31/03/2020

Repórter do Futuro recebe inscrições para o 13º curso Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter até 7 de abril

Entender os principais temas que desafiam as gestões de megalópoles como São Paulo é vital para quem pretende ser repórter. O curso Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter aposta na prática reflexiva da atividade jornalística a partir da cobertura do funcionamento da cidade.

O foco desta 13ª edição será “Território e desigualdades na cidade de São Paulo”. Os 25 estudantes selecionados irão discutir questões como Gestão da Cidade, Políticas para a Primeira Infância, Mobilidade, Ocupação urbana, Educação, Sustentabilidade, Emprego e Renda.

Os encontros serão virtuais e, neles, os estudantes participarão de Conferência de Imprensa com um convidado de destaque, que apresentará um panorama sobre o assunto no qual é especialista. Os estudantes também são estimulados a produzir uma peça jornalística a cada encontro e recebem orientações por meio de atendimentos individuais prestados por jornalistas experientes que integram a coordenação do projeto.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 7 de abril neste link

Os candidatos serão avaliados pelo grau de interesse no tema e potencial de aproveitamento manifestado na atividade de seleção a ser apresentada aos inscritos no dia 7 de abril.

Conheça os temas do módulo:

  • Cidades globais: o que pode ser feito para melhorar a vida na região metropolitana
  • Ser criança em São Paulo
  • Mobilidade e Ocupação urbana
  • Educação e Sustentabilidade
  • Emprego e Renda

Sobre o Repórter do Futuro

Trata-se de um projeto de formação iniciado em 1994 pela OBORÉ com a proposta de complementar as atividades práticas laboratoriais de alunos matriculados nos cursos de Jornalismo com foco no estímulo à prática reflexiva e no exercício da reportagem. Ao longo de quase três décadas de existência, desenvolveu e aperfeiçoou uma metodologia própria para conduzir pedagogicamente suas atividades por meio de Conferências de Imprensa seguidas de Entrevistas Coletivas.

Os alunos são acompanhados, de forma individual, na produção de seus textos e, ao final do módulo, desenvolvem uma produção jornalística - impressa, radiofônica, televisiva ou multimídia - a partir de uma reportagem de fôlego, com foco no empenho para sua publicação. É a chamada Operação Ponto Final, que neste projeto é desenvolvido em duplas e no bairro de livre escolha dos estudantes. Com esta proposta pedagógica, são igualmente beneficiados por esta formação os estagiários de comunicação que atuam nos gabinetes dos vereadores da Câmara Municipal.

A Escola do Parlamento

A Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo foi criada pela Lei nº 15.506 de 13 de Dezembro de 2011, com o objetivo de oferecer aos parlamentares e munícipes subsídios para identificar a missão do Poder Legislativo e desenvolver programas de ensino, cursos e eventos direcionados à formação e à qualificação de lideranças comunitárias e políticas.

Desde sua criação a Escola do Parlamento adotou como missão institucional a promoção de eventos voltados à formação e à educação em cidadania e política de cidadãos e servidores, além de uma série de cursos de curta duração, ciclos de debates e seminários sobre temas centrais da cidade de São Paulo. Neste sentido, destacam-se a abordagem de temas como mobilidade, cultura, imigração, população em situação de rua, questões de gênero e reforma política.

A parceria com a OBORÉ constitui importante frente de atuação da Escola na promoção da educação política dos cidadãos e profissionais que lidam diariamente com a realidade e os dilemas metropolitanos, como saúde, educação, transporte, cultura e violência. Das 13 edições do módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter, nove foram realizadas no escopo desta parceria com o propósito de qualificar estudantes de jornalismo para uma cobertura crítica e aprofundada da nossa cidade.

SERVIÇO

Repórter do Futuro

Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter | 13º Módulo - 2020
Inscrições abertas até 7 de abril


FICHA DE INSCRIÇÃO

Mais informações

reporterdofuturo@obore.com

Visite nosso site www.obore.com

Acompanhe a OBORÉ nas redes sociais

Facebook: https://www.facebook.com/oboreprojetos/

Instagran: @_obore

Twitter: @reporterfuturo

CADERNOS DE JORNALISMO DO PROJETO REPÓRTER DO FUTURO - MÓDULOS DESCOBRIR SÃO PAULO, DESCOBRIR-SE REPÓRTER

ACESSE AQUI A VERSÃO IMPRESSA

Ano de lançamento: 2016 | 21x28, 108 p., cor. Capa: Laerte. Impressão: Imprensa Oficial

ACESSE AQUI A VERSÃO DIGITAL

Inclui links para conteúdo, como fotos, vídeos e sites institucionais relacionados aos cursos de 2011 até 2015.

EM BREVE: NOVA EDIÇÃO COM OS MÓDULOS REALIZADOS ENTRE 2017 E 2020

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.