25/07/2001

Coordenação de Aids assina acordo com agência francesa

A Coordenação Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde assinou protocolo com a instituição francesa ANRS (Agência Nacional de Pesquisa em Aids), no último dia 12 de julho, para trabalhos em conjunto nas áreas de prevenção e tratamento da aids. Alguns convênios são para pesquisas comportamentais, outros para pesquisas sobre medicamentos e vacinas anti-HIV.

Os homossexuais e a população prisional brasileira são dois dos públicos-alvo iniciais das pesquisas comportamentais. A Coordenação Nacional de Aids quer avaliar, entre os homens que fazem sexo com homens, o comportamento relativo a práticas sexuais seguras, percentuais de uso de preservativo e o nível de informações sobre HIV/Aids, para nortear novas ações de prevenção entre este público específico.

Pela primeira vez, ANRS e Brasil farão um estudo do impacto sócio-econômico da distribuição dos coquetéis anti-aids. A Coordenação Nacional de DST/Aids quer comparar o custo-benefício do tratamento, através de números concretos da população infectada que continua no mercado de trabalho, das aposentadorias e pensões evitadas, das profissões mais atingidas pela epidemia, entre outros dados, e avaliar ainda o ganho social do país desde a implantação da terapia antiretroviral gratuita e universal, iniciada em 1996. As informações são da Coordenação Nacional de DST/Aids (www.aids.gov.br)

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.