17/08/2022

Congresso da Abraji reuniu jornalistas, pesquisadores e estudantes para discussão de temas relevantes ao jornalismo e à prática profissional

Após dois anos realizado em formato remoto, o 17° Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo voltou ao presencial em modo híbrido. Promovido pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), o evento ocupou as instalações da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), em São Paulo, no início de agosto, com temas importantes para o jornalismo e assuntos que vêm mobilizando a sociedade nos últimos meses.

As conferências dos dois primeiros dias de evento ( 3 e 4 de agosto) foram totalmente online e gratuitas. Para quem perdeu, ainda dá tempo de assistir: as mesas ficam disponíveis até o dia 7 de setembro na plataforma oficial do evento. A programação continuou nos dias 5 e 6 de forma presencial, no campus da FAAP, seguida do já tradicional Domingo de Dados, no dia 7.

Com mais de 100 atividades e cerca de 250 palestrantes e mediadores, o Congresso abordou assuntos como o panorama eleitoral, a violência contra jornalistas, a cobertura climática, as ameaças à democracia, o cenário político de países da América Latina, a Guerra na Ucrânia, a desinformação e a checagem de fatos. Diversidade nas redações e representatividade de pessoas de grupos minoritários, como população indígena e negra, mulheres e a comunidade LGBTQIAP+ também foram assuntos em destaque.


Convidados internacionais

Convidados de outros países marcaram presença como palestrantes. É o caso de Mattia Fossati, jornalista italiano e autor do livro “Narcos Carioca: Una Storia di Mafie e Favelas”. Fossati participou de uma mesa presencial, bem como o salvadorenho Carlos Dada, fundador e diretor do site de notícias El Faro; Jennifer Ortiz, fundadora do Nicaragua Investiga; Ben Welsh, editor do Departamento de Dados e Gráficos do Los Angeles Times e Haley Willis, jornalista do The New York Times.

O congresso também contou com a participação dos noruegueses Natalie Remøe Hansen, Erlend Ofte Arntsen, Kristoffer Kumar, autores da reportagem que deu origem ao documentário “O golpista do Tinder”; da peruana Paola Ugaz e das mexicanas Maria Teresa Montaño Delgado e Gabriela Martinez; do francês Laurent Richard, diretor do Projeto Pegasus, que revelou a espionagem ativistas e jornalistas por governos; das ucranianas Katerina Sergatskova e Sevgil Musayeva, que estão cobrindo a guerra. Além de Julia Angwin, estadunidense fundadora da The Markup, criada para investigar o uso dos algoritmos na sociedade e do engenheiro Christopher Bouzy, do Bot Sentinel, focado no combate à desinformação.


Homenagens pelos 20 anos da Abraji

Assassinado quando fazia uma reportagem sobre o tráfico de drogas no Rio de Janeiro, Tim Lopes teve sua trajetória recordada ao longo do evento que celebrou os 20 anos da Abraji. O crime abalou a imprensa e fez os meios de comunicação buscarem condições mais seguras para o exercício da profissão. Em vista dessa tragédia, os jornalistas se articularam na criação da Abraji naquele mesmo ano. A família de Tim e colegas de profissão foram convidados a falar sobre o repórter. Jornalistas que morreram no último ano também foram homenageados em mesa que abordou a cobertura da Amazônia e o assassinato de Dom Philips e Bruno Pereira.

Foram homenageados também os ex-presidentes Marcelo Beraba (2003-2007) e Angelina Nunes (2008-2009), atualmente integrantes do Conselho Curador da Abraji. Marcelo Beraba foi diretor do Grupo Estado em Brasília. Trabalhou em O Globo, no Jornal do Brasil, na TV Globo e na Folha de S.Paulo, onde exerceu, entre outras, a função de ombudsman. É um dos fundadores e foi o primeiro presidente da Abraji. Recebeu em 2005 o Prêmio Excelência em Jornalismo do ICFJ. Atual coordenadora do Programa Tim Lopes, Angelina Nunes foi a primeira mulher presidente da Abraji. Ela é mestre em Comunicação pela Uerj (RJ), recebeu prêmios internacionais de jornalismo, como Rey de España, IPYS e SIP, e nacionais, como Esso, Embratel, Vladimir Herzog e CNH. É membro do International Consortium of Investigative Journalists (ICIJ).

Prêmio Abraji de Contribuição ao Jornalismo – 5ª edição

Criado em 2014, o Prêmio Abraji de Contribuição ao Jornalismo visa reconhecer entidades ou indivíduos que trabalham em favor da imprensa, apesar de não estarem diretamente relacionadas ao setor jornalístico, foi entregue a Taís Gasparian. Advogada especialista na área do direito civil relacionado à mídia, à publicidade e à internet, Gasparian colabora com a Abraji desde o início, quando ajudou a redigir seu estatuto social, além de representar a organização em processos e amicus curiae junto ao STF. Desde 2021 dirige o Tornavoz, associação que se propõe a garantir defesa jurídica especializada àqueles que sofrem processos em razão do exercício da manifestação do pensamento e da expressão. Já receberam a condecoração da Abraji o economista Gil Castello Branco, da Associação Contas Abertas e ex-diretor-executivo da Transparência Brasil; o pioneiro do jornalismo de dados e cofundador da Transparência Brasil Claudio Weber Abramo; Alberto Dines, pela criação do Observatório da Imprensa, e Sergio Gomes, diretor da OBORÉ.

Cobertura

Pelo décimo terceiro ano consecutivo, uma redação laboratorial do Projeto Repórter do Futuro, organizado pela OBORÉ, entidade parceira da Abraji, fez a cobertura oficial do 17º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. Cerca de 60 estudantes e recém-formados atuaram como repórteres, editores e coordenadores editoriais e cobriram remota e presencialmenbte os painéis durante os cinco dias do evento.

A experiência - que conta com o apoio institucional da UNESCO Montevideo - simula a realidade de uma redação: desde o exercício da cobertura, a coletiva de imprensa, o cumprimento de prazos, as regras de publicação, a relação com a figura do editor, além de estimular o exercício reflexivo da profissão.

Todo o conteúdo produzido estará disponível nas redes sociais da Abraji e no blog de cobertura oficial: https://congressoabraji.wordpress.com/

Visite também o site da Abraji para mais acompanhar o trabalho da associação

Este texto foi escrito por Maria Ferreira dos Santos, Beatriz Santoro e Ana Luisa Gomes, com informações recuperadas do Blog da cobertura ofiical e do site da Abraji. A ilustração é de Maria Ferreira dos Santos.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.