26/10/2021

43º Prêmio Vladimir Herzog: o que aconteceu nesta edição

O 43º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos realizou uma série de atividades para marcar a temática do jornalismo, da liberdade de imprensa e informação e o peso que essas questões têm na sociedade.

As ações abordaram grandes produções jornalísticas feitas no último ano e que dão conta principalmente da defesa dos direitos humanos no país. Até a entrega do prêmio hoje à noite, a organização realiza ações para discutir, além do fazer jornalístico, o conteúdo e o contexto social refletido nas obras. Aqui relembramos elas:

Sessão de Júri

Como acontece tradicionalmente todos os anos, os trabalhos que recebem prêmio principal e menção honrosa foram escolhidos em sessão pública de julgamento, transmitida ao vivo pelo Youtube no Canal do Prêmio. A comissão julgadora escolheu as 14 produções jornalísticas em discussão aberta ao público.

Assista:

IFrameRoda de Conversa

Também seguindo os ritos já tradicionais do prêmio, os vencedores participaram no último domingo, 24/10, da 10ª Roda de Conversa. É um momento para ouvir bastidores das histórias vencedoras. Este ano, com mediação dos jornalistas Augusto Oliveira e Giulia Afiune, as equipes vencedoras compartilharam os desafios das pautas, como elas foram pensadas e executadas. É uma verdadeira aula de jornalismo.

Assista

IFrame

Festa na Praça Vladimir Herzog

Inaugurando uma nova atividade, a Praça Memorial e Centro Cultural Vladimir Herzog, localizada no centro da capital paulista, deu lugar a uma festa com a presença de estudantes do ensino básico, estudantes de jornalismo e comunicação, jornalistas, artistas e apoiadores dos direitos humanos. Amigos e conhecidos da OBORÉ. Em uma mistura de ato e atividade cultural, a festa na praça, que teve início às 10h da manhã, contou com apresentações musicais, Slam, depoimentos, venda de livros – entre eles a nova edição de Dossiê Herzog: Prisão, morte e tortura no Brasil, do jornalista Fernando Pacheco Jordão, revisada pelo jornalista Mauro Malim.

Veja fotos

Solenidade

Para encerrar as atividades do prêmio, acontece hoje, 25/10, ainda em modalidade virtual a entrega dos troféus para os vencedores desta edição. Haverá também homenagem especial para Abdias Nascimento, Alex Silveira, José Marques de Melo e Neusa Maria Pereira. A cerimônia foi exibida ontem, 25/10, pelo canal do Prêmio no Youtube. O 25 de outubro marca a data em que o jornalista Vladimir Herzog foi brutalmente assassinado pela ditadura militar.

Assista

IFrame

Conheça todos os vencedores deste ano

Acesse o site do Prêmio e confira o acervo

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.