24/09/2019

Camila Asano trata de migração e refúgio no 6º curso de Informação e Direitos Humanos

No último sábado, 21 de setembro, aconteceu o segundo encontro do 6º curso de Informação sobre Jornalismo e Direitos Humanos do Projeto Repórter do Futuro, uma parceria entre OBORÉ Projetos Especiais e Conectas Direitos Humanos. O módulo acontece aos sábados, até dia 26 de outubro, na sede da Conectas em São Paulo.

Com a coordenação pedagógica do jornalista Marcelo Soares, os 20 estudantes selecionados participaram de mais um encontro com um especialista em temas de Direitos Humanos. A conferencista desta vez foi Camila Asano, Coordenadora de Programas da Conectas, para tratar sobre “migração e refúgio”.

Camila deu um panorama sobre a posição do Brasil e de órgãos internacionais quanto aos direitos do migrante e do refugiado. Também comentou as narrativas jornalísticas que tratam sobre o tema e como, muitas vezes, reproduzem estigmas – fato que é mais visceral em veículos regionais que em outros de circulação nacional.

Nestas coberturas, Asano pontuou alguns cuidados que estudantes de jornalismo e jornalistas devem tomar quando estão realizando uma cobertura. Por exemplo, a terminologia utilizada, negativismo quanto a fatos comprovados, falta de apuração, uso descontextualizado de dados, estereótipos e outros.

Após sua apresentação, os estudantes tiveram a oportunidade de realizar uma entrevista coletiva com a conferencista para desenvolverem melhor suas próprias pautas. Foram respondidas perguntas, por exemplo, sobre a Portaria 666, que presume deportações sumárias em até 48 horas e teve sua constitucionalidade questionada pela ex-Procuradora Geral da República Raquel Dodge.

Também foram tratados programas oficiais do governo para o fluxo de venezuelanos e a situação que estes encontram quando chegam ao país. Os abrigos em Boa Vista, por exemplo, “mais se parecem com campos de refugiados”, segundo Camila. O processo de interiorização, deslocar estes migrantes para regiões mais centrais do país, e integração à sociedade civil também foram discutidos.

O encontro deixou claro muitas coisas, mas uma delas é de que os processos migratórios e de refúgio são mal aproveitados pelos países, que preferem tomar medidas paliativas e não realizam integrações de fato às crianças e adultos que vem de outros países. Educação, saúde, moradia, validação de diploma e trabalho são constantes fatores a serem tratados.

Apesar de São Paulo ser a capital que mais tem se desenvolvido em relação à migrantes, o Brasil carece de formas de representação política para estes indivíduos. Existe na capital paulistana, por exemplo, o Conselho Municipal para Migrantes, mas atitudes como a saída do Pacto Global de Imigração por parte do Estado Brasileiro no começo deste ano provam que “a participação política de imigrantes é uma pendência pra democracia brasileira”.

PRÓXIMO ENCONTRO

O terceiro encontro do 6º curso de Informação sobre Jornalismo e Direitos Humanos do Projeto Repórter do Futuro acontece no próximo sábado, 28 de setembro, com Julia Cortez da Cunha Cruz para tratar sobre trabalho escravo.

PROGRAMAÇÃO

6º CURSO DE INFORMAÇÃO
SOBRE JORNALISMO E DIREITOS HUMANOS
PROJETO REPÓRTER DO FUTURO
Coordenação geral do módulo: Sergio Gomes (OBORÉ) e João Paulo Brito (Conectas)
Jornalista convidado para mediação das Conferências / Coletivas: Marcelo Soares

14/09 | Perspectiva histórica e sistemas internacionais de
proteção aos direitos humanos
Palestrante: Jefferson Nascimento
Origem do conceito direitos humanos e sua evolução histórica. O nascimento da ONU e a declaração Universal dos Direitos Humanos. Introdução aos sistemas internacionais de direitos humanos (ONU e OEA). Incorporação dos direitos humanos ao ordenamento jurídico brasileiro, o trabalho da política externa e sua participação nos sistemas internacionais.

21/09 | Migração e refúgio
Palestrante: Camila Asano
Normas nacionais e internacionais de proteção à migração e refúgio. A nova lei de migração. O panorama da migração no Brasil e no mundo e quais são as principais dúvidas das pessoas a respeito do tema e quais são os erros mais cometidos por jornalistas.

28/09 | Trabalho escravo
Palestrante: Julia Cortez da Cunha Cruz
Como se configura o trabalho escravo. Quais são os casos mais comuns no Brasil e quais os mecanismos de prevenção e combate dos quais se dispõe.

05/10 | Tortura
Palestrante: Henrique Apolinário
O que é tortura e como ela se revela nas estruturas institucionais de poder. Normativas nacionais e internacionais que regulam a questão, mecanismos de prevenção e combate à tortura em locais de privação de liberdade e situação do sistema prisional brasileiro.

19/10 | Racismo estrutural
Palestrante: Silvia Souza
Como a raça se constitui como marcador de diferença social em toda a estrutura da
sociedade brasileira e provoca desigualdade, seletividade penal e violações de direitos.

26/10 | Encerramento
Avaliação dos alunos, avaliação dos coordenadores e entrega dos certificados

Cronograma

Inscrições: até 31 de agosto de 2019
Divulgação dos selecionados: 6 de setembro
Matrículas: 1ª chamada (9 e 10 de setembro) e 2ª chamada (11 e 12 de setembro)
Conferências de Imprensa / entrevistas coletivas: De 14 de setembro a 26 de outubro, aos sábados, na sede da Conectas, em São Paulo.

Para saber mais:

Conectas Direitos Humanos
www.conectas.org
+55 11 3884-7440

OBORÉ Projetos Especiais
www.obore.com
+ 55 11 2847.4567
WhatsApp: 11 99320.0068

Siga a OBORÉ nas redes sociais
Facebook: https://www.facebook.com/oboreprojetos/
Instagram: https://www.instagram.com/_obore/
Twitter: https://twitter.com/reporterfuturo

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.