02/08/2022

Chegou a hora da cobertura de mais um Congresso da Abraji

Pelo décimo terceiro ano consecutivo, uma redação laboratorial do Projeto Repórter do Futuro, organizado pela OBORÉ, fará a cobertura oficial do 17º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. Cerca de 60 estudantes e recém-formados atuarão como repórteres, editores e coordenadores editoriais para cobrir remota e presencialmenbte os painéis durante os cinco dias do evento.

A experiência simula a realidade de uma redação: desde o exercício da cobertura, a coletiva de imprensa, o cumprimento de prazos, as regras de publicação, a relação com a figura do editor, além de estimular o exercício reflexivo da profissão. Todo o conteúdo produzido estará disponível nas redes sociais da Abraji e no blog de cobertura oficial. https://congressoabraji.wordpress.com/

Promovido pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) desde 2005, o 17º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo acontece de 3 a 7 de agosto, de forma mista, com mais de 80 atividades e cerca de 200 palestrantes. A programação está distribuída em cinco dias, de quarta-feira a domingo. Nos dias 3 e 4 de agosto, as atividades serão remotas. Os participantes poderão acessar cursos, palestras e debates numa plataforma on-line e gratuita. O conteúdo ficará disponível por 30 dias após o fim do evento. A versão presencial e paga (sem transmissão pela internet), ocorrerá de 5 a 7 de agosto, na FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), em São Paulo. O último dia é totalmente dedicado à quarta edição do Domingo de Dados, com cursos, oficinas, técnicas novas e trabalhos de referência baseados em jornalismo de dados, além de bastidores de investigações ligadas ao tema.

Programação e temas

Para o evento deste ano, a Abraji montou uma grade baseada em grandes temas tais como Ameaças à democracia; Ciência e meio ambiente; Proteção e segurança de jornalistas; Cobertura especializada em Guerra, Corrupção, Política e Segurança; Desinformação e checagem; Sustentabilidade, inovação e empreendedorismo. As mesas e painéis tratam da invasão ao Capitólio, nos Estados Unidos, à Guerra da Ucrânia, passando pelo aumento de ataques a jornalistas no Brasil, na América Latina e no mundo, os escândalos que levaram à renúncia de políticos e outras autoridades, projetos inovadores, racismo na mídia, e eleições.

Buscando incentivar a diversidade, a equidade e a inclusão, o 17º Congresso também busca promover uma série de atividades que tratará da cobertura de grupos sub-representados, como mulheres, pessoas negras e pessoas trans, bem como da atuação desses profissionais no jornalismo.

Convidados internacionais

O evento terá painéis com palestrantes de vários países, como Estados Unidos, Ucrânia, Argentina, Peru, França, Nicarágua, El Salvador, Rússia, México e Colômbia. A programação contempla desde veículos da mídia tradicional a startups jornalísticas independentes.

Para a versão on-line, estão confirmados Natalie Remøe Hansen, Erlend Ofte Arntsen, Kristoffer Kumar, do jornal norueguês VG, autores da reportagem que deu origem ao documentário O Golpista do Tinder; Laurent Richard, diretor do Projeto Pegasus, da Forbidden Stories, que revelou o escândalo de milhares de ativistas e jornalistas espionados por governos; as ucranianas Katerina Sergatskova e Sevgil Musayeva, que estão cobrindo a guerra; Julia Angwin, fundadora e editora-chefe da The Markup, criada para investigar o impacto dos algoritmos na sociedade e a falta de transparência das grandes empresas de tecnologia; o engenheiro Christopher Bouzy, do Bot Sentinel, focado no combate à desinformação e que descobriu milhares de perfis falsos no Twitter como seguidores do presidente Jair Bolsonaro; a peruana Paola Ugaz e as mexicanas Maria Teresa Montaño Delgado e Gabriela Martinez vão relatar os ataques sofridos em seus países.

As sessões presenciais terão como destaque dois especialistas em dados e investigações visuais.
Haley Willis, do The New York Times, vai mostrar como o jornal de maior prestígio do mundo reconstruiu, depois de seis meses de apuração e cruzando diversas metodologias, a invasão ao Capitólio durante a sessão no Congresso que confirmaria a vitória de Joe Biden como presidente dos Estados Unidos, em janeiro de 2021. O documentário Day of Rage conta, a partir das imagens produzidas pelos próprios apoiadores de Trump, a ordem cronológica dos acontecimentos e como os agressores driblaram a segurança, tomaram o centro de poder da maior potência mundial e ameaçaram os congressistas. A mesma equipe também revelou vídeos e depoimentos de crimes de guerra da Rússia na cidade de Bucha, conhecida pelas imagens de corpos espalhados pelas ruas.

O norte-americano Ben Welsh, do Los Angeles Times, conduz a parceria do jornal com a Universidade de Stanford para coletar e analisar dados públicos vitais. O Big Local News compila, processa e compartilha dados governamentais difíceis de obter. Seus produtos capacitaram as redações a produzir trabalhos de responsabilidade em temas como justiça criminal, saúde pública, habitação e educação.
Outra convidada é Errin Haines, que criou a 19th News, uma organização sem fins lucrativos e apartidária para cobrir a interseção de gênero, raça, poder e políticas públicas. O salvadorenho Carlos Dada, do jornal El Faro, e a nicaraguense Jennifer Ortiz falarão sobre o agravamento da repressão aos jornalistas por parte de regimes autocráticos.

A argentina Gabriela Bouret, do La Nación, a colombiana Claudia Báez ( Cuestión Pública/ Chicas Poderosas/ Pulitzer Center), o peruano Jason Martínez (Salud con lupa ), a norte-americana Jéssica Brice (Bloomberg) e um representante colombiano da Organized Crime and Corruption Reporting Project (OCCRP) serão os instrutores de cursos ligados à quarta edição do Domingo de Dados.

Confira a programação completa do Congresso Abraji 2022 e inscreva-se aqui.

SERVIÇO
17º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo
Versão on-line: 3 e 4 de agosto, com acesso gratuito
Versão presencial: 5, 6 e 7 de agosto, com ingressos pagos
Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP)
Rua Alagoas, 903 - Higienópolis, São Paulo, Brasil

Inscrições em: http://congresso.abraji.org.br/

Blog da cobertura: https://congressoabraji.wordpress.com/

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.