13/05/2024

“Somos contadores de estórias” diz Jorge Araújo em bate-papo sobre práticas no jornalismo

No último sábado, 4 de maio, o editor-chefe na Rede Câmara São Paulo, Cacá Amadei, e o fotojornalista Jorginho Araújo participaram de bate-papo com os 30 estudantes e recém-formados do 16º módulo “Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter” , do Projeto Repórter do Futuro.

***

Diferentemente dos demais encontros do curso, programados como palestra e entrevista coletiva com os convidados, o formato deste sábado foi de trocas e reflexões sobre técnicas e práticas no exercício profissional. Cacá Amadei tratou de destacar a pauta como um dispositivo para entender os problemas da cidade e, com isso, informar melhor o público sobre o que acontece nesse território.

Cacá é jornalista e autor-roteirista de programas jornalísticos e de variedades, quiz-shows, infantis, institucionais, promos e documentários. Tem passagens pela TV Cultura, Rede Bandeirantes, Rede Globo, Rede TV!, TV Gazeta, Bossa Nova Films, Pipoca Cine Vídeo e outras produtoras independentes. Atualmente, é editor-chefe na Rede Câmara São Paulo.

Jorge Araújo, um dos grandes nomes do fotojornalismo brasileiro, com mais de 5 décadas de atuação na grande imprensa – 40 anos na Folha de S. Paulo, insistiu na missão de todo jornalista, seja na imagem, som ou texto, que é contar estórias que se transformam, ao longo do tempo, no registro histórico de uma época. Presidente de Honra da ARFOC - Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos de São Paulo, Jorginho é um dos idealizadores e responsáveis pelo Fotos Públicas - site de fotos nacionais e internacionais acesso gratuito.

Sobre o curso
Entender os principais temas que desafiam as gestões de megalópoles como São Paulo é vital para quem pretende ser repórter. O curso “Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter” aposta na prática reflexiva da atividade jornalística a partir da cobertura do funcionamento da cidade.

Na metodologia especialmente desenvolvida para este projeto de formação, os estudantes dedicam-se a pesquisa prévia sobre o entrevistado e são estimulados a produzir uma peça jornalística a cada encontro. Também recebem orientações por meio de atendimentos individuais prestados por jornalistas experientes que integram a coordenação do projeto.

O módulo propõe ainda a realização de uma reportagem de fôlego sobre um ou mais temas discutidos ao longo do curso e produzida em duplas. Trata-se da “Operação Ponto Final”, cuja audição pública acontece no encerramento das atividades do curso.

O Repórter do Futuro conquistou horário permanente na programação da Rede Câmara de São Paulo. Já em sua segunda temporada, é um espaço de veiculação das peças desenvolvidas nos diversos módulos do projeto ao longo do ano. Assista aqui o que já foi ao ar. As peças produzidas neste curso integrarão a terceira temporada do programa, que tem previsão de ir ao ar no segundo semestre de 2024.

O módulo “Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter” é promovido pela OBORÉ e Escola do Parlamento da Câmara Municipal. Esta 16ª edição integra as atividades comemorativas dos 30 anos do Projeto Repórter do Futuro e conta com o apoio da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – Abraji; Escola da Cidade - EC; Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo - IEA/USP; Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais – IPFD e Laboratório de Tecnologias Livres da Universidade Federal do ABC – LabLivre / UFABC. A coordenação pedagógica é dos jornalistas Ronald Sclavi e Sergio Gomes.

Veja o que já aconteceu neste módulo:

Encontro de Confraternização e Seleção

Encontro com Bruno Paes Manso

Bruno Paes Manso profere aula pública inaugural do 16º curso Descobrir São Paulo

Repórter do Futuro: florestas urbanas é tema do encontro deste sábado, 27

O bom jornalismo também está desafiado a pensar cidades mais saudáveis

Sábado tem bate-papo sobre como construir uma boa reportagem

SOBRE A PROGRAMAÇÃO | PRÓXIMOS ENCONTROS

11/5/24 | CONFERÊNCIA DE IMPRENSA / ENTREVISTA COLETIVA
Tema: Sociedade dataficada e tecnopolítica: desmistificando a Inteligência Artificial.
Convidado: Sergio Amadeu
, sociólogo, docente, pesquisador e coordenador do Laboratório de Tecnologias Livres da Universidade Federal do ABC – LabLivre UFABC.

18/5/24 | CONFERÊNCIA DE IMPRENSA / ENTREVISTA COLETIVA
Tema: Saúde em tempos de globalização virótica.
Convidado: Gonzalo Vecina
, médico sanitarista, docente da Faculdade de Saúde Pública (USP) e da EAESP (FGV).

15/6/24 | ENCONTRO DE AVALIAÇÃO E ENCERRAMENTO
Feira de Amostras da Operação Ponto Final

SERVIÇO

PROJETO REPÓRTER DO FUTURO 2024
16º módulo ‘Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter’

- Datas: 20 de abril a 15 de junho, aos sábados, das 10h às 13h, na Câmara Municipal de São Paulo

- Modalidade: presencial.

- Carga horária: 84 horas, sendo 24h/aula de atividades presenciais + 12h de leituras + 48h de atividades práticas de produção de textos e de reportagens.

- Critério de certificação: certificado concedido apenas aos que obtiverem presença em 100% dos encontros, entrega de 4 textos produzidos a partir das 4 palestras/entrevistas coletivas programadas e entrega da reportagem da Operação Ponto Final feita em dupla.

Realização:

OBORÉ e Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo

Apoio:

- Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – Abraji

- Escola da Cidade - EC

- Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo - IEA/USP

- Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais – IPFD

- Laboratório de Tecnologias Livres da Universidade Federal do ABC – LabLivre / UFABC

Mais informações:
reporterdofuturo@obore.com
Telefone: (11) 2847.4567
Whatsapp: (11) 99320.0068.
www.obore.com
Para ficar por dentro de todas as novidades, siga a OBORÉ nas redes sociais:
Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, YouTube, TikTok.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.