05/02/2001

São Paulo vai ganhar monumento em homenagem à Revolução dos Cravos

O Centro Cultural 25 de Abril – CC25A – entidade voltada ao intercâmbio cultural entre o Brasil e Portugal, já deu início às atividades para a comemoração do 27º aniversário da Revolução dos Cravos que marcou, em 25 de abril de 1974, o fim da ditadura de Oliveira Salazar, em Portugal.

Nas comemorações deste ano, que começam no dia 25 de abril, estão previstos debates, exposições e encontros musicais com representantes dos países de língua portuguesa. O ponto alto dos festejos acontece no dia 28 de abril, com a inauguração do Monumento ao 25 de Abril, no Largo Mestre de Aviz, no Jardim Lusitânia. A peça é do escultor português José Aurélio.

A implantação do monumento tem o apoio da junta Metropolitana de Lisboa, Associação dos Municípios de Setúbal, Associação 25 de Abril, de Portugal, e CC25A.

Para anunciar as festividades e homenagear autoridades portuguesas que estavam em São Paulo na ocasião, o CC25A promoveu em sua sede, no último dia 3 de fevereiro, um almoço -Tertúlia Gastronômica – com a presença de mais de 60 pessoas.

Foram homenageados, o presidente da Câmara de Palmela e da Associação dos Municípios de Setúbal, Carlos de Souza, o escultor José Aurélio, e o coordenador dos Projetos Culturais de Palmela, Luiz Guerreiro.

Na ocasião, também foram anunciados os nomes dos estudantes de jornalismo, um do Brasil e outro de Portugal, que venceram o concurso “II Prêmio de Reportagem 25 de Abril” , lançado nas comemorações do ano passado.

De acordo com o regulamento do concurso, o estudante de Portugal cuja pauta apresentada foi a vencedora vem ao Brasil fazer sua reportagem e o do Brasil desenvolve a sua reportagem em Portugal.

A estudante vencedora em Portugal foi Maria João Borges dos Santos, do Instituto de Estudos Jornalísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. O tema da sua reportagem é o papel do jornal Portugal Democrático, publicado em São Paulo, no combate à ditadura salazarista.

No Brasil, o vencedor foi o estudante da Universidade Católica de Santos, João Paulo Charleaux Roque. Ele vai a Portugal fazer uma reportagem sobre o atual modelo de gestão em municípios como Palmela e Setúbal a partir do fim da ditadura. Ambos terão 15 dias para fazer suas reportagens.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.