26/08/2019

13 de setembro serão divulgados estudantes selecionados para módulo Jornalismo em Guerra e Violência Armada

No último final de semana foram realizados os testes de seleção online para o módulo de Jornalismo em Guerra e Violência Armada do Projeto Repórter do Futuro, realizado pela OBORÉ em parceria com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas (IPFD). A coordenação é do jornalista e professor Aldo Quiroga.

Foram totalizadas 244 inscrições para o módulo. Os estudantes realizaram um teste disponibilizado na última semana que visa avaliar o perfil dos interessados e identificar quais poderão ter melhor aproveitamento. Serão selecionados 20 estudantes para participar presencialmente de palestras/entrevistas coletivas entre os dias 21 de setembro e 9 de novembro na sede da CICV em São Paulo.

O resultado será divulgado no dia 13 de setembro e as matrículas abertas entre 16 e 17. Na edição deste ano, serão seis encontros: quatro conferências, uma cobertura e o encontro final de avaliação.

As conferências serão com o chefe-adjunto da Delegação Regional do CICV, Filipe Tomé de Carvalho, o assessor jurídico do CICV, Gabriel Valladares e o responsável técnico do Programa com as Forças Policiais e de Segurança do CICV, Paulo Roberto Oliveira. Também haverá um encontro sobre a cobertura da imprensa brasileira de conflitos armados e violência armada com a jornalista Bianca Vasconcellos da TV Brasil.

O jornalista e professor Aldo Quiroga, coordenador do curso, expressa que além de se aproximar com as bases legais do direito internacional humanitário, as atividades irão analisar ao longo do curso “a cobertura jornalística focada nas vítimas, não nos grandes prejuízos dos estados, nas questões diplomáticas, mas a cobertura voltada para quem sofre na pele as consequências de problemas diplomáticos que viram conflitos armados em diferentes níveis”.

No penúltimo encontro será realizada a cobertura da cerimônia do 3º Prêmio CICV de Cobertura Humanitária e Internacional. A edição passada do Prêmio CICV de Cobertura Humanitária Internacional teve como primeiro colocado o documentário "RefugiadAs", da emissora TV Brasil. Como premiação, a equipe vencedora viajou a Moçambique a convite do CICV.

Metodologia

A estrutura do curso mantém o modelo adotado no Projeto Repórter do Futuro desde a sua criação em 1994: a cada encontro, realizado aos sábados, os 20 estudantes selecionados assistem a uma palestra de cerca de 40 minutos com um convidado e participam de conferência de imprensa. Ao final de cada encontro, produzem uma pequena reportagem e são orientados individualmente nesta produção.

A Reembolsa

No ato da matrícula, os estudantes selecionados deverão entregar um cheque no valor de um salário mínimo (hoje em R$ 998,00) e assinar um pacto de reembolsa. De acordo com as regras do curso, o cheque não será descontado se o estudante: 1. Participar de todos os encontros; 2. Redigir um texto jornalístico ao final de cada encontro; 3. Agendar e comparecer a um atendimento individual com a coordenação pedagógica do curso; 4. Publicar um texto sobre o tema em veículo com editor responsável. O aluno que cumprir todos esses critérios receberá o cheque de volta (Reembolsa) ao final do módulo, após o encerramento e a entrega dos certificados.

Sobre o CICV

No mundo todo, o CICV promove cursos, seminários e palestras como forma de aumentar o conhecimento e o respeito às internacionais que regem a condução de hostilidades, e também de apresentar o perfil neutro, imparcial e independente de sua ação humanitária em favor das vítimas dos conflitos armados e de outras situações de violência. No Brasil, onde a organização mantém presença permanente deste 1991, este trabalho é feito com membros das Forças Armadas, policiais, autoridades, acadêmicos e jornalistas, entre outros.

Programação

21 de setembro | 9h às 13h
O trabalho do CICV no Brasil e no mundo
Filipe Tomé de Carvalho, chefe-adjunto da Delegação Regional do CICV

28 de setembro | 10h às 16h
Introdução ao direito aplicável nos conflitos armados
Gabriel Valladares, assessor jurídico do CICV

5 de outubro | 9h às 13h
Normas internacionais aplicáveis à função policial no uso da força e de armas de fogo
Paulo Roberto Oliveira, responsável técnico do Programa com as Forças Policiais e de Segurança do CICV

19 de outubro | 9h às 13h
Cobertura da imprensa brasileira de conflitos armados e outras situações de violência
Bianca Vasconcellos, repórter do TV Brasil e vencedora do 2º Prêmio CICV de Cobertura Humanitária

6 de novembro | 18h às 23h
Cobertura da cerimônia de entrega do 3º Prêmio CICV de Cobertura Humanitária Internacional

9 de novembro | 9h às 14h
Encontro de avaliação e entrega de certificado

Inscrições online: Até 18 de agosto de 2019
Teste de seleção online: 22 a 24 de agosto
Divulgação dos selecionados: 13 de setembro
Matrículas: 16 a 17 de setembro
Curso: 21 de setembro a 9 de novembro (aos sábados), na sede do CICV em São Paulo - Capital

Promoção: Comitê Internacional da Cruz Vermelha – CICV | OBORÉ Projetos Especiais | Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais – IPFD

Apoio: Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – Abraji

Para mais informações:

OBORÉ Projetos Especiais
Tel: (11) 2847.4567
WhatsApp: (11) 99320.0068
reporterdofuturo@obore.com
www.obore.com

Comitê Internacional da Cruz Vermelha – CICV
www.icrc.org/pt

REDES SOCIAIS
Facebook: https://www.facebook.com/oboreprojetos/
Instagran: @_obore
Twitter: @reporterfuturo

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.