02/08/2001

Educação e cultura unem instituições da Vila Buarque

Com o objetivo de promover o intercâmbio entre as instituições e, ao mesmo tempo, atuar no sentido de dar visibilidade aos projetos desenvolvidos na região, acaba de ser criado o “Circuito Vila Buarque de Educação e Cultura”, movimento que integra algumas das mais importantes instituições do bairro localizado na região central de São Paulo.

A Vila Buarque tem papel de destaque na história política e cultural do país. É onde fica o teatro de Arena Eugênio Kusnet, a antológica Rua Maria Antonia da USP, a Universidade Mackenzie, a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, o Edifício Itália, o mais alto da cidade, e o edifício Copan, o maior edifício em concreto armado do mundo, com 5500 moradores, população maior que a de muitos municípios brasileiros.

A iniciativa, liderada pela organização não governamental Ação Educativa e Centro Universitário Maria Antonia, vem de encontro e se junta a uma outra articulação que visa a fundação da primeira rádio comunitária da região. A idéia é que a rádio seja colocada no ar amparada por um novo modelo de legislação proposto pelos vereadores Carlos Néder (PT) e Ricardo Montoro (PSDB), através do Projeto de Lei 145/01, que transfere a regulamentação da atividade da esfera federal para a municipal. O PL já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal de São Paulo e está agora na Comissão de Política Urbana.

Segundo o chefe de Gabinete do vereador Carlos Néder, Marco Manfredini, a municipalização dos processos de concessão de rádios comunitárias pode virar lei em São Paulo ainda no segundo semestre deste ano. “O debate em torno da questão tem se intensificado na Câmara e abre precedentes para uma discussão nacional sobre o tema”.

O texto do Anteprojeto de Lei foi preparado pelo juiz aposentado, Paulo Fernando Silveira, um dos maiores especialistas na matéria e tem servido de base para a elaboração de projetos de lei em diversos municípios. A expectativa é que, a partir de agora, um maior número de municípios assuma a radiodifusão comunitária como questão de decisão local. São Gonçalo, cidade do Rio de Janeiro, é o primeiro grande município do país a aprovar, em meados de julho, a lei municipal de rádio e TV comunitárias e a criação do Conselho Municipal de Comunicação.

A proposta de uma rádio comunitária na Vila Buarque partiu, há quatro anos, do Padre Romano, párocro da Igreja da Consolação (atual Catedral de São Paulo), que vê na iniciativa uma forma de melhorar a convivência na região central da cidade através da promoção da cidadania. O projeto, que nasceu com o apoio do Copan, Sindicato dos Jornalistas, Biblioteca Monteiro Lobato, Faculdade de Saúde Pública da USP, Rádio Heliópolis, Datagraph Engenharia e OBORÉ, incorpora-se agora ao movimento “Circuito Vila Buarque de Educação e Cultura”, do qual participam ainda TUSP (Teatro da Universidade de São Paulo), CESCLA (Centro Cultural Santa Casa), Fórum de Cortiços, Centro Comunitário da Criança e do Adolescente, Site Tudo Higienópolis - www.tudohigienópolis.com.br , SESC/Consolação, Associação Bairro Vivo, FUNAP (Fundação Professor Dr. Manoel Pedro Pimentel de Amparo ao Trabalhador Preso), IAB/SP (Instituto dos Arquitetos do Brasil/SP), Associação Viva o Centro, e ABONG (Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais).

O site Tudo Higienópolis terá um link dando conta das atividades do “Circuito Vila Buarque de Educação e Cultura”. A próxima reunião das entidades que integram o movimento será no próximo dia 29 de agosto (quarta-feira), às 16 horas, na Biblioteca Monteiro Lobato, R. General Jardim, 485 - Vila Buarque.

Para maiores informações:

Vereador Carlos Néder: tel. 3115.1651 - e.mail: marcom@cmsp.prodam.sp.gov.br
Vereador Ricardo Montoro: tel. 3111.2000 - ramais 2261/2421/2516 - e.mail: ricardo@montoro.org.br
Ação Educativa: telefax - 3151.2333 - e.mail: acaoeduca@acaoeducativa.org
Centro Universitário Maria Antonia: t

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.