15/01/2022

Participantes do curso Cinema e Jornalismo retomam atividades com produções audiovisuais

O curso Cinema e Jornalismo: Luzes sobre São Paulo entra em uma nova etapa. Depois dos filmes que trataram de temas sobre a cidade - mobilidade, educação, habitação, cultura, agora é hora de botar a mão na massa.

Os participantes deste módulo do Projeto Repórter do Futuro vão a campo, em grupos, para produzir materiais audiovisuais sobre diferentes aspectos da cidade. Neste sábado, 15, os grupos se reuniram para troca de dúvidas e alinhamento de produção.

Para muitos dos estudantes, esta é a primeira vez que saem para entrevista e produzem um material desse tipo. "A gente está tendo uma espécie de paixão coletiva por todos os entrevistados", comentou a estudante Maria Fernanda Borges.

As pautas dos grupos abordam os mais variados temas, desde o olhar fotográfico sobre a cidade, refugiados na pandemia e uma produção sobre a primeira infância.

Colibri Vitta, jornalista e mediador do curso, destaca que o maior desafio que irão enfrentar nesta fase prática é construir o roteiro e costurar a história de uma forma que faça sentido. Esse desafio é ampliado quando se tem muito material bruto, exemplifica Colibri.

Para Ana Luisa Zaniboni Gomes, diretora da OBORÉ, este também é um momento muito valioso para desenvolver os diferentes filtros exigidos para editar as entrevistas e os demais conteúdos.

Devido ao aumento de casos de Covid-19, muitos estudantes relatam dificuldades na captação dos vídeos e entrevistas - muitos dos materiais foram gravados à distância, via chamadas de vídeo, como ensinam os protocolos da profissão.

Além das questões de saúde, as dificuldades de produção também foram um tema de destaque durante a reunião de sábado. Encontrar as fontes, marcar as entrevistas, agendar gravação. Tudo isso para os estudantes são pontos complicados, mas que fazem parte do processo natural de produção de material, jornalístico ou não.

As produções serão entregues no dia 29 de janeiro, data de encerramento do módulo.

Saiba mais sobre o curso

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.