08/05/2020

Aula inaugural do curso Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter será sábado, 9, com transmissão ao vivo da TV Câmara

Entender os principais temas que desafiam as gestões de megalópoles como São Paulo é vital para quem pretende ser repórter. O curso "Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter" aposta na prática reflexiva da atividade jornalística a partir da cobertura do funcionamento da cidade.

Os encontros ocorrerão entre os dias 9 de maio e 9 de julho, sempre aos sábados, em ambiente virtual, onde os estudantes participarão de Conferência de Imprensa com um convidado de destaque, que apresentará um panorama sobre o assunto no qual é especialista, seguida de coletiva de imprensa – momento em que os alunos vivenciarão, na prática, situações do cotidiano profissional.

Na metodologia especialmente desenvolvida para este projeto de formação, os estudantes também são estimulados a produzir uma peça jornalística a cada encontro e recebem orientações por meio de atendimentos individuais prestados por jornalistas experientes que integram a coordenação do projeto.

O foco desta 13ª edição será “A vida da cidade no contexto da pandemia do coronavírus”. Os participantes irão discutir questões como Cidades Globais, O SUS em São Paulo, e ouvirão de vereadores - representantes do povo na Câmara Municipal - as ações em curso nos mandatos parlamentares que buscam responder aos desafios de uma megalópole como São Paulo.

Concorreram às 25 vagas do curso deste ano 193 estudantes de graduação de 23 faculdades de comunicação. Coube aos jornalistas Sergio Gomes, Ronald Sclavi, Cristiane Paião e Ana Luisa Zaniboni Gomes a responsabilidade de ler, cuidadosamente, cada um dos relatos pessoais sobre o dia a dia neste período de isolamento social e cada uma das reportagens sobre o funcionamento dos equipamentos de saúde nos bairros de moradia dos estudantes. Os critérios de avaliação que balizaram a escolha dos selecionados foram o alto grau de interesse no curso demonstrado na resposta a questões da ficha de inscrição, a capacidade de escrita e domínio vocabular e o nível organizativo de elementos que compõem a escrita jornalística.

Conheça a lista de estudantes selecionados

Aula Inaugural destaca os novos protocolos de segurança para entrevistas jornalísticas

Na aula de abertura deste sábado, 9 de maio, os estudantes estarão ao lado de Patrícia Campos Mello, uma das maiores jornalistas em atividade no País, para tratar do tema “Novos protocolos para entrevistas jornalísticas em tempos de emergência sanitária”. Muito antes da Covid 19, foi Patrícia a única repórter do continente a testemunhar “in loco” a epidemia de Ebola, na África. Agora em São Paulo, Patrícia continua no front, e dividirá conosco sua experiência e seu olhar tão especialmente preparado. Para falar dos cuidados atuais para exercer a profissão também estarão conosco Aldo Quiroga, veterano das redações e um dos coordenadores pedagógicos do PRF, além de repórteres que se descobriram ao longo de mais de 25 anos de Repórter do Futuro - muitos deles, atualmente, integrando a coordenação do projeto. São eles: João Paulo Charleaux, correspondente do Nexo em Paris, Victor Ferreira e Cristiane Paião, da GloboNews, e Giulia Afiune, da Agência Pública.

Ao longo do módulo, os estudantes participam de coletivas de imprensa com Marcos Buckeridge, diretor do Instituto de Biociências da USP e coordenador do programa USP Cidades Globais no Instituto de Estudos Avançados – IEA/USP, e com Gonzalo Vecina Neto, docente da Faculdade de Saúde Pública da USP e que já exerceu cargos públicos como diretor presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde e secretário municipal da Saúde de SP entre 2003 e 2004. Os vereadores Eliseu Gabriel (PSB), Soninha Francine (Cidadania), Antonio Donato (PT), Gilberto Natalini (PV), Janaína Lima (NOVO) e Police Neto (PSD) foram especialmente convidados para falar com os alunos sobre as ações em curso nos seus respectivos mandatos parlamentares que buscam responder aos desafios de uma megalópole como São Paulo.

Conheça a programação

Tema central: A vida da cidade no contexto da pandemia do coronavírus

9 maio | Abertura
Novos protocolos para entrevistas jornalísticas em tempos de emergência sanitária
Patrícia Campos Mello (Folha de S. Paulo); Aldo Quiroga (TV Cultura), Cristiane Paião (GloboNews), Giulia Afiune (Agência Pública), João Paulo Charleaux (Nexo) e Victor Ferreira (GloboNews)

16 maio | Aula Magna: São Paulo e Cidades Globais
Marcos Silveira Buckeridge (IEA ISP)

23 maio | Palestra / Entrevista coletiva: SUS em SP
Gonzalo Vecina Neto (FSP USP)

Palestras / Entrevistas coletivas: Ações em curso nos mandatos parlamentares que buscam responder aos desafios de uma megalópole como São Paulo

30 de maio | Eliseu Gabriel (PSB)

6 junho | Soninha Francine (Cidadania)

13 junho | Antonio Donato (PT)

20 junho | Gilberto Natalini (PV)

27 junho | Janaína Lima (NOVO)

4 julho | Police Neto (PSD)

9 julho | Encerramento: Avaliação coletiva e diplomação


Sobre o Repórter do Futuro

Trata-se de um projeto de formação iniciado em 1994 pela OBORÉ com a proposta de complementar as atividades práticas laboratoriais de alunos matriculados nos cursos de Jornalismo com foco no estímulo à prática reflexiva e no exercício da reportagem. Ao longo de quase três décadas de existência, desenvolveu e aperfeiçoou uma metodologia própria para conduzir pedagogicamente suas atividades por meio de Conferências de Imprensa seguidas de Entrevistas Coletivas.

Os alunos são acompanhados, de forma individual, na produção de seus textos e, ao final do módulo, desenvolvem uma produção jornalística - impressa, radiofônica, televisiva ou multimídia - a partir de uma reportagem de fôlego, com foco no empenho para sua publicação. É a chamada Operação Ponto Final, que neste projeto é desenvolvido em duplas e no bairro de livre escolha dos estudantes. Com esta proposta pedagógica, são igualmente beneficiados por esta formação os estagiários de comunicação que atuam nos gabinetes dos vereadores da Câmara Municipal.

A Escola do Parlamento

A Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo foi criada pela Lei nº 15.506 de 13 de Dezembro de 2011, com o objetivo de oferecer aos parlamentares e munícipes subsídios para identificar a missão do Poder Legislativo e desenvolver programas de ensino, cursos e eventos direcionados à formação e à qualificação de lideranças comunitárias e políticas.

Desde sua criação a Escola do Parlamento adotou como missão institucional a promoção de eventos voltados à formação e à educação em cidadania e política de cidadãos e servidores, além de uma série de cursos de curta duração, ciclos de debates e seminários sobre temas centrais da cidade de São Paulo. Neste sentido, destacam-se a abordagem de temas como mobilidade, cultura, imigração, população em situação de rua, questões de gênero e reforma política.

A parceria com a OBORÉ constitui importante frente de atuação da Escola na promoção da educação política dos cidadãos e profissionais que lidam diariamente com a realidade e os dilemas metropolitanos, como saúde, educação, transporte, cultura e violência. Das 13 edições do módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter, nove foram realizadas no escopo desta parceria com o propósito de qualificar estudantes de jornalismo para uma cobertura crítica e aprofundada da nossa cidade.

SERVIÇO

PROJETO REPÓRTER DO FUTURO
13º módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter
De 9 de maio a 9 de julho de 2020
Aos sábados, das 9h às 12h
www.obore.com

Realização: Escola do Parlamento | CMSP e OBORÉ

Apoio: Abraji, IEA USP, IAB-SP, IPFD e TV Câmara

Mais informações:
reporterdofuturo@obore.com
(11) 2847.4567
Visite nosso site www.obore.com
Acompanhe a OBORÉ nas redes sociais
Facebook: https://www.facebook.com/oboreprojetos/
Instagran: @_obore
Twitter: @reporterfuturo

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.