10/04/2003

CONTAG entrega pauta do Grito da Terra a presidente e ministros

A CONTAG entregou ontem, 9, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a pauta do Grito da Terra Brasil 2003 , principal documento de reivindicações do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais - MSTR. O presidente Lula estava acompanhado dos ministros José Dirceu (Casa Civil), Luiz Dulci (Secretaria Geral), Miguel Rosseto(Desenvolvimento Agrário), Antonio Palocci (Fazenda), Ricardo Berzoini (Previdência Social) e Roberto Rodrigues (Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
 
A diretoria da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura - CONTAG - e representantes de todas as federações estaduais entregaram a pauta ao presidente e aos ministros para dar início às negociações deste ano.  Ficou acertado, durante a reunião de mais de uma hora, que o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto, coordenará o grupo interministerial, com o acompanhamento de José Dulci, encarregado pelo presidente das relações com os movimentos sociais.
 
A pauta, um documento de mais de 30 páginas, contempla reivindicações nos setores de reforma agrária, agricultura familiar, previdência social, assalariados, crédito, saúde, educação, assistência técnica e extensão rural, entre outros.
 
O presidente da CONTAG, Manoel José dos Santos, destacou a importância do combate ao trabalho infantil e ao trabalho escravo, além de chamar a atenção para o fato de que nem metade dos recursos disponibilizados pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - PRONAF- nos últimos dois anos, chegou às mãos do trabalhador.
 
O presidente Lula garantiu às lideranças presentes que a pauta será debatida e discutida pelos ministérios afins para garantir o anúncio do resultado das negociações nos dias 13 e 14 de maio, durante as manifestações do Grito da Terra em que ele prometeu estar presente. As informações são da Agência CONTAG de Notícias, edição de 10/04/2003.
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.