10/11/2020

Segundo encontro do 19º curso sobre Jornalismo em Guerra e Conflitos Armados acontece neste sábado, 14

Segundo encontro do 19º curso sobre Jornalismo em Guerra e Conflitos Armados acontece neste sábado, 14

Neste sábado (14), acontece o segundo encontro do 19º curso de Jornalismo em Guerra e Conflitos Armados. As atividades serão realizadas das 10h às 13h, por meio da plataforma Zoom. O evento é restrito aos participantes e, assim como o primeiro encontro, será mediado por Aldo Quiroga, jornalista da TV Cultura, professor da PUC-SP e membro da coordenação do Projeto Repórter do Futuro.

Entre as atividades previstas se destacam a palestra e entrevista coletiva que têm como tema a introdução ao direito aplicável nos conflitos armados, com a participação de Tarciso dal Maso – jurista, consultor legislativo do Senado Federal na área de relações exteriores e defesa nacional.

O curso é realizado pela OBORÉ em parceria com o CICV e com o Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais (IFPD). O módulo, que existe há 18 anos e já capacitou mais de 350 repórteres, também conta com apoio institucional da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

O Projeto Repórter do Futuro segue a metodologia da sala de aula invertida, que propõe a preparação prévia do estudante para pensar pautas que possam ser realizadas e que sejam de interesse público. O método tem como objetivo tornar os encontros ainda mais produtivos. O projeto busca promover o autodesenvolvimento para alunos universitários que têm interesse em se aprofundar nas técnicas da reportagem. As atividades envolvem rodas de conversas, entrevistas exclusivas, viagens de estudos e práticas laboratoriais, além dos cursos temáticos.

A programação do curso prevê mais quatro encontros, todos aos sábados, até o dia 12 de dezembro. Os debates vão abordar tópicos importantes da cobertura jornalística focada em guerras e conflitos armados, o direito aplicável nessas situações e as normas internacionais aplicáveis à função policial.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.