20/08/2002

Projetos se voltam para dar basta à violência nas escolas

Um encontro inédito reuniu no último sábado, na OBORÉ, as pessoas responsáveis pelos principais projetos que estão sendo desenvolvidos em São Paulo tendo como foco comum a questão da violência nas escolas. Presentes: Dirce Gomes, Coordenadora do Projeto Vida da Secretaria Municipal de Educação, Marcia Westphal, coordenadora do programa Escola Saudável, o Tenente Coronel Eliseu Moraes, chefe de Comunicação Social da Polícia Militar de São Paulo, o Major André Viana, chefe do Departamento de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, os profissionais do Núcleo de Comunicação e Educação da Escola de Comunicações e Artes da USP, envolvidos no projeto Educom.rádio, Patrícia Maria Athayde e Patrícia Horta.

O objetivo do encontro foi promover o intercâmbio de informações e o entrosamento das pessoas que coordenam projetos que, embora tenham a mesma finalidade, não se articulam entre si. O Projeto Vida agrega diversas iniciativas e visa o cumprimento rigoroso do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), tendo como pano de fundo três metas prioritárias: fim da exploração sexual das crianças, da violência, e melhoria da qualidade do ensino. De acordo com Dirce Gomes, o projeto prevê viabilizar propostas que venham de encontro a esses objetivos, a partir dos problemas detectados nas escolas. As ações são articuladas com as Secretarias de Cultura e Esporte.

Já o Educom.Rádio visa integrar professores, alunos e comunidade em ações conjuntas de comunicação e educação através da realização de workshops, palestras e oficinas tendo o rádio como principal instrumento. Já foram capacitadas 122 turmas de 25 alunos (13 professores, 10 alunos 2 duas pessoas da comunidade). O projeto prevê que as 480 escolas públicas municipais tenham, até 2004, instalações de som ambiente e que esse meio de comunicação ajude a integrar alunos e comunidade.

Como forma de resistência à violência na escola, o programa Escola Saudável surgiu há dois anos e prevê a articulação das Secretarias da Saúde, da Educação, do Meio Ambiente e do Esporte num trabalho integrado de suporte às necessidades da escola. Um seminário internacional reuniu na USP, no período de 14 a 16 de agosto, cerca de 600 pessoas para discutir o tema. A professora Marcia Westphal é coordenadora da Oficina Permanente de Estudos e Programas sobre “Cidades/Municípios Saudáveis”.

A Polícia Militar desenvolve há dez anos, programas de prevenção à violência e ao uso de drogas nas escolas. O Tenente Coronel Eliseu Moraes explicou que esses programas priorizam o contato direto com os jovens através de palestras e dinâmicas de grupo incentivando o adolescente a resolver os conflitos na escola. Ele acredita que as parcerias com os diversos setores do governo e da sociedade são fundamentais para que os programas de prevenção à violência e ao uso de drogas sejam bem-sucedidos.

Também participaram do encontro, o representante do Comitê Internacional da Cruz Vermelha no Brasil, François Olivier, o chefe de gabinete e o assessor de imprensa do vereador Carlos Néder, Marco Manfredini, e Jamir Kinoshita, o engenheiro Fernando Peretto, diretor da Datagraph, e o repórter da TV Cultura, Ricardo Ferraz.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.