03/09/2019

6 de setembro serão divulgados estudantes selecionados para módulo de Informação sobre Jornalismo e Direitos Humanos

Ao longo do mês de agosto estiveram abertas as inscrições para o 6º Curso de Informação sobre Jornalismo e Direitos Humanos do Projeto Repórter do Futuro. Nesta edição do módulo, realizado em parceria entre OBORÉ Projetos Especiais e Conectas, foram computadas 214 inscrições – realizadas junto com o teste de seleção.

Dos inscritos, serão selecionados 20 estudantes para participar de conferências de imprensa e entrevistas coletivas com especialistas em temas como tortura, racismo estrutural, trabalho escravo, migração, refúgio e perspectiva histórica dos sistemas internacionais de proteção aos direitos humanos.

A divulgação dos selecionados acontece nesta sexta-feira, 6 de setembro, e as matrículas estarão abertas segunda-feira e terça-feira (9 e 10). As atividades acontecem sempre aos sábados, entre 14 de setembro e 26 de outubro, na sede da Conectas, em São Paulo.

Metodologia Repórter do Futuro

Os encontros semanais cumprirão a seguinte rotina: serão 30 minutos de reunião de pauta entre os alunos e o coordenador pedagógico do curso; uma hora de palestra com os especialistas; uma hora de entrevista coletiva e, por fim, 30 minutos para um balanço sobre a dinâmica do dia. São oferecidos, ainda, atendimentos individuais aos alunos com o objetivo de orientá-los na produção de textos jornalísticos.

Vale lembrar que as atividades de complementação universitária desenvolvidas desde 1994 pela OBORÉ, no âmbito do Projeto Repórter do Futuro, têm como proposta aliar a teoria à prática reflexiva no exercício cotidiano do Jornalismo.

Trata-se de uma iniciativa pioneira e embrião de uma nova lógica formativa baseada na integração do conhecimento formal ao saber acumulado nas práticas seculares da profissão – justamente o que agora preconizam as Diretrizes Curriculares Nacionais ao incluir atividades complementares na estratégia curricular da graduação em Jornalismo, em vigor desde 1º de outubro de 2015 nos 385 cursos superiores oferecidos atualmente em universidades, faculdades e demais Instituições de Ensino Superior brasileiras.

Pacto de Reembolsa

As inscrições são gratuitas. Os estudantes aprovados investem o valor de um salário mínimo nacional como taxa de adesão ao curso (R$ 998,00) e firmam o Pacto de Reembolsa, no qual assumem o compromisso de: 1) participar de todos os encontros; 2) participar de ao menos um atendimento individual; 3) produzir todas as matérias semanais a cada encontro; 4) publicar ao menos uma das matérias em qualquer veículo de comunicação que possua um editor responsável.

Caso haja o cumprimento integral dos requisitos, o aluno terá a devolução do valor investido. O não cumprimento de qualquer uma das cláusulas do Pacto implicará no pagamento integral do curso.

Programação

6º CURSO DE INFORMAÇÃO
SOBRE JORNALISMO E DIREITOS HUMANOS
PROJETO REPÓRTER DO FUTURO
Coordenação geral do módulo: Sergio Gomes (OBORÉ) e João Paulo Brito (Conectas)
Jornalista convidado para mediação das Conferências / Coletivas: Marcelo Soares

14/09 | Perspectiva histórica e sistemas internacionais de
proteção aos direitos humanos
Palestrante: Jefferson Nascimento
Origem do conceito direitos humanos e sua evolução histórica. O nascimento da ONU e a declaração Universal dos Direitos Humanos. Introdução aos sistemas internacionais de direitos humanos (ONU e OEA). Incorporação dos direitos humanos ao ordenamento jurídico brasileiro, o trabalho da política externa e sua participação nos sistemas internacionais.

21/09 | Migração e refúgio
Palestrante: Camila Asano
Normas nacionais e internacionais de proteção à migração e refúgio. A nova lei de migração. O panorama da migração no Brasil e no mundo e quais são as principais dúvidas das pessoas a respeito do tema e quais são os erros mais cometidos por jornalistas.

28/09 | Trabalho escravo
Palestrante: Julia Cortez da Cunha Cruz
Como se configura o trabalho escravo. Quais são os casos mais comuns no Brasil e quais os mecanismos de prevenção e combate dos quais se dispõe.

05/10 | Tortura
Palestrante: Henrique Apolinário
O que é tortura e como ela se revela nas estruturas institucionais de poder. Normativas nacionais e internacionais que regulam a questão, mecanismos de prevenção e combate à tortura em locais de privação de liberdade e situação do sistema prisional brasileiro.

19/10 | Racismo estrutural
Palestrante: Silvia Souza
Como a raça se constitui como marcador de diferença social em toda a estrutura da
sociedade brasileira e provoca desigualdade, seletividade penal e violações de direitos.

26/10 | Encerramento
Avaliação dos alunos, avaliação dos coordenadores e entrega dos certificados

Cronograma

Inscrições: até 31 de agosto de 2019
Divulgação dos selecionados: 6 de setembro
Matrículas: 1ª chamada (9 e 10 de setembro) e 2ª chamada (11 e 12 de setembro)
Conferências de Imprensa / entrevistas coletivas: De 14 de setembro a 26 de outubro, aos sábados, na sede da Conectas, em São Paulo.

Para saber mais:

Conectas Direitos Humanos
www.conectas.org
+55 11 3884-7440

OBORÉ Projetos Especiais
www.obore.com
+ 55 11 2847.4567
WhatsApp: 11 99320.0068

Siga a OBORÉ nas redes sociais
Facebook: https://www.facebook.com/oboreprojetos/
Instagram: https://www.instagram.com/_obore/
Twitter: https://twitter.com/reporterfuturo

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.