07/05/2001

Representantes da OMS vêm conhecer de perto o Programa Agita SP

No próximo dia 8 de maio, a coordenação do Programa Agita São Paulo, que objetiva melhorar o nível de conhecimento da população sobre os benefícios da atividade física e aumentar o nível de atividade física no Estado, vai receber, na Secretaria de Estado da Saúde, a visita de dois representantes da Organização Mundial da Saúde – OMS. Os médicos Derek Yach, diretor executivo de Doenças não Comunicáveis e Saúde Mental, e Pekka Puskas, Consultor da OMS para a Área de Promoção da Atividade Física, vêm a São Paulo para conhecer como a população do Estado tem sido estimulada a adotar um estilo de vida fisicamente ativo.

Os médicos estarão acompanhados da equipe da Área Técnica de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde que também está adotando as estratégias do Agita SP para a implementação das atividades do “Agita Brasil”, programa nacional, para promover a atividade física em todos os Estados brasileiros.

O Programa Agita São Paulo é considerado atualmente pela OMS como programa-modelo para a América Latina. A mensagem básica do programa é que todo indivíduo deve acumular pelo menos, 30 minutos diários de atividade física moderada (ou leve) de forma contínua e acumulada, ou seja: dez minutos de manhã, cinco à tarde e assim por diante.

Segundo os coordenadores do Agita SP, qualquer atividade física pode promover a saúde, por exemplo, ir à pé à padaria, usar menos carro, descer um ponto de ônibus, trem ou metrô para ir ou voltar do trabalho, subir as escadas ao invés de usar o elevador e até levantar do sofá para trocar os canais da TV já fazem diferença.

O programa cabe em qualquer agenda congestionada, porque parte do princípio que não é necessário quebrar a rotina, apenas incluir a atividade física no cotidiano, ou seja, ser mais ativo na maior parte dos dias da semana.

Maiores informações: Programa Agita São Paulo
celafiscs@celafiscs.com.br
tel (11) 4229.9643/ 8980



Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.