11/03/2022

Redação Laboratório do Projeto Repórter do Futuro participa da cobertura colaborativa do Festival 3i

Equipe do Repórter do Futuro composta de estudantes, repórteres recém-formados e jornalistas, sob coordenação da OBORÉ, vai responder pela cobertura das 12 mesas programadas no Festival 3i que acontece entre os dias 15 e 25 de março e tem organização da Ajor - Associação de Jornalismo Digital.

Participarão também desta cobertura colaborativa produzindo materiais em texto, áudio, vídeo e redes sociais equipes de professores e estudantes de instituições acadêmicas como Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Universidade Federal da Amazônia (UFAM) e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP).

A programação do evento é bem diversa e percorre temas como redes sociais e eleições, o futuro do jornalismo, distribuição de notícias e articulação de redes de cobertura de imprensa. Esta é a terceira edição do Festival, mas a primeira com organização da AJOR, fundada em 2021 com 30 entidades associadas com o objetivo de fortalecer o jornalismo digital.

"Cobrir o Festival 3i é importante por dois motivos centrais: um de espectador e ouvinte aprendiz e outro de jornalista. Em primeiro lugar, os estudantes e recém-formados que estão envolvidos no Projeto Repórter do Futuro têm a oportunidade de aprender uma diversidade de temas relacionados à profissão na exposição e acompanhamento da programação. E como ouvintes e aprendizes estão lá, se capacitando para atuar nas diferentes áreas e práticas do jornalismo", pontua Luana Copini, jornalista que irá coordenar a redação laboratório pela OBORÉ durante o evento.

Copini também pontua que os participantes, além da posição de estudantes, também atuam como repórteres profissionais, muitos deles vivendo essa experiência pela primeira vez.

"Eles terão a oportunidade de viver o jornalismo na prática, na redação. Sentir os tempos e trabalhar com deadline curtíssimo, apurar, pautar e ser pautado, escrever e editar. É um processo maduro e autônomo e que ao mesmo tempo é construído por todos, em coletivo. É um exercício de construção de um jornalismo colaborativo, sem competição, em que o objetivo central é informar com qualidade e formar com responsabilidade", disse.

Maia Gonçalves Fortes, secretária executiva da AJOR, pontua que um dos objetivos é também poder construir um ambiente mais colaborativo e uma comunidade fortalecida. "Eu acho que o principal diferencial do festival é justamente conseguir aglutinar perfis muito diversos de organizações e de iniciativas do jornalismo digital que vão poder compartilhar essas experiências que eles já viveram. Acho que essa troca vai ser muito rica e vai contribuir para o fortalecimento do ecossistema de jornalismo digital", disse.

Além das mesas de debates e entrevistas, o Festival deste ano conta com oficinas práticas de jornalismo. Dentre elas está "Como construir uma boa pauta", com mediação de Ana Luísa Zaniboni Gomes, diretora da OBORÉ e curadora do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, com a participação especial do jornalista Marcelo Beraba. A atividade, aberta aos interessados, será no dia 17/3, quinta-feira, às 14h.

As inscrições para o Festival 3i são gratuitas e podem ser realizadas aqui:
https://festival3i.org/festival/festival-3i-2022/

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.