Acontece

Foto: Inscrições para a 3ª edição do prêmio do Comitê Internacional da Cruz Vermelha abrem neste sábado (1)
31/05/2019
Inscrições para a 3ª edição do prêmio do Comitê Internacional da Cruz Vermelha abrem neste sábado (1)

As inscrições para a 3ª edição do prêmio do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) de cobertura humanitária abrem no dia 1º de junho e irão até 1º de agosto de 2019. Serão premiadas produções jornalísticas que destaquem temas internacionais humanitários, com foco nas vítimas, publicadas entre 1º de agosto de 2018 e 31 de julho de 2019.

Dentre as pautas que podem ser abordadas para participar do prêmio estão os assuntos humanitários em conflitos armados. Reportagens que fazem referência à aplicação das normas do Direito Internacional Humanitário (DIH), conhecido como as "regras da guerra", também podem ser inscritas. 

Saiba mais!

Foto: Audálio Dantas, presente
30/05/2019
Audálio Dantas, presente

Neste 30 de maio completa-se um ano do falecimento do jornalista Audálio Ferreira Dantas, que completaria seus 90 anos no dia 8 de julho. Alagoano, natural de Tanque D’Arca, conheceu São Paulo ainda menino, aos cinco anos. Somente sete anos depois retornaria à capital paulista, onde passaria a maior parte de sua vida.

Autodidata, foi jornalista de profissão. Começou trabalhando com o ítalo-brasileiro Luigi Mamprin em um laboratório de fotografia na "Folha da Manhã" (atual "Folha de São Paulo") em 1954. Não tardou para que começasse a acompanhar os repórteres na rua e desenvolvesse suas próprias reportagens.

Saiba mais!

Foto: 11º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão recebe inscrições até 5 de julho
14/05/2019
11º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão recebe inscrições até 5 de julho


 As inscrições serão aceitas no site www.jovemjornalista.org.br  e o processo permite inscrição individual ou em duplas. Todas as propostas de pauta deverão contar, obrigatoriamente, com a participação de um professor-orientador vinculado à instituição de ensino dos participantes.

Autores das três melhores pautas terão a oportunidade de contar com o apoio de grandes nomes do jornalismo brasileiro como mentores para a produção das suas matérias. Nesta edição, os trabalhos deverão abordar como tema A face humana dos movimentos imigratórios e de refúgio e seus reflexos na sociedade brasileira. 
 
O 11º Prêmio Jovem Jornalista é uma iniciativa do Instituto Vladimir Herzog e conta com a parceria estratégica da Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, da Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, da OBORÉ. Tem apoio institucional da Periferia em Movimento e Tucarena e patrocínio da Petrobrás.   


 

Foto: Projeto Repórter do Futuro discute micromobilidade
13/05/2019
Projeto Repórter do Futuro discute micromobilidade

No último sábado, 11 de maio, aconteceu a quinta e última conferência do 12º curso "Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter", módulo do Projeto Repórter do Futuro. O encontro em que foi tratado o tema “micromobilidade” com o vereador Police Neto aconteceu na Sala Oscar Pedroso Horta, na Câmara Municipal de São Paulo.

Ex-presidente da Casa, Police é formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos – UFScar, está em seu quarto mandato como vereador e é um dos responsáveis pela parceria entre OBORÉ e a Escola do Parlamento.

Saiba mais!

Foto: Íntegra do discurso de Laerte no Prêmio Averroes
09/05/2019
Íntegra do discurso de Laerte no Prêmio Averroes

No último domingo, 5 de maio, aconteceu a cerimônia de entrega do Prêmio Averroes de 2019 para Laerte Coutinho. No Centro Cultural “Jardins de Soraya” do Hospital Premier, amigos, amigas e familiares estiveram presentes para a homenagem concebida fruto da parceria entre o Premier e a OBORÉ. 

Aqui você confere a íntegra do discurso da autora realizada após receber o troféu.

Foto: Porte de arma de fogo por jornalistas gera risco aos profissionais
09/05/2019
Porte de arma de fogo por jornalistas gera risco aos profissionais

Jornalistas que atuem em cobertura de assuntos policiais poderão portar arma de fogo, segundo o Decreto 9.785/2019, publicado no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (8 de maio de 2019). Por considerar que a medida gera o risco de transformar repórteres em alvo de violência, a Abraji defende a revogação do trecho do decreto que se refere especificamente a profissionais de imprensa. 
 
Nos 16 anos em que a Abraji  oferece treinamentos de segurança a jornalistas em parceria com organizações internacionais como o International News Safety Institute (INSI), o porte de armas jamais foi apresentado como forma de proteção.

Saiba mais!