20/11/2023

Em cerimônia comemorativa dos 45 anos do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog, organizadores anunciam criação de Instituto que passa a gerenciar a premiação

A 45ª edição do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos aconteceu na noite de 24 de outubro, no Tucarena, em São Paulo. O evento reuniu cerca de 400 convidados e foi conduzido pelos jornalistas Bianca Santana e Juca Kfouri.

Antecedeu a cerimônia a 12ª Roda de Conversa com os ganhadores – atividade coordenada por Sergio Gomes, diretor da OBORÉ e Conselheiro do Instituto Vladimir Herzog, com mediação de Angelina Nunes (Abraji) e Aldo Quiroga (TV Cultura e PUC-SP). Ambas as atividades foram transmitidas ao vivo pela TV PUC-SP.

Foto oficial: Alice Vergueiro / IVH.

Ao final do evento, surpresa: o artista Antônio Nóbrega puxou uma ciranda com os presentes e houve distribuição de mudas de espécies da mata atlântica oferecidas pelo Secretário- Executivo de Mudanças Climáticas da Prefeitura de São Paulo, Gilberto Natalini.

Na abertura da premiação, foram anunciadas as novas entidades que passam a integrar a comissão organizadora – Artigo 19, Instituto Sócioambiental, Geledés e União Brasileira de Escritores (UBE). Na ocasião, também foi anunciada a criação do Instituto Prêmio Vladimir Herzog (IPVH) – figura jurídica que assume o legado de 45 anos de premiações e passa a gerenciar as edições anuais. Giuliano Galli, coordenador de Jornalismo e Liberdade de Expressão do Instituto Vladimir Herzog, foi eleito presidente da nova entidade para um mandato de 4 anos.

Todos os membros da diretoria são integrantes da comissão organizadora, agora formada por 18 instituições e entidades: Associação Brasileira de Imprensa (ABI); Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ); Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP); Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI); Sociedade Brasileira dos Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom); Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP); Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo; Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo; Conectas Direitos Humanos; Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Nacional); Ordem dos Advogados do Brasil - Secção São Paulo (OAB-SP), Periferia em Movimento, Artigo 19, Instituto Sócioambiental, Geledés, União Brasileira de Escritores (UBE), Instituto Vladimir Herzog (IVH) e Família Herzog.

Um arco de alianças atuou como realizadores desta 45º edição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), TV PUC, União Brasileira de Escritores (UBE), Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas da Secretaria de Governo da Prefeitura de São Paulo; Pryzant Design, CDI, Sinpro/SP e OBORÉ. O patrocínio foi da Petrobrás /Governo Federal por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
Curadora do Prêmio há 13 anos, a jornalista e pesquisadora Ana Luisa Zaniboni Gomes fez um agradecimento especial aos quase três mil colegas jornalistas envolvidos nas 630 produções inscritas nesta edição, oriundas de 22 estados do Brasil. E destacou a colaboração voluntária dos 37 jurados especialmente convidados para o Júri de seleção - profissionais da comunicação, pesquisadores e especialistas de todo o país. São eles:

Arte - Aline Lucena; André Barroso; Celso Schroder; Lucas Barbosa.
Áudio - Antonio Alonso Jr.; Carmen Pereira; Jeferson Batista; Raquel Melo; Ronald Sclavi.
Fotografia - Fabio Goveia; Jorge Leão; Luiza Buchaul; Ricardo Alexino; Eduardo Viné Boldt; Jorge Araújo.
Livro-reportagem - Cassia Janeiro; José Carlos Sibila; Paulo Mauá; Ricardo Ramos Filho; Rogério Duarte.
Multimídia - Carolina Vilaverde; Francisco Machado; José Nabor Jr.; Letícia Castro; Renato Levi.
Texto - Camila Rodrigues; Elcio Fonseca; Paulo Oliveira; Thaís Bretanha; Vanessa Maia; Sâmia Teixeira.
Vídeo - Flavia Delgado; Geraldo Mainenti; Ricardo de Moraes Monteiro; Tiago Mota; Gabi Coelho; Oswaldo Faustino

Homenagens especiais
Sônia Bridi, Fernando Morais e Glória Maria (in memoriam) foram contemplados com o Prêmio Especial. A distinção reconhece estes profissionais como defensores da Democracia, Paz, Justiça e dos Direitos Humanos.
Durante discurso, Sônia Bridi destacou o jornalismo de qualidade como pilar fundamental para a manutenção da democracia. Bridi foi vencedora também na categoria reportagem em vídeo com “Vale dos Isolados - O assassinato de Bruno e Dom”, documentário disponível na Globoplay.

Ao ser homenageado, o jornalista e escritor Fernando Morais, fez longo discurso exaltando a importância da preservação da memória para evitar que violações dos Direitos Humanos se repitam, como foi durante a ditadura civil-militar brasileira. Além disso, destacou a importância do Prêmio como homenagem a seu amigo Vladimir Herzog.

O pioneirismo da presença da mulher negra na televisão brasileira foi destacado pelos amigos Veronica Seixas Chalub e Bruno Astuto, que representaram Glória na homenagem. Keilla Barreto Girotto, diretora da Escola Municipal de Educação Fundamental Vladimir Herzog, entregou o troféu em nome da Comissão.

Vencedores
Nesta 45ª edição o Prêmio recebeu 630 inscrições entre as sete categorias e os vencedores foram definidos em 10 de outubro. Veja a Sessão Pública de Julgamento.

Foram sete vencedores, em cada uma das categorias, e três menções honrosas nas categorias de fotografia, texto e livro-reportagem. Os vencedores receberam a clássica estatueta com a silhueta de Vlado criada por Elifas Andreato.

Conheça as produções premiadas:

ARTE
Belicismo & extremismo: a política de militarização do poder
Vítor Massao
Instituto Update – São Paulo, SP
Link para a matéria

FOTOGRAFIA
Mutilados
Márcia Foletto
O Globo – Rio de Janeiro, RJ
Link para a matéria

MENÇÃO HONROSA
As Vítimas da Copa do Mundo do Catar
Yan Boechat
Band Jornalismo – Sao Paulo, SP
Link para a matéria

PRODUÇÃO JORNALÍSTICA EM ÁUDIO
Projeto Querino
Tiago Rogero e equipe
Rádio Novelo – Rio de Janeiro, RJ
Equipe: Ynaê Lopes dos Santos – Consultoria em História , Tiago Rogero – Idealização, reportagem, roteiro, apresentação e coordenação, Mariana Jaspe – Consultoria em roteiro, Paula Scarpin – Consultoria em roteiro, Flora Thomson-DeVeaux – Consultoria em roteiro e Direção de locução, Bia Ribeiro – Estratégias de promoção, distribuição e conteúdo digital, Angélica Paulo – Produtora e pesquisadora, Guilherme Alpendre – Produção-executiva, Rafael Domingos Oliveira – Pesquisa, Gilberto Porcidonio – Pesquisa e Checagem, Yasmin Santos – Pesquisa, Victor Rodrigues Dias – Música original, Natália Silva – Revisão de roteiro e Direção de locução, Lucca Mendes – Edição, Júlia Matos – Sonorização, João Jabace – Finalização/Mixagem, Luis Rodrigues – Finalização/Mixagem, Draco Imagem – Identidade visual, Mateus Coutinho – Design gráfico, Eduardo Wolff – Redes sociais.
Link para a matéria

PRODUÇÃO JORNALÍSTICA EM MULTIMÍDIA
Ouro líquido
Rebeca Borges e equipe
Metrópoles – Brasília, DF
Equipe: Olívia Meireles – Coordenadora, Leilane Menezes – Editora, Cícero Pedrosa Neto – Captação de imagem, Gui Prímola – editor de arte, Caio Ayres – Design, Yanka Romão – ilustração, Rafaela Felicciano – Fotógrafa, Tauã Medeiros – Animação, Leonardo Hladczuk – Edição de vídeo, Juliana El Afioni, Lohany Kayná – Narração, Daniel Ferreira – Editor de arte, Michael Melo – editor de arte, Pedro Bedê – Coordenação de Audiovisual.
Link para a matéria

PRODUÇÃO JORNALÍSTICA EM TEXTO
A cova rasa do Brasil
Gabriela Mayer
Revista Piauí – São Paulo, SP
Link para a matéria

MENÇÃO HONROSA
Os defensores não defendidos
Catarina Barbosa e Talita Bedinelli
Sumaúma – Belém, PA
Link para a matéria

PRODUÇÃO JORNALÍSTICA EM VÍDEO
Vale dos Isolados
Sônia Bridi e equipe
TV Globo/Globoplay – São Paulo, SP
Equipe: Sônia Bridi – direção; Paulo Zero – direção de fotografia; Cristine Kist – roteirista; Clarissa Cavalcanti – chefe de produção; Alan Graça Ferreira, Alice Melo, Marrey Júnior, Andrey Frasson e Laura Isern – produção; Eulym Ferreira – cinegrafista; Claudio Guterres e Flavio Lordello – montadores. São Paulo, SP
Link para a matéria

LIVRO-REPORTAGEM
Arrastados
Daniela Arbex
Editora Intrínseca – Juiz de Fora, MG

MENÇÃO HONROSA
Poder Camuflado – Os militares e a política, do fim da ditadura à aliança com Bolsonaro
Fabio Victor
Companhia das Letras – São Paulo, SP

SAIBA MAIS:
Íntegra da Sessão Pública do Júri de Premiação / divulgação dos vencedores 10/10/2023, no Espaço Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas de SP | Assista.
Roda de Conversa com os Ganhadores 24/10/2023 | Assista.
Cerimônia de premiação 24/10/2023 | Assista.
Mais informações: https://www.premiovladimirherzog.org

Acompanhe as atividades do PVH nas redes sociais: Facebook | Instagram | YouTube

-

Veja algumas fotos do evento:

45ª edição do Prêmio Vladimir Herzog, na noite de 24 de outubro, no Tucarena, reuniu cerca de 400 convidados e foi conduzido por Bianca Santana e Juca Kfouri. Foto: Alice Vergueiro / IVH.

A 12ª Roda de Conversa com os ganhadores antecedeu a cerimônia. A sessão foi organizada pelos jornalistas Aldo Quiroga, Angelina Nunes e Sergio Gomes, do Projeto Repórter do Futuro, da OBORÉ, juntamente com a Abraji, Sinpro – Sindicato dos Professores de São Paulo, Instituto Vladimir Herzog e TV PUC. Foto: Alice Vergueiro / IVH.

Ao final da cerimônia, o artista Antônio Nóbrega, do Brincante, puxou uma ciranda com os presentes. Foto: Alice Vergueiro / IVH.

Na abertura da premiação, os organizadores anunciaram as novas entidades que passam a integrar a comissão – Artigo 19, Instituto Sócioambiental, Geledés e União Brasileira de Escritores (UBE). Foto: Alice Vergueiro / IVH.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.