08/04/2020

Carta Aberta da Vanira a Patrícia

Querida Patrícia Campos Mello

É com profunda emoção e enorme alegria que vejo essa foto do “TROFÉU AUDÁLIO DANTAS / Indignação – Coragem – Esperança” já na sua casa. Hoje, 7 de Abril de 2020 , DIA DO JORNALISTA e DIA MUNDIAL DA SAÚDE, acontece a entrega deste primeiro TROFÉU AUDÁLIO a quem é DIGNA, CORAJOSA e espalha ESPERANÇA. E assim será todos os anos...

Em meu nome e dos filhos do Audálio - Juliana, Mariana, José e Ana -, quero agradecer a todos que se empenharam para que estivesse acontecendo hoje este gesto de luta pela Democracia, Justiça, Direito à Informação, Liberdade de Expressão e defesa da nossa Dignidade Profissional. Começo por citar o Sergio Gomes, curador da iniciativa, a Laerte, criadora da obra e Roger Matua, escultor da peça. Registro o papel central do João Franzin que, ao comemorar os 25 anos da sua Agência Sindical, em julho de 2016, se juntou ao Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e à OBORÉ para, juntos, homenagearem o Audálio que estava firme, forte e em plena atividade.
Ali nascia a ideia do TROFÉU.

Como esquecer a “festa surpresa” que os amigos organizaram dia 8 de julho de 2017 no Espaço Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo para comemorar o 85º aniversário do Audálio? Foi ali que o próprio recebeu uma imagem do São Jorge ressignificado pelo Roger como REPÓRTER que enfrenta as adversidades. Era simplesmente o TROFÉU INDIGNAÇÃO, CORAGEM E ESPERANÇA fazendo alusão a um pensamento de Santo Agostinho que nos foi revelado pelo grande e terno Leonardo Boff.

Logo em seguida vieram tempos muito duros: perdemos Audálio, começava a alastrar-se a sombra dos perigos à Democracia e à Nação Brasileira, ceifavam-se direitos do Povo e dos trabalhadores, milhões de desempregados...

Presságios, resignação, imobilismo... Atacam a ciência, os centros de pesquisa, os professores, as artes, a natureza, a universidade pública, os órgãos de controle e fiscalização, o Parlamento, o Judiciário, as entidades sindicais, os direitos dos trabalhadores e dos aposentados, a IMPRENSA e seus JORNALISTAS, a começar dos que cobrem a porta dos palácios e de seus PROFISSIONAIS MAIS QUALIFICADOS.

Em meio a tudo isso, acontece o covarde e inominável ataque à sua pessoa. Era preciso retomar o espírito que animou TODAS as entidades representativas dos jornalistas ao comemorar o dia 7 de Abril do ano passado com o lançamento do manifesto “Aqui, Agora, Em Nome do Futuro”.

E o alento veio da juventude. Unem-se a nós um grande número de estudantes ligados ao PROJETO REPÓRTER DO FUTURO e aos centros acadêmicos da ECA USP, PUC SP e CÁSPER LÍBERO, e juntos passamos a procurar instituições dos jornalistas para que pudéssemos chegar a essa foto do TROFÉU AUDÁLIO na sua casa.

Ainda estão chegando as adesões para constar da PLACA que será enviada a você tão logo passe esse tormento e possamos voltar a nos abraçar. Por enquanto, as entidades que estão na base, na alma, no sentido profundo deste reconhecimento a você como FIGURA SÍMBOLO do DIA DO JORNALISTA / 2020 são essas:

ABI – Associação Brasileira de Imprensa

ABRAJI – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo

ACB – Associação dos Cartunistas do Brasil

ACE – Associação dos Correspondentes Estrangeiros

Agência Sindical

AJOVESP – Associação dos Jornalistas Veteranos do Estado de São Paulo

APJOR – Associação Profissão Jornalista

AQC-ESP – Associação dos Quadrinistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo

Centro Acadêmico Benevides Paixão / PUC SP

Centro Acadêmico Lupe Cotrim / ECA USP

Centro Acadêmico Vladimir Herzog / CÁSPER LÍBERO

Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé

Colibri Comunicações

DIAP - Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar

Empresa Júnior de Jornalismo da ECA / USP

FENAJ – Federação Nacional dos Jornalistas

FEPESP - Federação dos Professores do Estado de São Paulo

IMAG – Instituto do Memorial de Artes Gráficas do Brasil

IVH - Instituto Vladimir Herzog / Rede Nacional de Proteção aos Comunicadores

OBORÉ / Projeto Repórter do Futuro

Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental

Rede ConsCiência / Jornalistas de Ciência

SJSP - Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

SinproSP - Sindicato dos Professores de São Paulo

Afetuosamente


Jornalista Vanira Kunc


Em tempo: José Hamilton Ribeiro, Aldo Quiroga e inúmeros jornalistas também estão somando-se a este gesto de AMOR e CONSIDERAÇÃO

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.