31/07/2019

Diego Gracia recebe Prêmio Averroes Especial em agosto

O Instituto Premier de Educação e Cultura, em parceria com o Instituto Paliar, entrega no próximo dia 10 de agosto o primeiro Prêmio Averroes Especial ao médico espanhol Diego Gracia, figura de destaque na bioética e influência no assunto em toda a América Latina. O evento ocorre nos Jardins de Soraya, no Hospital Premier.

Considerado um exemplo entre os pares, Gracia influenciou o pensamento da bioética na Europa, na América Latina e no Brasil. Seus escritos são tidos como base para uma corrente de pensamento que orienta teoricamente a bioética. É de sua autoria o livro Fundamentos da Bioética, um marco na área.

Quem fala sobre Diego faz questão de exaltar sua contribuição para o debate da saúde a partir de uma perspectiva filosófica e humanista. Isto deve-se à abordagem bioética proposta por ele que pauta-se na dignidade da vida humana, que questiona o ponto de vista utilitarista e econômico dominante na saúde.

Aos 78 anos, o médico segue contribuindo com a reflexão bioética na Espanha e em diversos países da América Latina. É professor de História da Medicina e Bioética e diretor de pós-graduação na Universidade Complutense de Madri; professor honorário da Faculdade de Medicina da Universidade do Chile; e acadêmico correspondente da Real Academia Hispano Americana de Ciências, Artes e Letras de Cádis.

Por seu pioneirismo e pelo notável espírito compartilhador de seu conhecimento e obra, além das contribuições à discussão da bioética e dos Cuidados Paliativos no Brasil, Diego Gracia é a primeira personalidade estrangeira agraciada com o Prêmio Averroes.


Sobre o Prêmio

Concebido pela OBORÉ e conceituado pelo escritor e ativista José Luiz Del Roio, o Prêmio Averroes - Pioneiro e Compartilhador tem como objetivo enaltecer personalidades brasileiras que contribuíram de forma pioneira e generosa, compartilhando seu conhecimento por meio da cultura, das ciências e das humanidades.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.