio de Assis, professor da UNICID e Renato Essenfelder, jornalista da Folha de S.Paulo e integrante da Coordenação Pedagógica do Projeto completaram a mesa. Vanderlei Dias de Souza, coordenador do Curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade Presbiteriana Mackenzie, também esteve presente. 

O encontro foi registrado pela equipe do Profº Antônio de Assis. O material será distribuído à TV USP, ao Canal Comunitário de São Paulo, Canal Universitário de São Paulo e TV Assembléia Legislativa de São Paulo, apoiadoras do projeto.

Confira a relação completa das Faculdades / Universidades representadas pelos estudantes presentes:

 Universidade / Faculdade

 Estudantes

 Faculdade Cásper Líbero

 11

 Universidade Presbiteriana Mackenzie

 6

 Universidade Metodista de São Paulo

 6

 Universidade Cidade de São Paulo - UNICID

 6

 Centro Universitário Nove de Julho - UNINOVE

 5

 Escola de Comunicações e Artes - ECA/USP

 4

 Universidade São Judas Tadeu

 3

 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

 2

 Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação - FAPCOM

 2

 Universidade Católica de Santos - UniSantos

  2 

 Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais 

 2

 UniFIAM

 1

 Unicsul

 1

 Faculdades Integradas Rio Branco

 1

 Universidade de Mogi das Cruzes - UMC

 1

 FAAP

 1

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online