16/09/2022

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do curso ‘Cinema e Jornalismo: luzes sobre São Paulo’

A atividade, gratuita, é voltada a estudantes de cursos de graduação em Jornalismo, Rádio e TV, Multimeios, Audiovisual e/ou Cinema de instituições públicas e privadas do estado de São Paulo. As inscrições seguem até dia 22, quinta-feira.

Na segunda edição do curso “Cinema e Jornalismo: Luzes sobre São Paulo”, programado para o período de 24 de setembro a 31 de dezembro, os participantes são convidados a assistir filmes, acompanhar debates, reflexões e entrevistas coletivas com cineastas, especialistas e pesquisadores, além de produzir uma obra audiovisual.

O ponto de partida de cada encontro são obras cinematográficas disponibilizadas na plataforma da Spcine, que guiarão as reflexões, discussões, pautas, reportagens, documentários, narrativas audiovisuais e produções multimídia sobre a cidade de São Paulo.

São 100 vagas com inscrições gratuitas. Inscreva-se aqui.

A atividade é realizada pelo Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão de Políticas Públicas e Sociais (IPFD), em parceria com a OBORÉ Projetos Especiais, e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura Municipal de São Paulo.

Sobre o projeto

As transformações cada vez mais rápidas e profundas pelas quais a cidade de São Paulo vem passando nas últimas décadas evidenciam que a tarefa de comunicar as suas realidades, dinâmicas de funcionamento e instrumentos de participação é crescentemente complexa.

Essa velocidade de transformação da cidade e da sociedade vem acompanhada de novas possibilidades de leitura e registro com o avanço tecnológico e a revolução digital.

E para empreender o mergulho necessário para registrar e documentar as múltiplas realidades paulistanas requer boa preparação prévia, informação qualificada e conquista de repertórios éticos, estéticos e sensíveis, o que pode ser desenvolvido pelo acesso a recursos e narrativas artístico-culturais, em especial o Cinema e os múltiplas formatos audiovisuais que atualmente circulam nas mais diversas telas, mídias e plataformas.

Neste projeto, em sua segunda edição, a proposta é jogar luz sobre as muitas questões que envolvem a vida cotidiana em São Paulo com a ajuda de peças/ obras audiovisuais e documentários produzidos e disponíveis na plataforma da Spcine para, em seguida, discutir novas pautas e incentivar novas produções e narrativas jornalísticas e audiovisuais.

Inscreva-se aqui.

Metodologia

Cada encontro será precedido pela audição dos filmes selecionados na programação. Eles serão disponibilizados, previamente, de maneira online para todos.

A cada sábado haverá a participação remota em palestras, seguidas de entrevistas coletivas com profissionais e especialistas que dialogam com a temática da obra, da cidade e/ou do encontro proposto na programação.

Durante os encontros, os participantes deverão se organizar em grupos para a produção de peças audiovisuais e/ou multimídia, sobre a cidade de São Paulo e o percurso dos encontros. Todos serão acompanhados pelos coordenadores do curso.

Ao final, há o desafio para que essa produção seja veiculada nos mais variados meios de comunicação, sejam eles tradicionais, alternativos, periféricos ou mídias sociais.

Inscrições e seleção

Serão selecionados 100 estudantes de cursos de graduação em Comunicação com habilitação em Jornalismo, Multimeios, Audiovisual e/ou Cinema, de instituições do estado de São Paulo, públicas e privadas.

A política de financiamento estudantil e o sistema de cotas são critérios a serem utilizados como indicadores de seleção às vagas do curso. No formulário de inscrição há um campo específico para indicar se o postulante ao curso é matriculado em uma instituição privada ou pública e se seu ingresso na universidade foi via Ação afirmativa EP (EP= Escola Pública), Ação afirmativa PPI (PPI= Pretos, pardos e indígenas) ou Ampla concorrência (AC), no caso da rede pública.

Se for aluno de escola privada, deverá indicar se é beneficiário de programas de bolsa, como por exemplo, FIES ou PROUNI.

IMPORTANTE! Tal roteiro nos orientará na pré-seleção dos 100 cursistas, sendo:

- 50 vagas para estudantes de escolas públicas

- 50 vagas para as estudantes de escolas privadas sendo que, para estes, daremos prioridade aos estudantes com bolsas e financiamento estudantil.

Inscreva-se aqui.

Cronograma

16 a 22 de setembro: período de inscrição

24 de setembro, sábado, das 10h às 12h30 - encontro de confraternização dos inscritos e apresentação do curso e sua metodologia.

1, 8, 15, 22 e 29 de outubro e 5 de 12 de novembro de 2022, sempre aos sábados, das 10h às 12h30: encontros (discussão sobre a obra + conferência com especialista + entrevista coletiva)

Outubro a dezembro 2022: produção e finalização das obras audiovisuais em grupos

Mais informações

www.obore.com
www.ipfd.org.br
E-mail: reporterdofuturo@obore.com
Whatsapp: (11) 9 9320-0068

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.