Acontece

Foto: Comissão do Prêmio Vladimir Herzog  divulga vencedores da 41ª edição
11/10/2019
Comissão do Prêmio Vladimir Herzog divulga vencedores da 41ª edição

Na manhã desta quinta-feira, 11 de outubro, a Comissão Organizadora do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos esteve reunida sessão pública para escolher as matérias vencedoras de sua 41º edição. Assim como nos anos anteriores, o julgamento foi realizado na Câmara Municipal de São Paulo, com transmissão ao vivo pela internet. Confira os vencedores da edição. 

Solenidade de premiação será no próximo dia 24 de outubro, quinta-feira, às 20h, no Tucarena, em São Paulo, precedida da Roda de Conversa com os jornalistas premiados para a troca de experiências acerca do planejamento e execução das matérias vencedoras, das 14h às 18h.

Saiba mais...

Foto: Tortura foi tema de encontro do módulo sobre Direitos Humanos do Repórter do Futuro
08/10/2019
Tortura foi tema de encontro do módulo sobre Direitos Humanos do Repórter do Futuro

Os vinte estudantes que participam do 6º Curso de Informação sobre Jornalismo e Direitos Humanos entrevistaram neste sábado, 5 de outubro, o advogado Henrique Apolinário, do Programa de Violência Institucional da Conectas.

Uma nova atividade está programada para o dia 19 de outubro. A convidada é a especialista Silvia Souza, assessora de Advocacy da Conectas, que abordará o tema "racismo estrutural". 


Saiba mais

Foto: “Apoio psicológico é fundamental”, diz especialista em Forças Policiais no 18º Curso de Jornalismo de Guerra e Conflitos Armados
08/10/2019
“Apoio psicológico é fundamental”, diz especialista em Forças Policiais no 18º Curso de Jornalismo de Guerra e Conflitos Armados

No último sábado, 5 de outubro, aconteceu o terceiro encontro do 18º Curso de Jornalismo de Guerra e Conflitos Armados do Projeto Repórter do Futuro. O módulo é uma parceria entre  OBORÉ e Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e tem coordenação pedagógica do jornalista e professor Aldo Quiroga.

O tema tratado foi “normas internacionais aplicáveis à função policial no uso da força e de armas de fogo” e o convidado foi Paulo Roberto Oliveira, responsável técnico do Programa com as Forças Policiais e de Segurança do CICV. Após a apresentação, o especialista participou de uma entrevista coletiva com os estudantes. 

Saiba mais

Foto: 41º Prêmio Vladimir Herzog divulga premiados em 11 de outubro
08/10/2019
41º Prêmio Vladimir Herzog divulga premiados em 11 de outubro

Nesta sexta, 11 de outubro, as 14 entidades que integram a Comissão Organizadora do Prêmio Vladimir Herzog estarão reunidas em sessão pública para escolher as matérias vencedoras da 41ª edição.

Assim como nos anos anteriores, o julgamento será realizado na Câmara Municipal de São Paulo.  A lista dos finalistas foi divulgada nesta última terça-feira, 1º de outubro. A sessão está marcada para começar às 10h, na sala Oscar Pedroso Horta (1º subsolo), com transmissão ao vivo pela internet.    
 
A solenidade de entrega desta 41ª edição será no dia 24 de outubro, quinta-feira, às 20h, no Tucarena, em São Paulo, precedida da 8ª Roda de Conversa com os jornalistas premiados para a troca de experiências sobre o planejamento e a produção das matérias vencedoras.
 
Saiba mais 
 

Foto: Ocupação Vladimir Herzog no Itaú Cultural: visitas até 20 de outubro
01/10/2019
Ocupação Vladimir Herzog no Itaú Cultural: visitas até 20 de outubro

 

Ocupação Vladimir Herzog está instalada no Itaú Cultural, em São Paulo, e é fruto da parceria com o Instituto Vladimir Herzog. Seu objetivo é mostrar a vida e a obra do jornalista, além de um lado pouco conhecido do então editor da TV Cultura: ele sonhava em ser cineasta.
 
A Ocupação, que vai até dia 20 de outubro, recorre a fotografias, reportagens e depoimentos para reconstruir parte da história de vida de Vlado, morto em 1975 pela Ditadura Civil Militar (1964-1985). 


 

Foto: Paula Nunes aborda escravidão contemporânea no 6º curso de Informação e Direitos Humanos
01/10/2019
Paula Nunes aborda escravidão contemporânea no 6º curso de Informação e Direitos Humanos

No último sábado, 28 de setembro, aconteceu o terceiro encontro do 6º curso de Informação sobre Jornalismo e Direitos Humanos do Projeto Repórter do Futuro. O módulo é uma parceria entre OBORÉ Projetos Especiais e Conectas Direitos Humanos e acontece aos sábados na sede da Conectas.

O tema da semana foi “trabalho escravo e escravidão contemporânea” com Paula Nunes, advogada especialista em Direito Penal Econômico e assessora do Programa de Desenvolvimento e Direitos Socioambientais da Conectas. A coordenação pedagógica é do jornalista Marcelo Soares.

Após o café da manhã colaborativo, os 20 estudantes apresentaram pautas que pensaram durante a semana antes da apresentação da especialista. Após as falas de Nunes, tiveram alguns minutos de descanso e preparo antes de dar-se início a coletiva de imprensa para que pudessem realizar as perguntas necessárias às suas reportagens.

Saiba mais!