26/09/2001

Água será novo foco de conflito mundial

Está no ar a partir de amanhã, aqui no site da Oboré, a edição mais recente do programa História Imediata, produzido para emissoras de rádio cidadãs de todo o mundo, estudantes, professores e pesquisadores interessados em saber mais sobre nosso "presente histórico".

Nesta edição, a pesquisadora, escritora e geógrafa da Universidade de Firenze, na Itália, Teresa Isenburg fala do xadrêz mundial de interesses na questão da água.

“A água será, no futuro, um bem raro, com quantia insuficiente. Por isso, desde já, a gestão da água deve ser feita para satisfazer as necessidades básicas das populações em todo o mundo”, alerta Teresa.

Neste programa História Imediata, você vai saber como foi a experiência da Itália na privatização de seus serviços de água, como o Brasil está colocado neste tabuleiro, com a maior reserva de água doce do mundo (só o Amazonas tem 1/5 da água doce que chega aos mares do Globo) e quais as chances concretas e as oportunidades mais próximas de garantir a segurança mundial no acesso a água, através de acordos, tratados e legislações internacionais.

No site do programa você encontra também mais de 60 links sobre o tema, que vão desde sites da Islândia até os principais caminhos para achar informações sobre o tema na Unesco, na ONU ou no Banco Mundial.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.