24/12/2021

A OBORÉ em 2021

Nossa equipe continuou a dedicar-se a projetos que muito nos orgulham e queremos lembrar deles junto com você. Seguimos com as atividades de formação do Projeto Repórter do Futuro, em especial comemorando a vigésima edição do módulo sobre jornalismo em conflitos armados e outras situações de violência em parceria com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

E começamos o novo módulo sobre jornalismo e cinema em parceria com o Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão de Políticas Públicas e Sociais (IPFD) e a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo por meio de emenda parlamentar do vereador Eliseu Gabriel, presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal de São Paulo. As edições 2021 do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos e Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, que há 12 anos conta com a curadoria da nossa diretora Ana Luisa Gomes, e a instalação da redação laboratório do 16º Congresso da Abraji também foram os destaques deste ano tão desafiador para o Brasil, o mundo, o planeta.

Aqui separamos algumas das atividades que, como o Sergio Gomes, fundador e diretor da OBORÉ costuma dizer, mostram que “estamos trabalhando o presente pelo futuro”.

Encontros para entender melhor o mundo
No começo do ano demos início ao primeiro módulo imersivo do Projeto Repórter do Futuro. Voltado para estudantes e profissionais de diferentes áreas do conhecimento, foi um momento para reunir pensadores, sociólogos, pesquisadores e professores para refletir sobre grandes temas da atualidade como pandemia, ciência de dados, tecnologia e crise climática.

Você pode relembrar o que aconteceu nos links abaixo:

Dessa empreitada também surgiu o nosso podcast do Repórter do Futuro. Compartilhamos em áudio as reflexões que surgiram neste módulo. O projeto é uma parceria entre OBORÉ e a JOTA - Jornalismo Júnior, da ECA-USP, com roteiro e apresentação de Gustavo Zanfer e Bruno Miliozi.

Ouça os episódios desta série aqui

Em pauta, a cidade de São Paulo
Ainda no início do ano, também realizamos o 14º Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter, módulo do Projeto Repórter do Futuro que se debruça sobre a cidade de São Paulo e realizado em parceria com a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo. Desta vez, o mergulho foi no Plano Diretor Estratégico da cidade, que tinha uma revisão prevista para acontecer este ano, o que gerou uma série de embates contra e a favor.

Essa dualidade foi posta em debate nas vozes dos convidados. Alguns deles, integrantes da Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente da Câmara, responsável por discutir o tema na casa.

Veja como foi o curso aqui, aqui e aqui.

Redação laboratorial

Outro projeto de mais de uma década da OBORÉ é a Redação Laboratório do Projeto Repórter do Futuro, instalada anualmente durante o Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji. Em 2021 foi a 12ª cobertura oficial realizada pela equipe composta de estudantes, recém-formados e jornalistas mais experientes. Toda a cobertura do evento é realizada pela Redação Laboratório: texto, redes sociais e produção de conteúdo em arte.

Vale a pena rever o que foi publicado no blog da Redação:
congressoabraji.wordpress.com

Vinte anos de cobertura de guerra
E um dos módulos mais antigos do Projeto Repórter do Futuro completou a sua vigésima edição em 2021. O curso, realizado em parceria com o CICV e apoio da Abraji, já formou mais de 600 repórteres, oferecendo um arcabouço teórico sobre Direito Internacional Humanitário (DIH), cobertura de confilitos armados, violência armada e outras situações de violência. Trata-se de uma das parcerias mais longevas da OBORÉ. Em 2020 e 2021, em modalidade online, o módulo recebeu cerca de 100 estudantes e recém-formados de 12 estados brasileiros e de mais de 40 diferentes faculdades.

Para marcar essas duas décadas, a edição deste ano também recebeu paletrantes internacionais e ex-alunos para que pudessem compartilhar com os estudantes um pouco de suas trajetórias profissionais e o impacto que o curso causou em suas trajetórias.

Conheça os temas discutidos neste módulo:

Voo Rasante com Laerte

Em 2021 seguimos com a parceria com a Laerte Coutinho no Voo Rasante. As obras da artista, numeradas e assinadas, dão conta do cenário político e social brasileiro de 2014 para cá. Além disso, esse projeto também ajuda a manter o Repórter do Futuro de pé, nutrindo o ecossistema jornalístico com pessoas bem preparadas e amparadas na prática reflexiva da reportagem.

Conheça o catálogo, escolha a sua charge aqui e presenteie quem você quer bem

Café sem pauta

E as manhãs de sábado também foram preenchidas por conversas sobre os mais variados temas. Originado do "esquenta" feito com os repórteres do futuro, o Café com Pauta era um momento pensado para o compartilhamento das pautas que os estudantes estavam pensando em produzir. Posteriormente virou "Café sem Pauta" e passou a reunir não apenas estudantes, como também amigos e parceiros da OBORÉ, sempre às 8h de todos os sábados.

Troféu Audálio Dantas: indignação, coragem, esperança

O reconhecimento a jornalistas empenhados na defesa dos Direitos Humanos também apareceu com o Troféu Audálio Dantas: indignação, coragem, esperança. Os homenageados deste ano foram a radialista Mara Régia Di Perna e os jornalistas Jamil Chade e Luís Nassif.

Você pode assistir ou rever a cerimônia de entrega do troféu aqui

Encontro Brasileiro de Serviços de Cuidados Paliativos e de Ligas Acadêmicas

Em plena pandemia do coronavírus, o trabalho desafiador dos profissionais dos cuidados paliativos cresceu em importância, valor e experiência. Os dois eventos que a OBORé ajudou a organizar em setembro, junto com o Hospital Premier e o Instituto Premier de Educação e Cultura, marcaram o compromisso de resgatar as lições que foram construídas e vividas pelos profissionais da saúde neste momento ímpar da história da humanidade.

Em formato remoto, os eventos contaram com relatos e discussões sobre as experiências desafiadoras e exitosas nessa pandemia praticadas nos serviços de cuidados paliativos em unidades e equipamentos de saúde instalados nos quatro cantos do Brasil.

Saiba mais aqui

Prêmio Vladimir Herzog, rodas de conversa e praça

Também participamos, mais uma vez, no âmbito do Repórter do Futuro, da realização da 10ª Roda de Conversa com os ganhadores do Prêmio Vladimir Herzog. Nossa diretora aqui na OBORÉ, Ana Luisa Zaniboni Gomes, é quem assina a curadoria do 43º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. Mais uma vez na modalidade online, o prêmio em 2021 contou com uma série de atividades que podem ser recuperadas aqui

Além das já tradicionais cerimônias de julgamento público, roda de conversa e solenidade de entrega dos troféus, neste ano o prêmio também reuniu jornalistas, artistas, educadores e defensores dos direitos humanos na Praça Memorial Vladimir Herzog, localizada entre a Rua Santo Antônio e o Terminal Bandeira, no bairro da Bela Vista , para uma mistura de ato e festividade cultural cheia de apresentações musicais, SLAM e venda de livros, entre eles anova edição de Dossiê Herzog: Prisão, morte e tortura no Brasil, do jornalista Fernando Pacheco Jordão, revisada pelo jornalista Mauro Malim.

Você pode conferir mais coisas sobre a Praça neste link

Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão

O desafio proposto na 13ª edição do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão foi este: qual pauta você e/ou seu grupo pretendem produzir para narrar a nova cara do mundo que está diante de todos nós? A iniciativa gerou dez pautas premiadas e reportagens incríveis. Sugerimos vivamente que você conheça cada uma delas no site do Prêmio

Mais luzes sobre São Paulo!

E já encerrando o ano, chegou a vez de discutir o mundo dos filmes e como eles se relacionam com o jornalismo. O primeiro Cinema e Jornalismo: Luzes sobre São Paulo traz títulos que discutem a cidade, urbanismo, moradia, transporte, habitação, cultura entre outros temas e como o jornalismo pode olhar para essas produções e refletir sobre a vida e a atualidade. Estiveram conosco grandes cineastas brasileiros ( e de estirpe!): Toni Ventura, Eliane Caffé, Tata Amaral e Ugo Giorgetti.

Veja trechos de algumas entrevistas

Confira o que aconteceu no módulo até agora:

Seguimos em frente, juntos.

E viva o Jornalismo, viva a Ciência, viva a Liberdade, viva a Demoracia.

Muito obrigado por nos acompanhar. Boas Festas!

Equipe OBORÉ

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.