04/11/2019

CICV entrega Prêmio de Cobertura Humanitária em São Paulo e promove debate com finalistas

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) anuncia nesta quarta-feira (6/11) o trabalho vencedor do Prêmio CICV de Cobertura Humanitária Internacional. A cerimônia será realizada no espaço Reserva Cultural, em São Paulo, e contará com a presença de representantes das equipes finalistas, que falarão sobre os bastidores de suas reportagens e debaterão os desafios da cobertura humanitária na imprensa brasileira.

Os trabalhos finalistas, em ordem alfabética, são:

  • Desaparecidos S.A. (Época)
  • Especial Direitos Humanos - Direito à nacionalidade (GloboNews)
  • Estado Islâmico em Queda (TV Bandeirantes)
Desaparecidos S.A., da revista Época, retrata, em uma reportagem multimídia que inclui texto, foto e vídeo, o problema do desaparecimento no México, que registrou mais de 37 mil casos em 12 anos.

Já o programa Sem Fronteiras, da GloboNews, traz na série especial sobre os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos uma reportagem sobre os desafios dos apátridas, que vivem em situação de desamparo e sem direito.

A reportagem especial da TV Bandeirantes, em quatro episódios, mostra os impactos da guerra na população civil da Síria.

A terceira edição do Prêmio CICV de Cobertura Humanitária Internacional teve 69 inscrições, dentre eles trabalhos de mídia impressa, televisiva, radiofônica e multimídia. O corpo de jurados foi composto pelo jornalista e pesquisador, João Batista Natali, pelo oficial de informação pública do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), Luiz Fernando Godinho, pelo coordenador de Relações com a Imprensa de Médicos Sem Fronteiras (MSF), Paulo Braga, e pela coordenadora de Comunicação do CICV, Sandra Lefcovich.

A decisão dos finalistas bem como do trabalho vencedor do Prêmio CICV de Cobertura Humanitária Internacional é resultado de um processo de decisão de um corpo de jurados que inclui outras organizações e parceiros e não reflete necessariamente a posição do CICV.

Serviço: Cerimônia de entrega do Prêmio CICV de Cobertura Humanitária Internacional
Local: Espaço Reserva Cultural (Av. Paulista, 900 – Bela Vista – São Paulo/SP)
Horário: 20h
Entrada franca sujeita a lotação

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.