29/11/2002

Rádios da Itália, Senegal e Chile reúnem-se na OBORÉ

Três das mais expressivas rádios comunitárias do mundo estarão na OBORÉ, no próximo dia 07 de dezembro, sábado, participando de um dia de debates, entrevistas e reuniões preparatórias para o III Fórum Social Mundial, que acontece em janeiro, em Porto Alegre. Radio Popolare de Milano, na Itália, Radio Oxy-Jeune, de Dakar, no Senegal e Radio Tierra, de Santiago, no Chile, além da produtora de programação cidadã OBORÉ, do Brasil, estão dedicadas a apresentar um documento sobre democracia na comunicação durante o Fórum.

Além de reuniões para discutir a radiodifusção nos grandes centros urbanos, os representantes das emissoras darão uma entrevista coletiva para os meninos e meninas do projeto Cala a Boca Já Morreu. A idéia é criar um espaço de discussão e troca de experiências sobre comunicação plural, democrática e comunitária em diversas partes do mundo.

No período da manhã, acontecerá a conclusão do II Curso de Informação Sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado, promovido pela OBORÉ Projetos Especiais e CICV (Comitê Internacional da Cruz Vermelha), como mais um módulo do Repórter do Futuro. Os estudantes que participaram do curso e cumpriram as exigências pedagógicas, recebem seus diplomas e as bolsas de estudo no valor integral.

O II Curso trouxe convidados importantes para falar de suas experiências na cobertura de conflitos externos, internos, situações de distúrbios ou tensões. Entre os jornalistas, estiveram Breno Altman e o casal de fotórgrafos Maria Eugênia Sá e Vinícius Souza. O Delegado do CICV no Brasil, Jean-François Olivier fez a palestra de abertura do Curso. Erich Meier, major da Polícia Militar do Distrito Federal e ex-membro das Forças de Paz da ONU (Organização das Nações Unidas), na Bósnia, falou do trabalho dos militares em Forças de Paz. O repórter da TV Globo, Ernesto Paglia falou de sua experiência e fez uma importante análise da imprensa brasileira.
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.