15/01/2002

Candidatos a correspondentes têm primeiro encontro

Foi realizado no Auditório Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, no último dia 12 de janeiro, reunião preliminar das pessoas interessadas em fazer o "1º Curso de Capacitação para Correspondentes da Comunidade da Rádio 9 de Julho", promovido pela OBORÉ em parceria com o Departamento de Jornalismo da Escola de Comunicações e Artes da USP. O curso visa a capacitar 120 pessoas que possam colaborar com a emissora enviando informações ao vivo de diversos locais da Região Metropolitana de São Paulo.

O objetivo é que durante os seis cursos de capacitação previstos, essas pessoas tenham encontros com jornalistas e autoridades governamentais para debater temas importantes no dia a dia da cidade. Neste primeiro encontro, que teve a participação de 38 pessoas, estiveram presentes o cronista Lourenço Diaféria, o jornalista Luiz Carlos Ramos, editor-assistente da 1ª página do Jornal O Estado de S.Paulo e professor de Radiojornalismo na PUC/SP, o representante do Comitê Internacional da Cruz Vermelha no Brasil, Jean-François Olivier, além do Padre Eduardo Coelho, coordenador do Conselho do Vicariato da Comunicação da Arquidiocese de São Paulo. Impossibilitado de comparecer à abertura do curso, o chefe do Departamento de Jornalismo da ECA/USP, Jair Borin, deixou uma mensagem gravada.

Na ocasião, foi feita uma eleição direta sobre quais os grandes problemas da cidade e as pessoas que, na visão dos participantes do encontro, melhor poderiam falar sobre eles. O tema saúde foi o mais votado seguido de administração pública, educação e violência. O Secretário Municipal de Saúde, Eduardo Jorge, foi eleito como a pessoa mais indicada para falar sobre o assunto. Em segundo lugar ficou o ex-ministro da Saúde, Adib Jatene, seguido do Ministro da Saúde, José Serra, e do médico José Aristodemo Pinotti.

Todos eles já estão sendo convidados para o próximo encontro de candidatos ao curso marcado para o dia 23 de fevereiro, das 9h00 às 12h00, no Auditório Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas (R. Rego Freitas, 530, sobreloja - V. Buarque). Após palestra, cada um deles concederá entrevista coletiva. As gravações desse dia serão utilizadas no programa “Construindo Cidadania” que vai ao ar de 2ª a 6ª feira, ao meio-dia, e que tem como âncora o Padre Cido Pereira.

As pessoas interessadas em participar da próxima reunião e, posteriormente do curso, podem entrar em contato com a OBORÉ, tel. 3214.3766, fax. 3214.3863, e.mail: obore@obore.com, ou com Ruth Mantoan, na Rádio Nove de Julho, de 2ª a 6ª feira das 7h00 às 12h00, tel. 3931.1443; e.mail: jornalismor9@uol.com.br

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.