15/04/2019

Do SUS à Galeria do Rock

No sábado, 13 de abril, aconteceu na sala Oscar Pedroso Horta da Câmara Municipal de São Paulo, o segundo dia da 12ª edição do Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter - módulo do Projeto Repórter do Futuro que discute temas ligados à cidade.

Marco Antônio Manfredini, sanitarista, docente da Faculdade de Saúde Pública da USP e conselheiro do CROSP (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo) tratou do tema Saúde. Abordou a trajetória do SUS - Sistema Único de Saúde, discutiu a sua importância enquanto política pública e o percurso que assumiu a partir da 8a Conferência Nacional de Saúde, em 1986, fase de redemocratização do país. Os principais eixos e contradições da atualidade - especialmente a questão do financiamento da saúde - serão temas centrais da Conferência deste ano, a 16a, que se realizará em agosto, em Brasiília.

Manfredini ressaltou o alcance do SUS em atividades que vão além da assistência médica. Foto: Augusto Godoy/OBORÉ


"É importante mostrar pra sociedade a importância de ter um sistema público de saúde e entender que saúde não é só assistência médica, mas também políticas públicas adequadas", disse Marco, que participou com os estudantes de uma conferência de imprensa e uma entrevista coletiva de 10 minutos com os estudantes.

A atividade, coordenada pela OBORÉ e Escola do Parlamento, conta com o apoio da Abraji e pode ser acompanhada ao vivo no site da Câmara Municipal da São Paulo - auditórios online - sala Oscar Pedroso Horta. Participam 20 alunos de oito escolas de jornalismo sediadas em SP.

Na sequência, o jornalista, pesquisador urbano e ex-aluno do Repórter do Futuro Marcelo Rainho coordenou uma caminhada pelo Centro de São Paulo a fim de discutir as ferramentas de observação para compreender e reportar o espaço urbano. O flanar é "a gastronomia do olhar", como definiu o francês Honoré de Balzac.

O método desta aula de campo resgata as práticas da escola peripatética de Aristóteles, na Grécia Antiga, que ocupava o o caminhar para observar, refletir e debater. Fizeram parte do roteiro: Edifício Esther, Edifício e Galeria Metrópole, Edifício Eiffel, Edifício Itália, Copan, galeria Metrópolis e Grandes Galerias (Galeria do Rock).

Rainho expôs rupturas e conversões do modernismo em São Paulo. Foto: Augusto Godoy/OBORÉ

O próximo encontro acontece no dia 27 de abril, sábado, às 9h na sala Oscar Pedroso Horta da Câmara Municipal de São Paulo, será discutido emprego e desemprego com Clemente Ganz Lúcio, sociólogo, professor universitário e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República (CDES).

SAIBA MAIS

Programação | 12º curso “Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter”

Coordenadores pedagógicos: Ronald Sclavi, jornalista e professor universitário, e Sergio Gomes, jornalista e diretor da OBORÉ

6 DE ABRIL, SÁBADO
9-11H | SALA OSCAR PEDROSO HORTA DA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO
TEMA: SÃO PAULO, UM BANCO DE PAUTAS
Convidado: Marcelo Soares
Jornalista e professor, foi um dos pioneiros a trabalhar com "Reportagem com o Auxílio do Computador" no Brasil, hoje chamado Jornalismo de Dados. Integra a coordenação do PRF.

Confira como foi, clique aqui.

11H – 12 | PRAÇA MEMORIAL VLADIMIR HERZOG
Comemoração ao Dia do Jornalista e inauguração da réplica em alumínio do troféu Prêmio Vladimir Herzog, de Elifas Andreato.

Confira como foi, clique aqui.

13 DE ABRIL, SÁBADO
9-13H | SALA OSCAR PEDROSO HORTA
TEMA: SAÚDE
Convidado: Marco Antonio Manfredini
Graduado em Odontologia, é doutor em Saúde Pública e pesquisador na área de Saúde Bucal Coletiva e Odontologia Social e Preventiva. Integra a diretoria do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP, gestão 2019-2021). Atua como consultor nas áreas de Formação de Recursos Humanos, Planejamento e Programação em Saúde, Apoio à Gestão Regional, Modalidades de Gestão e Saúde da Família.

13 – 15H | PASSEIO
FERRAMENTAS DE OBSERVAÇÃO PARA COMPREENDER E REPORTAR O ESPAÇO URBANO.
Roteiro: Edifício Esther, Edifício e Galeria Metrópole, Edifício Eiffel, Edifício Itália, Copan, galeria Metrópolis e Grandes Galerias (Galeria do Rock).
Coordenação: Marcelo Rainho.
Jornalista (PUC-SP), fez o curso do Projeto Repórter do Futuro em 1996. Desenvolveu a carreira na direção de arte trabalhando em publicações como Arquitetura e Construção, Casa Claudia, Vogue, Playboy, seLecT, entre outras. Ministrou aulas de design no IED (Istituto Europeo di Design) de São Paulo e do Rio de Janeiro. Contribui na fundação e coordenou a casa seLecT, espaço de cursos e eventos da revista seLecT. Cultiva a experiência de flanar por São Paulo, o que rendeu o perfil no instagram: @arteculturasp, um roteiro cultural da cidade.

27 DE ABRIL, SÁBADO
9-13H | SALA OSCAR PEDROSO HORTA
TEMA: EMPREGO/DESEMPREGO
Convidado: Clemente Ganz Lúcio
Sociólogo e professor universitário. Atua como diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos - DIEESE desde 2004. É membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República (CDES) e do Conselho de Administração do Centro de Altos Estudos Brasil Século XXI.

4 DE MAIO, SÁBADO
9-13H | SALA OSCAR PEDROSO HORTA
TEMA: VIOLÊNCIA
Convidado: Bruno Paes Manso
Economista e jornalista, é doutor em ciência política e pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo – NEV/ USP. Suas pesquisas referem-se a temas como homicídios, confiança institucional e legitimidade. É pesquisador-pleno do grupo de pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade, ligado à Escola de Comunicação e Artes (USP) e ao Instituto de Estudos Avançados (USP).

11 DE MAIO, SÁBADO
9-13H | SALA OSCAR PEDROSO HORTA
TEMA: MOBILIDADE
Convidado: José Police Neto
Formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Iniciou sua carreira no ambiente público aos 21 anos, trabalhando na Assembleia Legislativa de São Paulo como assessor parlamentar e chefe de gabinete. Está em seu quarto mandato como vereador na cidade de São Paulo. Atua intensamente nos assuntos que dizem respeito à qualidade urbanística na cidade de São Paulo, principalmente nas áreas de mobilidade, habitação, revitalização dos espaços públicos e planejamento urbano.

MAIO E JUNHO = OPERAÇÃO PONTO FINAL

29 DE JUNHO, SÁBADO
9-13H | UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (SALA 631), COMO PARTE DA PROGRAMAÇÃO DO 14º CONGRESSO INTERNACIONAL DE JORNALISMO INVESTIGATIVO

FEIRA DE AMOSTRAS DA OPERAÇÃO PONTO FINAL
AVALIAÇÃO + DIPLOMAÇÃO + ENCERRAMENTO

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.