29/01/2001

Marques de Melo recebe titulo de Professor Emerito da USP

O jornalista e professor José Marques de Melo, um dos docentes fundadores da Escola de Comunicação e Artes da USP - ECA - receberá o título de "Professor Emérito" da Escola que ajudou a criar em 66. A solenidade será realizada no próximo dia 13 de dezembro, às 18 horas, no edifício principal da Escola.

Após a cerimônia, haverá um coquetel de lançamento do livro "Grandes Nomes da Comunicação: José Marques de Melo". A publicação é da Universidade Católica de Pernambuco, que comemora 50 anos de fundação e homenageia o mais destacado ex-aluno do seu Curso de Jornalismo.

José Marques de Melo, de 58 anos, iniciou sua carreira de jornalista em 59, nas redações dos jornais "Gazeta de Alagoas" e "Jornal de Alagoas". Trabalhou depois no "Jornal do Commercio" e na "Ultima Hora - Nordeste", do Recife; em "O SP" e "A Gazeta", de São Paulo; e na "Revista de Cultura Vozes", de Petrópolis. Colaborou ainda como articulista de vários outros jornais, incluindo "A Folha de S.Paulo" e o "Correio Braziliense".

Sua carreira acadêmica deslanchou em 66, no Instituto de Ciências da Informação da Universidade Católica de Pernambuco, de onde transferiu-se logo em seguida para São Paulo. Lá, ajudou a estruturar a Escola de Comunicações Culturais da USP, mais tarde denominada de ECA.

Marques de Melo foi o primeiro doutor em Jornalismo titulado por Universidade brasileira. Ministrou aulas em diversas faculdades do pais e já atuou como professor/pesquisador em várias Universidades estrangeiras, nos EUA, Espanha, Mexico, Argentina, Uruguai, Venezuela, Bolivia e Chile.

O professor coordena hoje o Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo e é consultor acadêmico para a área de comunicação das Faculdades Integradas Alcântara Machado (Fiam) e das Faculdades de Campinas (Facamp). José Marques ocupa ainda o cargo de Titular da Cátedra Unesco de Comunicação para o Desenvolvimento Regional.

Dentre os prêmios que coleciona estão o "Wayne Danielson de Ciências da Comunicação - University Of Texas (USA)" e a Medalha Rui Barbosa do Ministério da Cultura (RJ). Jornal da Ciência

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.