06/11/2020

Direitos e Deveres dos Pacientes da Atenção Básica

Cartilha educativa aborda direitos e deveres dos pacientes na atenção básica à saúde a partir de reflexões de profissionais da área

OBORÉ e IPFD - Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão de Políticas Públicas e Sociais assinam a produção de mais uma peça educativa na área da saúde.
O material foi produzido em 2016 a partir do projeto “Vivências de Profissionais da Atenção Básica à Saúde relativas aos Direitos dos Pacientes”, desenvolvido na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP) entre os anos de 2013 e 2015, e agora disponível em formato e linguagem acessíveis ao grande publico usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).

A pesquisa foi desenvolvida pela Enfermeira e Professora Maristela Santini Martins, Doutora em Ciências, Membro do Grupo de Pesquisa Bioética e Administração: Ensino e Assistência à Saúde e atual coordenadora geral de Pós Graduação Lato Sensu e coordenadora de Extensão do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Adventista de São Paulo, sob orientação de Maria Cristina Komatsu Braga Massarollo, Livre-docente e Professora Associada do Departamento de Orientação Profissional da EEUSP.

O objetivo foi conhecer as experiências de profissionais atuantes na Atenção Básica à Saúde relativas aos direitos dos pacientes a partir de pesquisa da qual participaram 17 profissionais de Unidades Básicas de Saúde, sendo eles enfermeiros, médicos, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde e auxiliares técnicos administrativos.

Segundo as professoras, o estudo adotou a metodologia da pesquisa-ação por ser considerada uma ferramenta eficaz para produção de novos conhecimentos na área da saúde, possibilitando a troca de experiências entre os participantes e a fusão entre os saberes formal e informal. As informações desta cartilha, portanto, são frutos da reflexão dos profissionais durante o compartilhamento de experiências nos seminários da pesquisa-ação. Espera-se, com isso, proporcionar maior conscientização quanto à necessidade do respeito aos direitos dos pacientes, quanto à valorização dos profissionais e, ainda, quanto ao exercício dos deveres de cada um.

A íntegra da cartilha pode ser consultada aqui


Saiba mais:
Direitos e deveres dos pacientes na atenção básica à saúde: reflexões de profissionais da área

Realização:
Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo – EEUSP
Centro Universitário Adventista de São Paulo – UNASP
Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo – FAPESP
Elaboração, Texto e Supervisão Técnica
Maria Cristina Komatsu Braga Massarollo
Maristela Santini Martins

Colaboradores | Participantes da Pesquisa-Ação
Ana Cláudia da Silva Souza; Barbara Carina da Silva; Elsi de Carvalho Oliveira; Emerson Gomes Morais; Flávia Mieko Kamoda; Idevaldo Aparecido da Cunha; Jorge Marcel Fernandes; Júlio César Pinheiro da Silva; Marcelo Ramos Leite; Marco Antonio Siqueira; Marcos Polo dos Santos; Míriam Werder Pinho; Sara Marcondes Davi de Melo; Sinésia Pereira Gomes; Valdeci Neris de Jesus, Vera Lúcia dos Santos e Warlley Felipe Ferreira Costa.

Coordenação Editorial
Ana Luisa Zaniboni Gomes | OBORÉ e IPFD - Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão de Políticas Públicas e Sociais.

Ilustrações
Laerte | Ilustração Sindical

Design e produção gráfica
Carlos Guena | Formato Design Gráfico

Disponível em: http://www.ee.usp.br/doc/cartilha_direitos_deveres.pdf

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.