22/05/2021

Cobertura de cidades e novos formatos do jornalismo são temas da seleção do 14º Descobrir São Paulo, Descobrir - se Repórter

Uma megalópole como São Paulo traz consigo uma série de desafios quando se trata de realizar uma cobertura jornalística. Em quê é preciso estar atento? Como se preparar? Como enxergar uma boa pauta? Quais elementos e estratégias usar? Estas foram algumas das questões discutidas no Encontro de Confraternização e Seleção do 14º Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter, módulo do Projeto Repórter do Futuro que discute jornalismo de cidades.

São Paulo possui mais de 12 milhões de habitantes. No mundo, apenas 75 países possuem população superior a este número. É como se a capital paulistana fosse constituída de muitas ilhas. Este foi o paralelo apresentado pelo jornalista e professor Aldo Quiroga, integrante da coordenação do PRF e convidado especial deste módulo.

Quiroga destacou que é necessário que o jornalista trabalhe para conectar essas diferentes ilhas. Ele apontou que as desigualdades do país se acirraram neste período de pandemia, não apenas no nível socioeconômico, como também no democrático, na relação de equilíbrio de poderes. "Onde o poder democrático não chega, outros poderes se estabelecem", afirmou. Ao ressaltar o papel do jornalismo na consolidação da democracia, O jornalista, que é editor chefe do jornalismo na TV Cultura (SP), apontou que o exercício da profissão é "a vacina contra a desinformação".

Observando ataques sofridos pelos jornalistas, o educador Alexsandro dos Santos, diretor executivo da Escola do Parlamento, reforçou a importância da relação entre o jornalismo e a manutenção da democracia, dois pilares que sofrem ataques de um ecossistema de desinformação.

Santos destacou que o Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter é também uma forma de aproximar estudantes e imprensa do que acontece no legislativo, desfazendo o ar de "caixa preta" no qual o setor aparenta estar.

Sergio Gomes, diretor da OBORÉ e idealizador do Repórter do Futuro, participou do Encontro e falou da história do Projeto, que remonta aos anos 1980. Ressaltou também que, antes de qualquer jornalista explicar os fatos, é necessário entender o mundo; daí a importância de estudar e compreender a realidade dos fatos para depois interpretá-los.

Novos formatos

Pensando na produção e nos produtos jornalístico atuais, as fronteiras do que é considerado jornalismo se expandiram. O coordenador pedagógico do curso André Deak, reforçou que atualmente o jornalismo tenta muito se explicar sobre o uso ou não de determinados recursos, quando deveria testar e experimentar mais.

Deak usou como exemplo a rede social TikTok e outras plataformas multimídia que tem recolhido ao longo de sua vida profissional. O professor, que leciona na ESPM, reúne grande parte dessas investigações e experiências no site: https://labfor.espm.edu.br/.

Participaram do encontro, que foi conduzido em modo remoto e transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da Escola do Parlamento, 195 estudantes e recém-formados de 43 instituições de ensino superior de 10 estados do Brasil. Os presentes foram desafiados a produzir um texto jornalístico sobre o encontro deste sábado. O resultado da seleção será divulgado no site da OBORÉ e na Escola do Parlamento no próximo dia 26/5, quarta-feira.

O curso se desenvolverá em oito sessões, aos sábados, de 29 de maio a 10 de julho. Promovido pelo décimo ano consecutivo pela OBORÉ em parceria com a Escola do Parlamento, o módulo tem coordenação do jornalista, professor e produtor cultural André Deak.

A atividade é gratuita. Para esta edição, serão selecionados 30 participantes, sendo que 10 vagas são destinadas aos estagiários de comunicação dos gabinetes legislativos e outros setores da Câmara Municipal.

Sobre esta edição

O 14º Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter - um dos módulos mais tradicionais do Projeto Repórter do Futuro e que trata da cobertura jornalística da cidade – terá como eixo a revisão do Plano Diretor Estratégico. Sob o tema "São Paulo tem jeito? Em pauta, o plano diretor estratégico da cidade", o curso receberá representantes da Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente da Câmara Municipal.

Também participam dos encontros renomados professores e especialistas como Marcos Buckeridge, diretor do Instituto de Biociências da USP e um dos coordenadores do Centro de Síntese USP - Cidades Globais; o arquiteto e urbanista Ciro Pirondi, um dos criadores da Escola da Cidade e o atual responsável pela Fábrica-Escola de Humanidades, e Marcelo Ignatios, arquiteto e urbanista, diretor do Instituto dos Arquitetos do Brasil / Secção São Paulo. Dentre os convidados também estão Aldo Quiroga, jornalista e editor-chefe da TV Cultura, que fará uma reflexão sobre a cobertura jornalística da cidade de São Paulo, e a jornalista Soninha Francine, atual chefe de gabinete da Secretaria de Relações Internacionais da Cidade de São Paulo, que falará sobre políticas de gestão de grandes cidades do mundo a partir de trocas de experiências estratégicas.

O curso é promovido pela OBORÉ em parceria com a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo e conta com o apoio institucional da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – Abraji, do Instituto dos Arquitetos do Brasil / Secção São Paulo – IAB/SP, da Escola da Cidade, do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo - IEA/USP e do Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais – IPFD.

Material de referência para o módulo:

  1. MONITORE E AVALIE OS RESULTADOS DO PDE PELA INTERNET: PREFEITURA DE SÃO PAULO. HTTPS://MONITORAMENTOPDE.GESTAOURBANA.PREFEITURA.SP.GOV.BR/

  2. MEGALÓPOLIS, DE LEON, IRMA, MARIA E JOÃO PEDRO HIRSZMAN. DIREÇÃO: LEON HIRSZMAN. BRASIL, 1973. DOCUMENTÁRIO, 10 MIN. DISPONÍVEL NA PLATAFORMA SPCINE.

  3. DIREITO URBANÍSTICO E A REVISÃO DO PLANO DIRETOR: FUNDAMENTOS PARA AÇÃO LEGISLATIVA. ESCOLA DO PARLAMENTO: HTTPS://WWW.SAOPAULO.SP.LEG.BR/ESCOLADOPARLAMENTO/CURSOS/EM-ANDAMENTO/DIREITO-URBANISTICO-POLITICA-URBANA-E-PLANO-DIRETOR-ESTRATEGICO-FUNDAMENTOS-PARA-ACAO-LEGISLATIVA/

  4. WEBINÁRIO SÃO PAULO 2030: HTTPS://WWW1.FOLHA.UOL.COM.BR/SEMINARIOSFOLHA/SAO-PAULO-2030/

  5. ANÁLISE SISTÊMICA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O AVANÇO DOS CASOS DE COVID-191, POR VINÍCIUS CARVALHO JARDIM I E MARCOS SILVEIRA BUCKERIDGE: ESTUDOS AVANÇADOS. HTTPS://WWW.SCIELO.BR/SCIELO.PHP?SCRIPT=SCI_ARTTEXT&PID=S0103-40142020000200157

  6. CIÊNCIA E POLÍTICAS PÚBLICAS NAS CIDADES: REVELAÇÕES DA PANDEMIA DA COVID-191, POR MARCOS SILVEIRA BUCKERIDGE I E ARLINDO PHILIPPI JUNIOR - ESTUDOS AVANÇADOS. HTTPS://WWW.SCIELO.BR/SCIELO.PHP?PID=S0103-40142020000200141&SCRIPT=SCI_ARTTEXT

Serviço

14º Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter

Palestras / entrevistas coletivas: 29 de maio, 5, 12, 19 e 26 de junho, 3 e 10 de julho de 2021, sábados, das 9h30 às 12h30. (via Zoom)

Acesse o Canal da Escola do Parlamento

Mais informações:

reporterdofuturo@obore.com

WhatsApp (11) 99320 - 0068

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.