20/11/2023

Em cerimônia de diplomação, grupos vencedores do 15ª Prêmio Jovem Jornalista relatam os bastidores da produção das pautas premiadas

Neste ano, o concurso recebeu 65 pautas de 114 estudantes e 52 professores de 40 instituiçoes de ensino superior públicas e privadas de todas as regiões do país. As propostas tiveram como tema central “Novas e Velhas Lutas” e propõe reflexão sobre o papel do jornalismo na reconstrução do Brasil.

A exibição das reportagens produzidas a partir das pautas vencedores da 15ª edição do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão aconteceu no último dia 23 de outubro, no Itaú Cultural, em São Paulo, seguida de “entrevista de bastidor” conduzida pelo jornalista da TV Cultura e professor da PUC-SP Aldo Quiroga.

De acordo com o edital, foram selecionadas três propostas de pauta, cujos autores receberam microbolsas no valor de três mil reais para desenvolverem suas reportagens e acompanhamento de mentores especialmente convidados pelo Instituto Vladimir Herzog. O mote desta 15ª edição foi “Novas e velhas lutas: qual o papel do jornalismo na reconstrução do Brasil?”

O objetivo foi mostrar como a negligência do antigo governo afetou a população e, mais do que isso, o que precisará ser feito para que o Estado brasileiro volte a agir como garantidor e não um violador de direitos.

Estudantes vencedores exibem diplomas e troféus. Foto: Alice Vergueiro.

O evento começou às 19h e após a exibição de cada reportagem, os estudantes e professores participaram de uma “entrevista de bastidor” com o jornalista Aldo Quiroga. Durante a conversa, as equipes contaram sobre os maiores desafios e conquistas do processo de produção da peça. Estiveram presentes ao evento cerca de 80 pessoas.

No dia seguinte, 24 de outubro, os estudantes assistiram à 12ª Roda de Conversa com os ganhadores da 45ª edição do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, no Tucarena, e participaram da cerimônia de premiação.

As equipes vencedoras, seus respectivos títulos, instituições de ensino e orientadores/jornalistas mentores são os seguintes:

- Título: Uma história de silêncios: a banalização do nazismo em cidades do interior de Santa Catarina

  • Estado da Instituição de ensino: Santa Catarina

  • Instituição de ensino: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

  • Professor orientador: Stefanie Carlan da Silveira

  • Jornalista mentora: Bianca Vasconcellos

  • Alunos: Ísis Leites Regina, Clara Spessatto e Júlia Santos da Rosa Matos

Assista!

- Título: Embaixo do quepe e acima da farda: os efeitos dos discursos de ódio na saúde mental dos PMs da Baixada Fluminense

  • Estado da Instituição de ensino: Rio de Janeiro

  • Instituição de ensino: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

  • Professor orientador: Flora Côrtes Daemon de Souza Pinto

  • Jornalista mentora: Angelina Nunes

  • Alunos: João Marcelo Silva de Souza Almeida, Hugo Henrique de Jesus e Yago José Godoy de Andrade

Assista!

- Título: Órfãos do mangue: o projeto de destruição ambiental e os impactos nas comunidades pesqueiras

  • Estado da instituição de ensino: Pernambuco

  • Instituição de ensino: Universidade Federal de Pernambuco

  • Professor orientador: Adriana Maria Andrade de Santana

  • Jornalista mentor: Paulo Oliveira

  • Alunos: Laysa Vitória Alves de Andrade, Letícia Barbosa e Guilherme Silva dos Santos

Assista!

Sobre o Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão

Já na sua 15ª edição, o Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão (PJJ) é um concurso anual promovido pelo Instituto Vladimir Herzog desde 2009. O objetivo é incentivar estudantes de jornalismo do Brasil a produzir reportagens sobre Direitos Humanos.

O processo proporciona aos estudantes experiência prática e reflexiva do jornalismo, desde a concepção da pauta até a realização final da reportagem, enfatizando o trabalho em equipe, a avaliação conjunta do processo e a publicação do material resultante.

As propostas de pauta são analisadas por um corpo de jurados constituído por professores, jornalistas e especialistas. Os critérios de seleção das propostas de pauta são: relevância temática, criatividade no desenvolvimento do assunto, diversidade de fontes e viabilidade de execução.

Os grupos autores das pautas selecionadas recebem ajuda financeira para a produção e são orientados por um professor da instituição de ensino e por um jornalista mentor designado pelo Instituto Vladimir Herzog, que acompanha todo o processo. Além disso, as equipes devem indicar um veículo laboratorial da sua instituição de ensino que garanta a veiculação da produção realizada no âmbito do Prêmio.

A iniciativa é uma homenagem ao jornalista Fernando Pacheco Jordão, falecido em 2017, e sempre preocupado com o desenvolvimento dos jovens profissionais de imprensa.

A 15ª edição foi uma organização do Instituto Vladimir Herzog e contou com apoio da OBORÉ, Abraji, Itercom, Periferia em Movimento e Itaú Cultural. Foi patrocinado pela Caixa Econômica Federal e Petrobrás / Governo Federal, por mieo da Lei de Incentivo à Cultura. A curadora do PJJ é a jornalista e pesquisadora Ana Luisa Zaniboni Gomes, diretora da OBORÉ.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.