26/08/2021

Termina hoje, 26, o prazo para sua inscrição no Repórter do Futuro sobre conflitos armados!

Estudantes de jornalismo de todo o Brasil podem participar do Curso de Jornalismo em Guerra e Violência Armada, que conta neste ano com uma edição comemorativa pelo 20° aniversário da iniciativa. As aulas serão realizadas entre os dias 11 de setembro e 30 de outubro, sempre aos sábados, em encontros virtuais.

Os interessados têm até às 23h59 de hoje, 26 de agosto, para se inscreverem. Ao todo, serão selecionados 50 participantes, estudantes universitários de Comunicação que tenham interesse nessa área de cobertura. A divulgação dos selecionados será no dia 6/9.


Inscreva-se aqui

Promovido pelo CICV, em parceria com a OBORÉ, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e o Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais (IPFD), o curso reúne, desde 2001, juristas, militares, policiais e jornalistas para tratar sobre as normas internacionais aplicáveis em situações de conflito armado e outras situações de violência, explicando sobre o trabalho da imprensa nestes contextos. Além disso, o curso apresenta o perfil da ação humanitária do Comitê Internacional da Cruz Vermelhea (CICV) em mais de 100 países.

Esta é a vigésima edição do curso, o mais longevo do CICV em todo o mundo, e será comemorativa. Além dos conteúdos regulares, contará com apresentações e entrevistas de representantes do CICV que atuam em operações em diferentes continentes, numa experiência de volta ao mundo nas principais humanitárias da atualidade. Os alunos selecionados também participação do lançamento de uma iniciativa primeira em cobertura humanitária (a ser divulgada) e de um encontro comemorativo com egressos desse módulo do Projeto Repórter do Futuro.

No mundo todo, o CICV promove cursos, seminários e palestras como forma de aumentar o conhecimento e o respeito às normas internacionais que regem a condução de hostilidades, e também de apresentar o perfil neutro, imparcial e independente de sua ação humanitária em favor das vítimas dos conflitos armados e de outras situações de violência. No Brasil, onde a organização mantém presença permanente desde 1991, este trabalho é feito com membros das Forças Armadas, policiais, autoridades, acadêmicos e jornalistas, entre outros.

Programação do curso

  • 11/09 - O trabalho do CICV no Brasil e no mundo e suas principais preocupações humanitárias em 2021 – Chefe da Delegação Regional do CICV para a Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, Alexandre Formisano.
  • 18/09 - Introdução ao direito aplicável nos conflitos armados – Jurista especialista em Direito Internacional Humanitário, Tarciso dal Maso Jardim.
  • 25/09 - Normas internacionais aplicáveis à função policial no uso da força e armas de fogo - Responsável Técnico do Programa com Forças Policiais e de Segurança do CICV, Paulo Roberto Oliveira.
  • 02/10 - Volta ao mundo : o CICV em diferentes continentes - Oriente Médio.
  • 09/10 - Volta ao mundo: o CICV em diferentes continentes - América Latina e África.
  • 16/10 - Cobertura da imprensa brasileira de temas humanitários.
  • 23/10 - Encerramento do curso: avaliação e diplomação dos estudantes.

Inscreva-se aqui

Mais informações

Gabriela Borelli, CICV Brasília, (61) 98133-7693, gborelli@icrc.org
OBORÉ – Projetos Especiais em Comunicações e Artes
Tel: (11) 2847.4567, WhatsApp: (11) 99320-0068
Email: reporterdofuturo@obore.com

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.