OBORÉ - Projetos Especiais 40 anos: ilustração de Laerte

A OBORÉ é uma empresa de comunicação a serviço das políticas públicas e sociais. Nasce em 1978 como uma cooperativa de jornalistas e artistas para colaborar com os movimentos sociais e de trabalhadores urbanos na montagem de seus departamentos de imprensa e na produção de jornais, boletins, revistas, campanhas e planejamento de comunicação.

Nos anos de 1990, passa também a desenvolver projetos de comunicação com trabalhadores rurais e a atuar com o rádio enquanto veículo de valorização da diversidade cultural brasileira.

Volta-se à área da formação através de cursos modulares de complementação universitária para estudantes de Jornalismo; encontros temáticos para profissionais de Comunicação e atividades de capacitação para radialistas, comunicadores comunitários, entidades, dirigentes e gestores.

Atualmente, além da formação, dedica-se a consultoria de análise e planejamento de comunicação e gestão de projetos na área da Comunicação e das Artes, especialmente no diálogo com as políticas públicas como Saúde, Educação, Cultura e Direitos Humanos.

BORÉ: flauta Tupi usada para chamar
a tribo dispersa a lutar em legítima defesa

Boré: flauta tupi usada para chamar a tribo dispersa a lutar em legítima defesa | OBORÉ - Projetos Especiais

Frentes de trabalho

  • Consultoria de análise e planejamento estratégico de comunicação
  • Cursos de complementação universitária para estudantes de Jornalismo
  • Cursos de formação para lideranças comunitárias e comunicadores populares
  • Pesquisa e avaliação de projetos e produtos de comunicação
  • Edição de livros, cartilhas, catálogos temáticos e periódicos
  • Organização de eventos como seminários, conferências, congressos, encontros temáticos e rodas de conversa

Prêmios

  • Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos Categoria Propaganda Rádio

    1981

    Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos Categoria Propaganda Rádio

    Menção especial concedida à OBORÉ pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, Federação Nacional dos Jornalistas, Associação Brasileira de Imprensa, Comitê Brasileiro de Anistia, Comissão Executiva Nacional dos Movimentos de Anistia, Comitê Brasileiro de Solidariedade aos Presos da América Latina, Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo e Ordem dos Advogados do Brasil pela produção do jornal O METALÚRGICO (edições de novembro de 1979 a outubro de 1981), do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, na luta pela defesa dos direitos humanos, pela paz, contra o arbítrio e a violência.

  • Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos Categoria Propaganda Rádio

    1997

    Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos Categoria Propaganda Rádio

    Concedido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, Federação Nacional dos Jornalistas, Associação Brasileira de Imprensa, Cúria Metropolitana de São Paulo e Ordem dos Advogados do Brasil pela campanha de prevenção de acidentes, doenças e mortes de trabalhadores rurais criada pela OBORÉ para o convênio FUNDACENTRO/CONTAG – Comunicação Em Legítima Defesa da Vida.

  • Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo Categoria Veículo Rádio Destaque Nacional

    1999

    Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo Categoria Veículo Rádio Destaque Nacional

    Concedido à OBORÉ pelo Instituto Ayrton Senna pela montagem e gerenciamento da Rede de Rádios do Sistema CONTAG de Comunicação e sua luta pela erradicação do trabalho infantil.

  • Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação Categoria Instituição Paradigmática

    2000

    Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação Categoria Instituição Paradigmática

    Concedido à OBORÉ pela INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – pelo trabalho de formação de estudantes de jornalismo e comunicadores populares e pelos projetos de comunicação em rádio voltados aos grandes temas sociais.

  • Medalha e Certificado Destaques da Saúde

    2002

    Medalha e Certificado Destaques da Saúde

    Concedidos à OBORÉ pelo Conselho Centenário da OPAS – Organização Pan‐Americana de Saúde – pela contribuição da Rede de Comunicadores pela Saúde e do programa Plantão Saúde às campanhas de promoção da saúde e para a melhoria da qualidade de vida das populações das Américas.

  • Diploma de Paradigma da Mídia Paulista

    2007

    Diploma de Paradigma da Mídia Paulista

    Concedido à OBORÉ pela Rede Alfredo de Carvalho para o Resgate da Memória da Imprensa e a Construção da História da Mídia no Brasil, dentro do marco comemorativo dos 180 anos da Imprensa Paulista.

  • Troféu Especial de Imprensa ONU: 60 anos da Declaração Prêmios Vladimir Herzog

    2008

    Troféu Especial de Imprensa ONU: 60 anos da Declaração Prêmios Vladimir Herzog

    Concedido à OBORÉ por sua atuação em defesa da Justiça e da Democracia pelo Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil e pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República como parte das comemorações do 60º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos e do 30º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.

  • Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo

    2009

    Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo

    Honrarias concedidas pela Câmara Municipal de São Paulo a personalidades e entidades que, através de suas trajetórias, conquistaram a admiração e o respeito do povo paulistano. A condecoração à OBORÉ foi iniciativa da vereadora Soninha Francine (PPS).

  • Dipoma de Gratidão da Cidade de São Paulo

    2015

    Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo

    Diploma Gratidão da Cidade de São Paulo Honraria concedida ao jornalista Sergio Gomes por sua contribuição à cidade e ao povo de São Paulo. A iniciativa foi do vereador Eliseu Gabriel (PSB).

  • Prêmio Abraji de Contribuição ao Jornalismo

    2017

    Prêmio Abraji de Contribuição ao Jornalismo

    Iniciativa destaca pessoas e instituições relevantes ao jornalismo brasileiro. Na 12ª edição, a homenagem foi dirigida a Sergio Gomes pelo trabalho à frente do Projeto Repórter do Futuro.

Nossas
Comemorações

  • Festa de 25 anos da Oboré Veja como foi
  • Festa de 30 anos da Oboré Veja como foi
  • Festa de 40 anos da Oboré Veja como foi