11/04/2001

Igreja quer rádio comunitária no centro de São Paulo

A Vila Buarque, no centro de São Paulo, vai ganhar uma rádio comunitária no dia 8 de setembro próximo. A data foi definida em encontro realizado nas instalações dos estúdios-laboratório da OBORÉ, no último dia 27 de março, reunindo a Igreja Nossa Senhora da Consolação (Catedral de São Paulo enquanto a Sé estiver em reforma), o Edifício Copan, maior prédio residencial do mundo construído em concreto armado, o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, a Biblioteca Monteiro Lobato, mais antiga biblioteca infantil da América do Sul, além dos Chefes de Gabinete dos vereadores Ricardo Montoro (PSDB), um dos vereadores mais votados em São Paulo nas últimas eleições, e Carlos Néder, líder do PT na Câmara, representando as duas maiores bancadas da Câmara Municipal de São Paulo.

Segundo o párocro da Igreja da Consolação, Padre Adair Lopes da Silva, mais conhecido como Padre Romano, autor do projeto, o funcionamento de uma rádio comunitária na região viria aproximar a comunidade e instigar as pessoas a se envolverem mais com o bairro. A Vila Buarque tem 4 universidades, cerca de 30 restaurantes, 10 teatros e aproximadamente 40 entidades de classe. A história política e cultural do país passa pela Vila Buarque. É onde fica o teatro de Arena Eugênio Kusnet, a Universidade Mackenzie, a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e o Edifício Itália, o mais alto da cidade.

Rádio cidadã - “A gente sonha com a possibilidade de uma rádio ser, de fato, um instrumento para falar das nossas coisas e levar as pessoas a se posicionarem para transformar a cara desse centro que a gente quer ver melhor e onde a convivência possa ser mais pacífica, sem tanta violência”, afirma o Padre Romano, destacando que o objetivo não é o proselitismo religioso, mas a promoção da cidadania.

A iniciativa conta com o apoio irrestrito do síndico do Copan, Afonso de Oliveira. “ Já estamos trabalhando para ter a nossa própria TV interna e agora, estamos nos associando a essa idéia do Padre Romano, porque uma rádio viria de encontro ao que pretendemos que é fazer com que a comunidade, especialmente da Avenida Ipiranga e Rua Araújo, entenda não só o valor histórico do Copan, mas tudo o que ele representa na cidade.” Projetado por Oscar Niemeyer há 50 anos, o Copan tem 5500 moradores, uma população maior do que a de 400 municípios brasileiros.

Projeto de Lei – As presenças de Francisco Buonafina, Chefe de Gabinete do vereador Ricardo Montoro, e Marco Antonio Manfredini, Chefe de Gabinete do vereador Carlos Neder, na reunião, se justificam pelo fato de os dois vereadores terem trabalhado juntos na elaboração do Projeto de Lei que dispõe sobre exploração do Serviço de Radiodifusão Comunitária no Município de São Paulo. É a primeira vez que dois vereadores de partidos distintos apresentam uma mesma proposta legislativa.

O Anteprojeto de Lei foi preparado pelo Juiz Federal aposentado de Uberaba, Paulo Fernando Silveira, um dos maiores especialistas na matéria, e que esteve em São Paulo, dia 16 de fevereiro, a convite da OBORÉ, para reunir-se com os dois vereadores, seus chefes de gabinete e respectivas assessorias jurídicas.

Na verdade, o Anteprojeto foi elaborado em sintonia com os termos do documento apresentado, dia 26 de agosto, por Ricardo Montoro, a uma plenária de emissoras ocorrida na Faculdade de Saúde Pública da USP ( vide íntegra abaixo ) onde estavam presentes as quatro coordenações das Rádios Comunitárias : ABRAÇO, APERLOC, ANCARC e FÓRUM ( * )

Foram 40 dias de estudos, consultas e emendas, mas os dois vereadores decidiram só protocolar o documento junto à Mesa da Câmara de São Paulo depois de ouvir as opiniões das pessoas e entidades que resolveram fundar e colocar no ar, dia 8 de setembro, a Rádio Comunitária da Vila Buarque. O Projeto de Lei foi protocolado na tarde do dia 27 de março com o número 145/01.

Projetos de Engenharia - Também participaram da reunião, os engenheiros coordenadores do Centro de Elaboraç

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.