30/10/2019

Avaliação coletiva marca encerramento da 6ª edição do curso sobre Jornalismo e Direitos Humanos

No último sábado, 26 de outubro, aconteceu o último encontro do 6º curso de Informação sobre Jornalismo e Direitos Humanos do Projeto Repórter do Futuro. Fruto da parceria entre OBORÉ e Conectas, módulo conta com o apoio da Abraji. Após a avaliação coletiva do curso por parte dos coordenadores e dos estudantes , houve a diplomação dos participantes.

Ao longo de cinco sábados o jornalista Marcelo Soares, coordenador do módulo, conduziu as palestras e entrevistas coletivas. Foram tratados temas importantes para a área tais como Perspectiva histórica e sistemas internacionais de defesa dos direitos humanos, Migração e refúgio, Trabalho escravo, Tortura e Racismo estrutural.

Neste último encontro, Leonardo Medeiros, coordenador de comunicação da Conectas, se juntou a Ana Luisa Zaniboni Gomes e Marcelo Soares para ouvir dos estudantes suas impressões sobre o curso, seguido de uma apresentação sobre a "anatomia da reportagem".

Anatomia da reportagem

O ponto de partida para qualquer trabalho de reportagem é o interesse genuíno. Marcelo cita Audálio Dantas para definir o repórter como "pessoas que fazem perguntas". Longe de buscar a verdade absoluta, o trabalho jornalístico é obter a melhor versão da verdade por meio do contato com as fontes.

O repórter não pode se acomodar com reportagens produzidas de dentro da redação, no "ar condicionado". É necessária a vivência e experiência na rua para observar e absorver novas realidades diferentes de sua própria, o que potencializará mais e mais a construção de narrativas.

O jornalismo contemporâneo apresenta novos cenários para os profissionais que decidem mergulhar na profissão. Se antes as carreiras eram longas e com métodos específicos, hoje o trabalho passa por uma reinvenção constante, com novas maneiras de se relacionar e de se organizar.

Além disso, a antiga concorrência entre jornalistas pelo furo ou por exclusivas se transmutou em trabalhos colaborativos de pesquisas e produtos jornalísticos de interesse mundial.

Na "anatomia da reportagem", o cérebro é o lead: o centro do jornalismo como forma de conhecimento. Em uma metáfora, é o primeiro vagão de uma locomotiva, que com sua força puxa todo o resto. Sem um lead inteligente, não se chega ao coração da reportagem: os leitores.

O jornalista Adelmo Genro Filho elaborou o livro "O segredo da pirâmide: para uma teoria marxista do jornalismo" em 1987, onde propõe que "o jornalismo é uma forma de conhecimento cristalizado no singular". O segredo da pirâmide é subverter o singular para buscar o interesse público, já que a perspectiva de quem escreve há de ser considerada.

O tronco de toda reportagem, que dará postura à peça, são as fontes. Se antigamente o trabalho de buscar fontes era mais pessoal e informal, hoje as fontes estão profissionalizadas e com padrões do que dizem e do que omitem. Para ter estabilidade, é essencial a diversidade de fontes (testemunhas, especialistas, dados etc.).

Discernir fonte e personagem pode ser um grande dilema para qualquer jornalista. De início, propõe-se que o primeiro terá mais conhecimento sobre determinado assunto, enquanto o segundo possui vivência. A pergunta que deverá ser feita ao selecionar um ou outro é: "Quem irá me esclarecer melhor?".

O último membro da reportagem é o pé, que dá o arremate. O final de um trabalho jornalístico deve valorizar o coração, ou seja, os leitores. Sempre que possível, finalizar com uma intensidade que faça valer o esforço de quem chegou até o fim da reportagem.

Encontros anteriores

Saiba detalhes sobre como foi cada um dos cinco temas do 6º curso de Informação sobre Jornalismo e Direitos Humanos do Repórter do Futuro nas matérias produzidas a partir de cada encontro. Todas estão disponíveis abaixo.

PROGRAMAÇÃO

6º CURSO DE INFORMAÇÃO
SOBRE JORNALISMO E DIREITOS HUMANOS
PROJETO REPÓRTER DO FUTURO

Coordenação geral: Sergio Gomes
Coordenação executiva: Ana Luisa Zaniboni Gomes 
Jornalista convidado para mediação das conferências e coletivas: Marcelo Soares


14/09 | Perspectiva histórica e sistemas internacionais de proteção aos direitos humanos
Palestrante: Jefferson Nascimento
Origem do conceito direitos humanos e sua evolução histórica. O nascimento da ONU e a declaração Universal dos Direitos Humanos. Introdução aos sistemas internacionais de direitos humanos (ONU e OEA). Incorporação dos direitos humanos ao ordenamento jurídico brasileiro, o trabalho da política externa e sua participação nos sistemas internacionais.

"Diversidade é um ganho estratégico": Jefferson Nascimento é primeiro especialista do 6º curso de Informação e Direitos Humanos: https://obore.com/noticias/noticia/Diversidade-e-um-ganho-estrategico-Jefferson-Nascimento-e-primeiro-especialista-do-6o-curso-de-Informacao-e-Direitos-Humanos--

21/09 | Migração e refúgio
Palestrante: Camila Asano
Normas nacionais e internacionais de proteção à migração e refúgio. A nova lei de migração. O panorama da migração no Brasil e no mundo e quais são as principais dúvidas das pessoas a respeito do tema e quais são os erros mais cometidos por jornalistas.

Camila Asano trata de migração e refúgio no 6º curso de Informação e Direitos Humanos: https://obore.com/noticias/noticia/Camila-Asano-trata-de-migracao-e-refugio-no-6o-curso-de-Informacao-e-Direitos-Humanos

28/09 | Trabalho escravo
Palestrante: Julia Cortez da Cunha Cruz
Como se configura o trabalho escravo. Quais são os casos mais comuns no Brasil e quais os mecanismos de prevenção e combate dos quais se dispõe.

Paula Nunes aborda escravidão contemporânea no 6º curso de Informação e Direitos Humanos: https://obore.com/noticias/noticia/Paula-Nunes-aborda-escravidao-contemporanea-no-6o-curso-de-Informacao-e-Direitos-Humanos

05/10 | Tortura
Palestrante: Henrique Apolinário
O que é tortura e como ela se revela nas estruturas institucionais de poder. Normativas nacionais e internacionais que regulam a questão, mecanismos de prevenção e combate à tortura em locais de privação de liberdade e situação do sistema prisional brasileiro.

Tortura foi tema de encontro do módulo sobre Direitos Humanos do Repórter do Futuro: https://obore.com/noticias/noticia/Tortura-foi-tema-de-encontro-do-modulo-sobre-Direitos-Humanos-do-Reporter-do-Futuro-

19/10 | Racismo estrutural
Palestrante: Silvia Souza
Como a raça se constitui como marcador de diferença social em toda a estrutura da
sociedade brasileira e provoca desigualdade, seletividade penal e violações de direitos.

"Todo mundo é responsável", Silvia Souza aborda racismo no 6º curso de Informação sobre Jornalismo e Direitos Humanos: https://obore.com/noticias/noticia/Todo-mundo-e-responsavel-Silvia-Souza-aborda-racismo-no-6o-curso-de-Informacao-sobre-Jornalismo-e-Direitos-Humanos

Saiba mais:

Conectas Direitos Humanos
www.conectas.org

OBORÉ Projetos Especiais
www.obore.com

Siga a OBORÉ nas redes sociais
Facebook: https://www.facebook.com/oboreprojetos/
Instagram: https://www.instagram.com/_obore/
Twitter: https://twitter.com/reporterfuturo

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.