30/08/2002

Municípios alagoanos se unem contra a mortalidade infantil

O alto índice de mortalidade materna e infantil no Estado de Alagoas motivou a realização do Curso de Informação em Saúde Pública para Comunicadores - Projeto de apoio ao Programa de Redução da Mortalidade Materna e Infantil no Estado de Alagoas que reuniu, em Maceió, 152 pessoas ligadas às áreas da saúde, educação e comunicação. O curso aconteceu nos finais de semana de 9 a 11 e 23 a 25 de agosto, no Matsubara Hotel.

Oficializado pela Universidade de São Paulo, o curso tem por objetivo capacitar comunicadores para que possam, através dos veículos onde atuam, colaborar na redução da mortalidade materno-infantil no Estado. De acordo com dados do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB), na área trabalhada pelas equipes do Programa de Saúde da Família, a mortalidade infantil em Alagoas, no ano de 2000, foi de 49,25 por mil nascidos vivos. A meta do governo é chegar ao final de 2002 com esse percentual reduzido para 35,08.

O evento foi promovido pela Secretaria de Políticas de Saúde do Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas através do programa de Redução da Mortalidade Materna e Infantil e do projeto de Informação, Educação e Comunicação e teve como realizadores a Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e seu Centro de Educação Permanente e a OBORÉ. Teve ainda o apoio da Secretaria de Saúde de Maceió, Secretaria Municipal de Educação, Coordenação Estadual da pastoral da Criança e do Núcleo de Saúde Pública da Universidade Federal d Alagoas.

No final do curso foi produzida a Carta de Maceió(leia abaixo), em que foram elencadas as cinco prioridades para, nos próximos nove meses, ser reduzida a taxa de mortalidade no Estado. O documento destaca ainda a importância do envolvimento de jornalistas e radialistas alagoanos nessas ações, de acordo com os propósitos da Declaração de Adamantina, elaborada pela 3ª Conferência Brasileira de Comunicação e Saúde e aprovada pela XI Conferência Nacional de Saúde. O documento ressalta o papel das rádios comunitárias e cidadãs no esclarecimento e apoio às comunidades locais.

Carta de Maceió
Compromisso em Legítima Defesa da Vida

Foram dois finais de semana entre 9 e 25 de agosto de 2002 - seis dias de intenso e gratificante trabalho em que estivemos reunidos no Hotel Matsubara – Praia de Cruz das Almas, em Maceió. Éramos, ao todo, 152 pessoas ligadas às áreas da saúde, educação e da comunicação: 89 participantes; 24 palestrantes; 18 estudantes secundaristas, 11 professores e uma equipe de coordenação de 10 pessoas para dar consequência ao Curso de Informação em Saúde Pública Para Comunicadores – Projeto de apoio ao Programa de Redução da Mortalidade Materna e Infantil no Estado de Alagoas.

Ouvimos palestras de grandes especialistas, assistimos conferências de algumas das principais autoridades na área da saúde, participamos de entrevistas coletivas e reuniões de grupo, pudemos aprender com projeção de vídeos e peças de teatro e nos divertir com música da melhor qualidade. Todas as formas foram utilizadas neste evento promovido pela Secretaria de Políticas de Saúde do Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas através do Programa de Redução da Mortalidade Materna e Infantil e do Projeto de Informação, Educação e Comunicação e que contou como realizadores a Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, o seu Centro de Educação Permanente e a OBORÉ Projetos Especiais em Comunicações e Artes.

Mas a iniciativa não teria acontecido plenamente não fosse também o apoio da Secretaria Municipal da Saúde de Maceió, Secretaria Municipal de Educação, Coordenação Estadual da Pastoral da Criança e do Núcleo de Saúde Pública da Universidade Federal de Alagoas.

Este Curso poderia constar da longa lista do “apenas mais um evento que discutiu a saúde da população” , não fossem três razões:

1 – O alto índice de mortalidade materna e infantil no Estado
2 –

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.