19/08/2002

Dirigentes recebem certificados do I Curso de Comunicação

Diretores dos Distritos de Saúde do município se reuniram no Auditório Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, no último dia 16, para receber o certificado de conclusão do I Curso de Comunicação/Acolhimento realizado de janeiro a maio deste ano. O curso, promovido pelo Departamento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal da Saúde, teve por objetivo capacitar os dirigentes dos Distritos de Saúde em temas de comunicação e acolhimento.

Também receberam certificados os representantes dos Distritos responsáveis pela área de comunicação. O Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Saúde, Pedro Dimitrov, representou o Secretário Eduardo Jorge no encontro que contou ainda com a presença do Secretário Municipal da Comunicação, José Américo, da professora Ausonia Donato, do diretor do Sindicato dos Jornalistas, José Augusto de Oliveira, e Glacilda Pinheiro Correa, gerente do Projeto Acolhimento, representando Rose Inojosa, diretora do Departamento Técnico do Centro de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Saúde.

“Eu queria reforçar aqui a importância do que foi feito através desse curso. Para nós, é fundamental a questão da comunicação. O trabalho que vocês fizeram, o relatório final que foi apresentado e que eu tive a oportunidade de ler, mostrou que é um trabalho excelente e que nós vamos ter que continuar”, afirmou Pedro Dimitrov acerca da importância do curso.

Implantando o SUS - Os Diretores Distritais são as pessoas responsáveis pela implantação do SUS em São Paulo. Com a criação das Subprefeituras, os 41 Distritos de Saúde foram reduzidos para 31 e atendem a regiões com até 300 mil habitantes.

Uma das propostas desse primeiro curso, foi a elaboração do Inventário dos Meios de Comunicação em que os Distritos, através de pesquisas locais, fizeram o levantamento dos meios de comunicação existentes em seus respectivos bairros. De acordo com relato dos diretores distritais, a partir da identificação dos veículos de comunicação, ficou mais fácil o relacionamento com a mídia, não só em nível local, mas também com a grande imprensa. Estimulados pelo curso, os Distritos da Sé e do Butantã passaram a produzir seus próprios informativos. O curso foi coordenado pela OBORÉ em parceria com o Departamento de Jornalismo da ECA/USP e apoio do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo.

O Secretário José Américo afirmou que a Secretaria da Comunicação tem a preocupação de estimular essa iniciativa. "Acho que o nosso Governo ainda sofre um problema muito grave de comunicação, pela falta dessa comunicação molecular e eu acho que a Saúde deu um passo ao fazer esse curso com vocês. Na área do Acolhimento, que é um dos problemas mais graves da área da Saúde, eu vejo a comunicação como parte fundamental da solução. Então, essa proposta de que cada Distrito de Saúde tenha o seu boletim, é fundamental para a nossa Comunicação. Podem contar com todo o nosso apoio e entusiasmo."

Participaram do I Curso de Comunicação/Acolhimento:
Sérgio Buarque de Gusmão - jornalista, diretor do Instituto Gutenberg - Centro de Estudos da Imprensa;
Jair Borin - chefe do departamento de Jornalismo da ECA/USP;
Ciro Pedroza - jornalista e publicitário;
Ausonia Donato - assessora pedagógica do instituto de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo e do Núcleo de Formação dos Trabalhadores da Saúde do CEFOR - Centro de Formação da Secretaria MunicipaL de Saúde de São Paulo;
Marcelo Hargreaves - coordenador do Portal do Governo Eletrônico;
Francisco Torres Troccoli - gerente de Informações da Coordenação de Epidemiologia e Informação - CEINFO;
Heródoto Barbeiro - gerente de Jornalismo da Rádio CBN;
Aureliano Biancarelli - repórter especial da Folha de S. Paulo na área da saúde;
Rita Grotto - responsável pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do Hospital Albert Einstein;
Henrique Aronovich - assessor de Qualidade da TAM;
Rober

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.