04/04/2018

OBORÉ: toques que ressoam há 40 anos

OBORÉ: toques que ressoam há 40 anos

E para festejar, amigos, parceiros e companheiros de caminhada participaram do Encontrão na Câmara Municipal de São Paulo

por Ruam Oliveira | OBORÉ
Fotos: Alice Vergueiro


ENCONTRÃO: substantivo masculino referente a choque, embate ou encontro súbito e inesperado entre pessoas. Mas nem sempre os acontecimentos acompanham a definição contida nos dicionários.

Na manhã do sábado, 24 de março, jornalistas, artistas, estudantes, parceiros e amigos que ajudaram a construir essas quatro décadas de história da OBORÉ reuniram-se no Auditório Freitas Nobre da Câmara Municipal de São Paulo. Foi dia de celebrar a vida, foi dia de festejar a luta.

Liderados pelo jornalista Sergio Gomes, o Serjão - um dos criadores da empresa, em 1978, e seu atual diretor titular -, conhecido por seus bigodes e habilidade em reunir pessoas, os presentes transformaram o nome do ato em realidade. O ENCONTRÃO não foi um choque, como ensinam os dicionários, mas um grande acontecimento.

Mais cedo, durante o evento de seleção dos vinte estudantes de jornalismo para o curso “Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter”, módulo temático do Projeto Repórter do Futuro que tem como pano de fundo o jornalismo de cidades, Sergio Gomes ressaltou que “nada é feito sem equipe”. O ENCONTRÃO foi uma reunião de pessoas que, em algum momento, desde 1978, fizeram ou fazem parte dessa grande e variada equipe e dessa grande e variada história que tem a OBORÉ.

Dentre os membros fundadores, lá estavam a cartunista Laerte Coutinho, a jornalista Violeta Marien, os também jornalistas José Vidal Pola Galé, Ricardo Carvalho e Ricardo Paoletti. João Guilherme Vargas Netto, analista político e consultor sindical ( ele foi da direção da OBORÉ a partir de meados dos anos 1980), também esteve presente e foi convidado a integrar a mesa oficial do evento, ao lado do vereador Eliseu Gabriel (PSB) e da educadora Olga Freitas Nobre, filha do ex vereador Freitas Nobre, ali homenageado.

Ao todo, cerca de 130 pessoas compareceram ao ato que não seguiu um protocolo rígido de programação. Com microfone aberto, muitos dos presentes compartilharam histórias e lembranças de sua relação com a OBORÉ.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.