Quinta-feira, 22 de Agosto de 2019 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Ação da polícia nas manifestações é tema de Roda de Conversa na OBORÉ

  05/07/2013



A violência marcou os protestos que se espalharam pelo Brasil nas últimas semanas. Cenas de abusos, prisões arbitrárias e agressões contra jornalistas se multiplicaram nos meios de comunicação e nas redes sociais, evidenciando a importância de discutir, de maneira urgente, a aplicação de normas de Direitos Humanos pela PM e os aspectos técnicos e legais que regulam a atuação da tropa de choque em situações de distúrbio.


Esse é o objetivo da segunda edição da Roda de Conversa “Reportagem nas Manifestações de São Paulo”, que promoverá, na próxima quarta-feira (10), um encontro entre jornalistas e o coronel Erich Meier Júnior, da Polícia Militar do Distrito Federal.
O encontro acontece às 10h no Centro de Imprensa/Redação-Escola da OBORÉ (Rua Rego Freitas, 454 - conj. 83).

Assista a transmissão online aqui.

Meier foi membro da polícia da ONU na Bósnia entre 1995 e 1996. Mais tarde, entre 1999 e 2003, foi responsável pelo projeto conjunto entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) que visava integrar os Direitos Humanos à rotina das polícias militares no Brasil.

A série de encontros promovidos pela Conectas Direitos Humanos, OBORÉ, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e Observatório da Imprensa tem por objetivo discutir aspectos relevantes para a cobertura jornalística dos protestos que vêm acontecendo em todo o país.

A primeira Roda de Conversa, realizada no dia 2, terça-feira, que abordou a cobertura jornalística das manifestações de junho, reuniu João Paulo Charelaux (Conectas/Repórter do Futuro/La Tercera), João Wainer (TV Folha), Bruno Torturra (NINJA), Thiago Herdy (O Globo/Abraji), Piero Locatelli (Carta Capital) e 38 comunicadores, entre estudantes de jornalismo, professores universitários e outros jornalistas profissionais, como Aldo Quiroga (TV Cultura/PUC-SP), Mauro Malin (Observatório da Imprensa), Milton Bellintani (Escola do Parlamento da CMSP/Núcleo de Preservação da Memória Política/Repórter do Futuro), Sergio Gomes (OBORÉ) e Guilherme Alpendre  e Marina Atoji (ambos da Abraji).

É possível assistir a todo o debate neste link: http://www.ustream.tv/recorded/35257997

Somente áudio, aqui: https://dl.dropboxusercontent.com/u/95227618/reportagememmanifestacoes.mp3

Leia também:

Em Roda de Conversa, repórteres se reúnem para discutir a cobertura das manifestações em São Paulo


 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online