27/09/2001

Programa Saúde da Família contrata agentes comunitários

Mais de 300 agentes comunitários de saúde, do Programa Saúde da Família - PSF, que vem sendo implantado na cidade de São Paulo pela Secretaria Municipal de Saúde, tiveram suas carteiras de trabalho assinadas, na manhã de hoje, na sede da Secretaria, pela Associação Saúde da Família - ASF - uma das dez entidades parceiras que fazem parte do processo de implantação do PSF.

Oa agentes farão parte das equipes de saúde do PSF, que tem como diretriz trabalhar a questão do atendimento à saúde da população. As equipes são compostas por um médico, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem e mais seis agentes comunitários de saúde. A área de atuação compreende os Distritos de Saúde da Moóca, Sapopemba, Vila Formosa, Vila Matilde, Freguesia do Ó, Cachoeirinha e Vila Brasilândia.

Parte desses agentes está em fase de capacitação, participando de cursos e palestras, e outra já está em campo, fazendo identificação dos problemas das suas respectivas áreas de trabalho. Cabe a esses agentes a contagem das famílias da localidade, levantamento dos equipamentos existentes nas escolas, igrejas e centros comunitários, entre outras atividades. Um dos critérios de seleção do PSF é de que o agente tenha vínculo com a comunidade, ou seja, que more na região.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.