20/04/2001

Começam festejos da Revolução dos Cravos

A viagem do grupo de 17 adolescentes paulistas, em sua maioria estudantes do Colégio Nossa Senhora das Graças, que parte hoje para Portugal dá início a uma extensa programação cultural aqui na Capital em comemoração à Revolução de 25 de Abril de 1974, a Revolução dos Cravos, responsável pela derrubada da ditadura salazarista.

O grupo será recebido pela Câmara Municipal de Palmela. Lá, conhecerão, além de Palmela, as cidades do entorno e Lisboa. A intenção é fazer do turismo uma forma de intercâmbio, de troca de experiências e uma imersão intensa na cultura portuguesa e na alma dos festejos de 25 de Abril. Para o diretor Social do Centro Cultural 25 de Abril, em São Paulo, o jornalista Sérgio Gomes, “esta é a idade em que se ganham ou perdem preconceitos. Esta é a idade ideal para viajar e conhecer outras culturas. Ninguém consegue ficar racista depois de conhecer a riqueza e a diversidade de outras culturas.”

Como parte dos festejos, no dia 28 de abril, São Paulo recebe um presente de oito metros de altura e oito toneladas, todo em aço corten, que vem direto de Alcobaça, terra natal e estúdio do escultor José Aurélio. Ele é o autor da obra “Porta de Abril”, doado pela Junta Metropolitana de Lisboa (que engloba 19 municípios) para a Cidade de São Paulo. A peça será instalada no Largo Mestre de Aviz, no bairro Jardim Lusitânia, Zona Sul de São Paulo, vizinho ao Parque do Ibirapuera. Representantes dos partidos políticos portugueses de expressão nacional e deputados brasileiros confirmaram presença. A própria prefeita paulistana, Marta Suplicy, e o secretário municipal de Cultura, Marco Aurélio Garcia, estarão recebendo o presente dos portugueses. Durante toda a manhã acontecerão shows, peças de teatro e espetáculos de dança no Largo.

No dia 25, a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo recebe representantes dos países de língua portuguesa, os embaixadores de Portugal e de Angola e representes do poder executivo municipal para o debate sobre as Repercussões Internacionais do 25 de Abril. O evento será transmitido ao vivo pela TV Assembléia e a TV Cultura disponibilizará o sinal de sua transmissão por satélite para todo o mundo.

Ao mesmo tempo, acontece, no Centro Cultural São Paulo, a Mostra do Moderno Cinema Português – Raiz do Coração, com um filme português a cada dia, de 23 a 6 de maio. As sessões são gratuitas e os ingressos devem ser retirados na bilheteria do Centro Cultural São Paulo.

No dia 26, a programação é musical, com o encontro entre a viola caipira do mineiro Ivan Vilela e a guitarra portuguesa, no auditório do Colégio Nossa Senhora das Graças.

Um dia depois, estudantes de engenharia e arquitetura e o público interessado no debate dos espaços urbanos da Capital poderá assistir a palestra da arquiteta Miriam Escobar, do escultor português, José Aurélio e da diretora do DPH (Departamento de Patrimônio Histórico), Leila Regina Diêgoli, na própria sede do DPH, na Praça Coronel Fernando Prestes, Bom Retiro, sobre Arte Escultória e Logradouros Públicos.

Todas as informações sobre os festejos do 25 de Abril em São Paulo podem ser acompanhadas através do site do Centro Cultural na Internet, no endereço: www.utopia.com.br/cc25a

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.