Acontece

Foto: Laerte Coutinho recebe Troféu Averroes neste domingo no Hospital Premier
30/04/2019
Laerte Coutinho recebe Troféu Averroes neste domingo no Hospital Premier

Neste domingo, dia 5 de maio, será realizada a entrega do Prêmio Averroes 2019 para a cartunista Laerte Coutinho. A cerimônia acontece a partir das 16h30 no Centro Cultural Jardins de Soraya do Hospital Premier, em São Paulo, localizado na Rua Francisco Dias Velho, 1246, Vila Cordeiro/Brooklin - SP.

O Troféu Averroes é uma comenda criada em 2008 fruto da parceria do Hospital Premier com a OBORÉ e oferecida a personalidades do mundo cultural, científico e acadêmico que têm como marca o fato de serem pioneiras em suas áreas de atuação e ao mesmo tempo generosas e compartilhadoras de conhecimento.

O nome de Laerte foi o escolhido pelo conselho curador do Prêmio por sua importante contribuição ao terreno das artes e do jornalismo marcada pelo olhar vigilante e de denúncia sobre o cotidiano do Brasil e pelo seu protagonismo nas lutas no movimento LGBT+. Laerte integrou a equipe semente e fundadora da OBORÉ, na década de 1980.

Foto: Abertas inscrições para o 14º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji
29/04/2019
Abertas inscrições para o 14º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji

Dia 22 de abril de 2019 foram abertas as inscrições para o maior encontro de Jornalismo da América Latina. O 14º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji acontece de 27 a 29 de junho na Universidade Anhembi Morumbi, no campus Vila Olímpia (Rua Casa do Ator, 275) em São Paulo.

De 22 de abril a 4 de junho, as inscrições têm preço promocional. A partir do dia 4, os valores serão reajustados. Grupos de 6 ou mais pessoas têm desconto especial de 17% no valor das inscrições. Para fazer inscrição de grupos, monte o seu e entre em contato com congresso@abraji.org.br.

Saiba mais!

Foto: Projeto Repórter do Futuro discute emprego e desemprego no novo mundo do trabalho
27/04/2019
Projeto Repórter do Futuro discute emprego e desemprego no novo mundo do trabalho

Neste sábado, 27 de abril, foi realizada mais uma conferência de imprensa do 12º curso Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter do Projeto Repórter do Futuro. O tema Emprego e Desemprego  foi apresentado por Clemente Ganz Lúcio, sociólogo, professor universitário e diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos - DIEESE desde 2004.

Frente a mudanças significativas na estrutura do trabalho no Brasil, o conferencista destacou os novos paradigmas que acompanham a chamada quarta revolução industrial - termo  utilizado para designar o avanço das mudanças tecnológicas que alteram profundamente a produção industrial nos anos 1990, o setor de serviços, a terceirização e o desmonte da proteção social e dos direitos dos trabalhadores.

Ganz Lúcio também comentou sobre o significado da nova carteira de trabalho verde e amarela, que desconsidera a CLT e garante a quem trabalha apenas férias e o 13° salário. Quanto à reforma da previdência, que faz parte da nova lógica política do governo de desmonte de direitos,  a economia de mais de 4 trilhões prevista na proposta de reforma se dará com um alto custo social e grandes perdas para a população brasileira, especialmente a parcela mais desprotegida financeiramente.

O módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter prossegue no sábado, dia 4 de maio, com a presença do economista, jornalista e pesquisador Bruno Paes Manso para tratar do tema Violência.      
 

Foto: Do SUS à Galeria do Rock
15/04/2019
Do SUS à Galeria do Rock

No sábado, 13 de abril, na sala Oscar Pedroso Horta da Câmara Municipal de São Paulo, aconteceu o segundo encontro do Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter -  módulo do Projeto Repórter do Futuro que pelo 12 ano consecutivo discute temas ligados à vida da cidade. Marco Antônio Manfredini, sanitarista, docente da Faculdade de Saúde Pública da USP e conselheiro do CROSP (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo) proferiu a  conferência de imprensa tratando do tema Saúde. Abordou a trajetória do SUS - Sistema Único de Saúde, discutiu a sua importância enquanto política pública e o percurso que assumiu a partir da 8a Conferência Nacional de Saúde, em 1986, fase de redemocratização do país. Os principais eixos e contradições da atualidade - especialmente a questão do financiamento da saúde -  serão temas centrais da Conferência deste ano, a 16a, que se realizará em agosto, em Brasiília. Na parte da tarde do dia 13, o grupo de estudantes participou de um passeio a pé pelo centro da cidade conduzido pelo jornalista Marcelo Rainho, pesquisador urbano e ex-aluno do Repórter do Futuro. A caminhada - cujo objetivo foi viver a experiência de flanar pela cidade, proporcionou ferramentas de observação para compreender e reportar o espaço urbano. No trecho percorrido, foram visitados espaços importantes da cidade como os edifícios Esther, Eifell, Copan e galerias como Metrópole, Califórnia e do Rock. 

 
 
 

Foto: Resistência e memória marcam inauguração da Escultura Troféu Prêmio Vladimir Herzog
12/04/2019
Resistência e memória marcam inauguração da Escultura Troféu Prêmio Vladimir Herzog

A Praça Memorial Vladimir Herzog foi ponto de encontro para indivíduos e entidades compartilharem o Dia do Jornalista, a memória de Vlado e de tantos outros que lutaram por democracia, justiça e direitos humanos. Na manhã do último sábado (06), foi inaugurada a Escultura do Troféu Prêmio Vladimir Herzog, de Elifas Andreato, na Praça Memorial Vladimir Herzog – localizada na Rua Santo Antônio com a Praça da Bandeira. O evento comemorou o Dia do(a) Jornalista, celebrado dia 7 de abril desde 1931. Desde 2013 sob os cuidados da Câmara, a praça conta com três obras de Elifas. Além da peça inaugurada - versão ampliada do troféu entregue anualmente aos vencedores do prêmio – há outras duas obras do autor.

Foto: 'São Paulo, um banco de pautas' é tema de abertura do módulo do Repórter do Futuro que discute a vida das metrópoles
07/04/2019
'São Paulo, um banco de pautas' é tema de abertura do módulo do Repórter do Futuro que discute a vida das metrópoles

No último sábado, 6 de abril, teve início a 12ª edição do Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter - módulo do Projeto Repórter do Futuro voltado a discutir a cidade do ponto de vista jornalístico. Participam da atividade deste ano 20 estudantes de oito escolas de jornalismo sediadas em SP.  Foram 478 inscritos para o processo seletivo realizado em março, em duas etapas. A coordenação buscou participantes motivados e preparados para as sessões de palestras, conferências e coletivas de imprensa previstas na programação do módulo, que se estende até o dia 29 de junho. Este 12º curso é promovido pela OBORÉ e Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, e tem parceria da Abraji.