OBORÉ e IPFD promovem 1ª Mostra de videorreportagens do Projeto Repórter do Futuro
O evento acontece no dia 5 de abril, sábado, das 9h às 18h, na Escola da Cidade e conta com a exibição de 17 obras audiovisuais realizadas por estudantes de jornalismo com temas ligados à cidade de São Paulo.
A 1ª Mostra de Videorreportagens do Projeto Repórter do Futuro exibirá 17 grandes reportagens realizadas por estudantes de comunicação social, jornalismo, cinema, multimeios e audiovisual produzidas no âmbito do Projeto. São diferentes temas, assuntos e olhares com uma base comum: a cidade de São Paulo.
Concebida pela OBORÉ e pelo Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais (IPFD), a Mostra conta com o apoio estratégico da Escola da Cidade, local que abrigará este primeiro encontro no sábado, dia 5 de abril de 2025, das 9h às 18h.
A programação está dividida em blocos que contemplam de 2 a 3 reportagens de fôlego, seguidas de um breve diálogo com cada grupo realizador. Assim, o público poderá eleger quais e quantos blocos deseja acompanhar.
O evento é gratuito e as vagas são limitadas. Clique aqui e inscreva-se para garantir o seu lugar na Mostra.
Confira a programação:
9h - Abertura | Recepção | Boas-vindas
9h30 - São Paulo Resiliente - um caminho para as águas, de Helena Rocha e Iamara Lopes (2024) e No meio do caminho tinha uma árvore, de Thaís M.Manhães, André Derviche, Karen Ramos, Tiago Ortaet e Vinicius Munhoz (2022)
10h15 - República Abandonada, de Gabriela Martins, Samuel Amaral e Theo Schwan (2024); Passado, presente e futuro: a união entre os idosos e a tecnologia, de Bianca Epifânio, Júlia Sardinha e Luana Mendes (2024) e O Sagrado Proibido, de Fábia Medeiros e Frederico Gomes (2024)
intervalo para o café (15 minutos)
11h20 - São Paulo Indígena, de Karen Ramos, Laíza Castanhari e Raisa Toledo (2023) e Para além da Idade, de Camilo Mota, Danilo Zelic e Thaís Manhães (2023)
12h10 - PerverCidade: Acolhimento e violência dos corpos nas calçadas de São Paulo, de Iamara Lopes, Sônia Xavier e Vinícius Munhoz (2023) e Janelas Fechadas, de Fábia Medeiros e Natasha Meneguelli (2023)
intervalo para o almoço (das 13h às 14h30)
14h30 - Além da Catraca, de Maria Ferreira dos Santos, Maria Luiza da Cruz Araújo e Sônia Xavier (2022) e Carolina Maria de Jesus: do quarto para São Paulo, de Laís Carnelosso Bonfim, Gabriela Costa de Souza e Maria Ferreira dos Santos (2022)
15h - São Paulo é arte indígena, de Karina Tarasiuk e Letícia Gouveia (2024) e Da Ponte Pra Cá, de Isabela Alves, Mariana Lima e Letícia Erba (2022)
intervalo para pipoca (15 minutos)
16h15 - Vai-Vai e as Raízes do Bixiga: Uma história Entrelaçada, de Cendy Domingues, Luiz Guilherme Lima, Thayná Tosta e Uesley Durães (2023) e Isso que me faz, de Annanda Deusdará, Gabriela Figueiredo e Gabriel Eid (2024)
17h - Além do Marco: Direitos Indígenas em Jogo, de Cássia Fernandes, Raquel Barreto e Pedro Langer (2024) e Uma São Paulo Para Além do Trabalho, de Davi Lopes, Ester de Oliveira Barbosa, Laura Mello e Maria Marinho (2023)
17h45 - Encerramento | Agradecimentos
Clique aqui e inscreva-se!
Click PRF - Mostra de videorreportagens do Repórter do Futuro
Idealizado pela coordenação do Projeto Repórter do Futuro, o Click PRF é uma ação educativa e cultural que passa a fazer parte deste sólido Projeto trintanário em que grandes jornalistas já fizeram ‘residência’ (e ainda fazem).
A Mostra cumpre o objetivo de efetivar mais uma das etapas do caminho da notícia que, hoje, também está nas mãos dos/as jovens jornalistas: a distribuição.
Antes atrelada a grandes veículos de comunicação, agências e suportes materiais, atualmente a distribuição das notícias também é uma função ‘de jornalista’ ligados a veículos independentes ou autônomos. Além de produzir e publicar, é preciso pensar em recursos e dispositivos que contribuam para aumentar a capilaridade e o impacto de nossas produções.
Uma das formas encontradas para este desafio foi tecer parcerias com as entidades que colaboram na organização dos cursos, com a Rede Câmara (saiba mais aqui!) que veicula as produções realizadas nos módulos e, esta Mostra, que chega com o intuito de expandir, sair do online e transformar o espectador passivo em ativo, um interessado e mobilizado pelo fato, ou pela produção.
Nasce aqui um ambiente em que o público tem a oportunidade de encontrar com os jovens repórteres e suas produções, conhecendo inclusive os bastidores, os percursos do processo de construção de cada videorreportagem.
Projeto Repórter do Futuro
Projeto de formação iniciado em 1994 pela OBORÉ visando complementar as atividades laboratoriais de estudantes universitários, sobretudo nos cursos de Jornalismo. Seu foco é o exercício da reportagem e o estímulo à prática reflexiva. Ao longo dessas três décadas, desenvolveu e aperfeiçoou metodologia própria para conduzir pedagogicamente suas atividades por meio de Conferências de Imprensa seguidas de Entrevistas Coletivas. (clique aqui e saiba mais sobre o Projeto).
Serviço
Click PRF - 1ª Mostra de videorreportagens do Repórter do Futuro | 2025
Data: 5 de abril, sábado, das 9h às 18h
Local: Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Rua General Jardim, 65 - Vila Buarque, SP.
Inscreva-se aqui - Entrada gratuita. Vagas limitadas.
Mais informações - OBORÉ (11) 9 9320-0068 (telefone e whatsapp)